PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Equação trigonométrica

Ir para baixo

Equação trigonométrica Empty Equação trigonométrica

Mensagem por marcosprb Ter 04 Fev 2020, 20:10

Resolva a equação tg(3x+\frac{\pi }{6})=\frac{-\sqrt{3}}{3}
a) para U=ℝ
b) para U= [0;2∏]

a) Resolvi a letra a da seguinte maneira:
tg(3x+\frac{\pi }{6})=\frac{-\sqrt{3}}{3}
(3x+\frac{\pi}{6})=arctg(\frac{-\sqrt{3}}{3})+k\pi\rightarrow (3x+\frac{\pi}{6})=\frac{-\pi}{6}+k\pi\therefore \\\\x=-\frac{\pi}{9}+\frac{k\pi}{3}(k\in \mathbb{Z})

Na letra b, entretanto, não pude deixar as respostas condensadas, ou seja, deveria aparecer o ''2kpi'' invés de apenas kpi

b)
tg(3x+\frac{\pi }{6})=\frac{-\sqrt3}{3}\rightarrow \\\\i)(3x+\frac{\pi }{6})=2\pi+arctg(-\frac{\sqrt3}{3})+2k\pi\\\\ii)(3x+\frac{\pi }{6})=\pi+arctg(\frac{-\sqrt3}{3})+2k\pi

Entretando, ao substituir valores de k por 1,2 não chego no gabarito. O gabarito considera que tanto na expressão i) quanto na ii) eu deveria ter somado ''kpi'' e não ''2kpi''. Foi isso que não entendi

Nota: na expressão i) eu somei 2pi à solução para encontrar o intervalo que está entre [0;2pi]. Fiz o mesmo processo na expressão ii), entretanto, somando pi.

gabarito da letra b)
\frac{2\pi}{9};\frac{5\pi}{9};\frac{8\pi}{9};\frac{11\pi}{9};\frac{14\pi}{9};\frac{17\pi}{9}

ps: Eu tenho a impressão de que já postei essa questão( ou uma muito parecida) aqui no fórum. Mas como só fui me tocar disso depois que tinha terminado de digitar todo o latex, vou postar ela assim mesmo.

ps2:Sim, eu realmente já postei essa questão aqui no fórum (e que foi amplamente discutida pela giovana e por mim mesmo (????????)  mas não me lembrava bem da solução. Curioso é o fato de que há um ano atrás eu propus uma solução que o marcosprb de hoje ficou inicialmente em dúvida.
aos interessados: https://pir2.forumeiros.com/t156607-equacao-trigonometrica
marcosprb
marcosprb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 825
Data de inscrição : 08/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos