PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

sentido do potencial elétrico;

2 participantes

Ir para baixo

sentido do potencial elétrico; Empty sentido do potencial elétrico;

Mensagem por RAFA&L Sex 14 Fev 2020, 19:14

O potencial elétrico diminui da carga positiva para a negativa. Ou seja, o sentido do potencial elétrico é sempre do maior para o menor potencial. 


Por que é assim? uma partícula positiva não teria mais potencial tanto quanto mais longe estivesse de uma carga negativa? 
Além disso, como assim "a carga negativa vai espontaneamente para maiores potenciais"?? Tem como isso? Não deveria ir espontaneamente para o menor potencial?


Meu livro de teoria não explica isso direito. Já entendi quase tudo de eletrostática, amas estou sendo obrigado a simplesmente aceitar essa parte da teoria, porque não tenho e não acho um material que explique isso direito.

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

sentido do potencial elétrico; Empty Re: sentido do potencial elétrico;

Mensagem por Elcioschin Sex 14 Fev 2020, 19:35

Imagine um poste enterrado com 9 m fora da terra e 3 m enterrados.

Consideremos a terra como nível de referência: h = 0

Altura do topo do poste: Ht = 9 m
Altura da base do poste Hb = -3 m

Diferença de potencial gravitacional (diferença de  nível) entre o topo e a base do poste (altura total do poste): 

H = Ht - Hb ---> H = 9 - (-3) ---> H = 12 m

Isto significa que, corpos soltos no ar sempre tendem a cair, espontaneamente, em direção a terra. O mesmo acontece com a água que escorre do alto para baixo.

Tudo o que dissemos acima é apenas uma convenção quanto ao nível de referência a alturas positivas e negativas.

Na eletricidade é a mesma coisa: existem cargas positivas (maior potencial elétrico), cargas nulas e cargas negativas (menor potencial elétrico)

Acontece que, regra geral as cargas positivas não se movem (em metais por exemplo, pois os prótons estão rigidamente presos nos núcleos dos átomos). Mas se pudessem se mover elas iriam se deslocar, espontaneamente do corpo positivo para o negativo. Este é o sentido convencional da corrente elétrica.

Assim, o que acontece nos fios metálicos, por exemplo, é que os elétrons livres se movimentam do corpo negativo para o corpo positivo, com sentido oposto ao da corrente elétrica convencional.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71985
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos