PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(UEL) Blocos e diagrama de forças

5 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

(UEL) Blocos e diagrama de forças Empty (UEL) Blocos e diagrama de forças

Mensagem por ♥.anastacia.lina.♥ Sáb 09 maio 2020, 12:40

Oi, pessoas? Gente, se eu tiver um bloco X e outro Y imersos em um campo gravitacional "g" e em repouso em ambos os eixos, nesta disposição:
(UEL) Blocos e diagrama de forças File
Eu creio que posso dizer que em "X" teriamos as seguintes forças:

(UEL) Blocos e diagrama de forças File
Observação: a força \vec{W} tem módulo igual a força N_Y, que eu acabei por não mostrar. Todavia eu não sei o nome que eu dou a esta força. Apenas sei que ela é a reação da força N_Y. Seria , como força normal aplicado em X e exercida por Y? Bem, eu não sei o nome correto para dar a esta força.

Essa força que eu falo, \vec{W}. Qual seria seu nome? A mesma coisa que \vec{N_Y}?

Bem, como sempre venho dizendo em meus posts, isso não é algo certo. É algo que eu acho. Então pode ser que esteja errado, aí vocês corrijam, tá?

Ora, por que estou falando isso? Pois existe uma questão — que está logo abaixo — que não marca a força que m_1 exerce em m_2. Por isso acho que algo está errado. Poderiam me ajudar? 

P.S.: às vezes minhas mensagens não ficam claras o suficiente, bem, se você não entendeu algo eu posso clarificar; só me dizer. Juro que tentei ser o mais claro possível. ♥


UEL – Considere o sistema constituído por três blocos de massas m1, m2 e m3, apoiados um sobre o outro, em repouso sobre uma superfície horizontal, como mostra a figura a seguir.
(UEL) Blocos e diagrama de forças File
Observe que uma força \vec{F} é aplicada ao bloco de massa m_2, conforma a representação. Entretanto, essa força é incapaz de vencer as forças de atrito \vec{f_{i,j}} entre os blocos m_im_j, onde i e j variam de 1 a 3.

Despresando a resistência do ar, assinale a alternativa que representa todas as forças que atuam no bloco de massa m_2, onde os N_i representam as normais que atuam nos blocos e os P_i correspondem aos pesos dos respectivos blocos com i variando de 1 a 3.
(UEL) Blocos e diagrama de forças File

Resposta:


Última edição por ♥.anastacia.lina.♥ em Sáb 09 maio 2020, 14:55, editado 1 vez(es)
♥.anastacia.lina.♥
♥.anastacia.lina.♥
Iniciante

Mensagens : 36
Data de inscrição : 25/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

(UEL) Blocos e diagrama de forças Empty Re: (UEL) Blocos e diagrama de forças

Mensagem por Elcioschin Sáb 09 maio 2020, 13:18

As figuras não estão aparecendo. Poste assim:

https://pir2.forumeiros.com/t541-colocar-imagens-no-seu-post
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71807
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

(UEL) Blocos e diagrama de forças Empty Re: (UEL) Blocos e diagrama de forças

Mensagem por ♥.anastacia.lina.♥ Sáb 09 maio 2020, 13:24

Tente recarregar os cookies: Ctrl + Shfit + R. Aqui aparecem normalmente, olhe neste link: imagem
♥.anastacia.lina.♥
♥.anastacia.lina.♥
Iniciante

Mensagens : 36
Data de inscrição : 25/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

(UEL) Blocos e diagrama de forças Empty Re: (UEL) Blocos e diagrama de forças

Mensagem por ♥.anastacia.lina.♥ Sáb 09 maio 2020, 13:31

Ah... tentei deslogar de minha conta para ver se apenas ela estava com problemas, mas não. Consegui ver normalmente as imagens foram dela. Sem perfil algum. Todavia esta é a questão: (UEL) Blocos e diagrama de forças Sem_tz16
P.S.: você tentar seguir o link que você mandou.
♥.anastacia.lina.♥
♥.anastacia.lina.♥
Iniciante

Mensagens : 36
Data de inscrição : 25/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

(UEL) Blocos e diagrama de forças Empty Re: (UEL) Blocos e diagrama de forças

Mensagem por Giovana Martins Sáb 09 maio 2020, 14:11

Esse gabarito é o oficial? Eu cheguei na letra B.

Agora a imagem está aparecendo. Eu fiquei um pouquinho confusa com relação ao que você escreveu. Vou escrever algumas coisas. Se elas não atenderem as suas dúvidas é só falar que eu reescrevo.

No bloco m2 está atuando a força F, a sua força peso P2, a normal N3 (de baixo para cima) que o bloco 3 exerce no bloco m2 e a força peso P1. Note também que a tendência de movimento do bloco m2 é da direita para a esquerda, mas, o sistema está em repouso, logo, há a presença de forças de atrito no sistema, as quais são geradas entre os bloco (1,2) e (2,3), ambas no sentido contrário a tendência de movimento, isto é, da direita para a esquerda, o que nos leva a letra B.

Primeira dúvida: para forças que formam um par ação-reação você pode designá-las da seguinte forma N12 e N21, respectivamente, força que o bloco 1 exerce em 2 e força que 2 exerce em 1. Ambas de mesmo módulo, mesma direção, porém sentidos opostos.

Na letra A, por exemplo, faltou a força de atrito entre os blocos 1 e 2. Na letra B a força de atrito está no sentido incorreto. Na letra D faltou uma força de atrito entre os blocos 2 e 3. Na letra E a força N3 não faz sentido já que ela refere-se a normal que o bloco 3 exerce no bloco 2.
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7658
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

(UEL) Blocos e diagrama de forças Empty Re: (UEL) Blocos e diagrama de forças

Mensagem por CaiqueF Sáb 09 maio 2020, 15:10

Giovana, eu pensei como você no início. Mas se considerar que os blocos não estão em movimento, ou seja, não conseguiu vencer o atrito do bloco 3 com o chão, então acredito que não haverá o atrito entre o bloco 1 e 2, caso contrário existiria aceleração no 1. (Claro que a questão deveria ter deixado isso claro)

Quando à normal, ela é a resultante das forças de contato que existem no bloco, sendo assim, faria sentido haver apenas a N2, que é o somatório das forças de contato que se opoem ao peso de 2 (P1 e N3)

Pensando assim, da pra considerar como certa a opção A

♥.anastacia.lina.♥ escreveu:
Observação: a força \vec{W} tem módulo igual a força N_Y, que eu acabei por não mostrar. Todavia eu não sei o nome que eu dou a esta força. Apenas sei que ela é a reação da força N_Y. Seria , como força normal aplicado em X e exercida por Y? Bem, eu não sei o nome correto para dar a esta força.

Essa força que eu falo, \vec{W}. Qual seria seu nome? A mesma coisa que \vec{N_Y}?

Essa força se chama... Normal.

Você chamou a força que o chão faz no bloco de Normal pra cima. Mas oberserve que o bloco de cima é um corpo assim como o chão pode ser tratado como tal. Além disso, a natureza da força é a mesma (apenas repulsão eletromagnética), dessa forma, se uma pode ser chamada de normal, a outra também pode.

(A essa altura, a palavra "normal" deve te lembrar algo "perpendicular")


Última edição por CaiqueF em Sáb 09 maio 2020, 15:29, editado 1 vez(es)
CaiqueF
CaiqueF
Monitor
Monitor

Mensagens : 1237
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 28
Localização : Salvador -> São Carlos

Ir para o topo Ir para baixo

(UEL) Blocos e diagrama de forças Empty Re: (UEL) Blocos e diagrama de forças

Mensagem por Giovana Martins Sáb 09 maio 2020, 15:27

Oiii, Caique. Quanto tempo Smile. Então, eu procurar pelo gabarito oficial e, aparentemente, a letra B é a correta mesmo ao invés da letra A, veja: http://www.cops.uel.br/vestibular/2009/provas/P4.pdf

Página 14 e questão 25.

Site: http://www.cops.uel.br/vestibular/2009/provas-gabaritos/fase-2/

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7658
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

(UEL) Blocos e diagrama de forças Empty Re: (UEL) Blocos e diagrama de forças

Mensagem por CaiqueF Sáb 09 maio 2020, 15:32

Muito tempo mesmo, Giovana, haha. De vez em quando eu apareço aqui

Mas se a letra B estiver correta, então os 3 blocos estão em movimento. (Novamente, a questão não deixa claro)
CaiqueF
CaiqueF
Monitor
Monitor

Mensagens : 1237
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 28
Localização : Salvador -> São Carlos

Ir para o topo Ir para baixo

(UEL) Blocos e diagrama de forças Empty Re: (UEL) Blocos e diagrama de forças

Mensagem por Mateus Meireles Sáb 09 maio 2020, 15:42

Olá, pessoal.

Concordo com o Caique, e a justificativa é que o texto diz que os blocos permanecem em repouso, então existe atrito entre o chão e m3 que não é vencido pela reação que age sobre m3.

____________________________________________
Links úteis:

Regras do fórum |

Como colocar imagens nas mensagens |

Como inserir códigos LaTex nas mensagens |



“A dedicação é a mãe da boa sorte.”
Mateus Meireles
Mateus Meireles
Matador
Matador

Mensagens : 763
Data de inscrição : 14/07/2018
Idade : 27
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

(UEL) Blocos e diagrama de forças Empty Re: (UEL) Blocos e diagrama de forças

Mensagem por CaiqueF Sáb 09 maio 2020, 15:48

Mateus Meireles escreveu:Olá, pessoal.

Concordo com o Caique, e a justificativa é que o texto diz que os blocos permanecem em repouso, então existe atrito entre o chão e m3 que não é vencido pela reação que age sobre m3.

Eu nem tinha observado, mas ele realmente afirma que ta em repouso. Dessa forma eu fico com a letra A.

Bem, se houvesse atrito entre 1 e 2, então essa força seria a única força horizontal atuando no bloco 1, dessa forma não tem como ele estar em repouso.
Além disso, a força P1 exercida no bloco 2 é uma força normal, e o somatório das normais é também uma normal, assim N3+P1 resulta na normal atuante no bloco 2.
CaiqueF
CaiqueF
Monitor
Monitor

Mensagens : 1237
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 28
Localização : Salvador -> São Carlos

Ir para o topo Ir para baixo

(UEL) Blocos e diagrama de forças Empty Re: (UEL) Blocos e diagrama de forças

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos