Equação trigonométrica
2 participantes
PiR2 :: Matemática :: Trigonometria
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Re: Equação trigonométrica
Bem, o que eu fiz(e que confere com o gabarito) foi o seguinte:
Para o universo [0;2pi]:
Então:
Portanto:
Substituindo os valores de k para 0,1,2 eu encontro as respostas do gabarito.
Minha dúvida é: (No intervalo de [0;2pi]
Por exemplo, se tgx=1 ==> x=pi/4 ou x=5pi/4
Mas se tg3x=1 => Existem 6 valores que satisfazem essa equação
que seriam: x=pi/12+2kpi/3 ou 5pi/12 +2kpi/3, com k podendo ser 0,1,2
O que não ficou intuitivo pra mim é ter que adicionar esse 2kpi/3 e ter que substituir os valores de k para achar as respostas.
Para o universo [0;2pi]:
Então:
Portanto:
Substituindo os valores de k para 0,1,2 eu encontro as respostas do gabarito.
Minha dúvida é: (No intervalo de [0;2pi]
que seriam: x=pi/12+2kpi/3 ou 5pi/12 +2kpi/3, com k podendo ser 0,1,2
O que não ficou intuitivo pra mim é ter que adicionar esse 2kpi/3 e ter que substituir os valores de k para achar as respostas.
marcosprb- Mestre Jedi
Essa resposta pertence ao domínio da função? E se k for um valor tal que seja maior que 2pi ?Giovana Martins escreveu:\\tg(\alpha )=tg(\beta )\to \alpha =\beta +k\pi\\\\tg\left ( 3x+\frac{\pi }{6} \right )=-\frac{\sqrt{3}}{3}\to tg\left ( 3x+\frac{\pi }{6} \right )=tg\left ( \frac{5\pi }{6} \right )\\\\3x+\frac{\pi }{6}= \frac{5\pi }{6}+k\pi \to x=\frac{2\pi }{9}+\frac{k\pi }{3},k\in \mathbb{Z}
marcosprb- Mestre Jedi
"Minha dúvida é: (No intervalo de [0;2pi]
que seriam: x=pi/12+2kpi/3 ou 5pi/12 +2kpi/3, com k podendo ser 0,1,2"
Marcos, nesta parte, eu honestamente não entendi a sua dúvida.
"O que não ficou intuitivo pra mim é ter que adicionar esse 2kpi/3 e ter que substituir os valores de k para achar as respostas."
Do jeito que você desenvolveu o seu raciocínio aparentemente está correto (as suas soluções gerais pegaram todos os arcos que são soluções), embora para mim me soe estranha a representação dos arcos que são solução como se eles fosse obtidos a cada volta no ciclo (isso ficou indicado quando você somou 2kpi), pois os arcos côngruos a 5pi/6 e 11pi/6 são obtidos a cada meia volta (kpi).
Para a sua terceira dúvida: a resposta que eu cheguei é uma solução geral, ou seja, se o seu enunciado não delimitasse um intervalo, [0,2pi], a forma das soluções da equação seria o 2pi/9+kpi/3. No intervalo dado pela questão, ao tomarmos um valor para k tal que x não pertença ao intervalo [0,2pi], então concluímos que esse x não é solução.
que seriam: x=pi/12+2kpi/3 ou 5pi/12 +2kpi/3, com k podendo ser 0,1,2"
Marcos, nesta parte, eu honestamente não entendi a sua dúvida.
"O que não ficou intuitivo pra mim é ter que adicionar esse 2kpi/3 e ter que substituir os valores de k para achar as respostas."
Do jeito que você desenvolveu o seu raciocínio aparentemente está correto (as suas soluções gerais pegaram todos os arcos que são soluções), embora para mim me soe estranha a representação dos arcos que são solução como se eles fosse obtidos a cada volta no ciclo (isso ficou indicado quando você somou 2kpi), pois os arcos côngruos a 5pi/6 e 11pi/6 são obtidos a cada meia volta (kpi).
Para a sua terceira dúvida: a resposta que eu cheguei é uma solução geral, ou seja, se o seu enunciado não delimitasse um intervalo, [0,2pi], a forma das soluções da equação seria o 2pi/9+kpi/3. No intervalo dado pela questão, ao tomarmos um valor para k tal que x não pertença ao intervalo [0,2pi], então concluímos que esse x não é solução.
Outra coisa que eu esqueci de dizer: equações trigonométricas tem um roteiro básico de resolução.
1°) encontrar as soluções gerais
2°) atribuir valores para k para encontrar os arcos que são soluções da equação.
Quando você atribui valores para k você encontra todos os arcos côngruos, por exemplo, de 2pi/9, que são soluções da equação por pertencerem ao intervalo dado pelo enunciado.
Se o enunciado não estabelecer um intervalo então as soluções são as soluções gerais, a+kpi ou a+2kpi, onde a corresponde "a" corresponde ao ângulo na primeira volta (ou meia volta) e kpi ou 2kpi representa os arcos côngruos a "a" nas demais voltas.
2°) atribuir valores para k para encontrar os arcos que são soluções da equação.
Quando você atribui valores para k você encontra todos os arcos côngruos, por exemplo, de 2pi/9, que são soluções da equação por pertencerem ao intervalo dado pelo enunciado.
Se o enunciado não estabelecer um intervalo então as soluções são as soluções gerais, a+kpi ou a+2kpi, onde a corresponde "a" corresponde ao ângulo na primeira volta (ou meia volta) e kpi ou 2kpi representa os arcos côngruos a "a" nas demais voltas.
Me desculpe, não consegui expressar bem a minha dúvida, mas creio que seja parecida com o que você disse em [...]''embora para mim me soe estranha a representação dos arcos que são solução como se eles fosse obtidos a cada volta no ciclo (isso ficou indicado quando você somou 2kpi)''
Veja essa questão que eu postei: https://pir2.forumeiros.com/t156600-equacao-trigonometrica
----------------------
''a resposta que eu cheguei é uma solução geral, ou seja, se o seu enunciado não delimitasse um intervalo, [0,2pi], a forma das soluções da equação seria o 2pi/9+kpi/3. No intervalo dado pela questão, ao tomarmos um valor para k tal que x não pertença ao intervalo [0,2pi], então concluímos que esse x não é solução.''
Sobre isso, o meu livro também trouxe uma questão igual a essa mas com intervalo nos reais, e o gabarito é o seguinte:
Veja essa questão que eu postei: https://pir2.forumeiros.com/t156600-equacao-trigonometrica
----------------------
''a resposta que eu cheguei é uma solução geral, ou seja, se o seu enunciado não delimitasse um intervalo, [0,2pi], a forma das soluções da equação seria o 2pi/9+kpi/3. No intervalo dado pela questão, ao tomarmos um valor para k tal que x não pertença ao intervalo [0,2pi], então concluímos que esse x não é solução.''
Sobre isso, o meu livro também trouxe uma questão igual a essa mas com intervalo nos reais, e o gabarito é o seguinte:
marcosprb- Mestre Jedi
Acredito que nessa questão o autor atribuiu o valor de ''a'' como sendo -pi/3, pelo fato deGiovana Martins escreveu:Outra coisa que eu esqueci de dizer: equações trigonométricas tem um roteiro básico de resolução.
Eu optei por pegar o 5pi/6 para no final eu não ter que encontrar a primeira determinação positiva para enquadrar a solução no intervalo dado (em alguns casos é necessário quando se pega o arco no sentido horário.) e também porque eu prefiro trabalhar com arcos no sentido tradicional de se percorrer o ciclo trigonométrico.
marcosprb- Mestre Jedi
Quando você diz que ''a'' corresponde ao ângulo na primeira volta, tanto faz o sentido ser horário ou anti-horário ?
marcosprb- Mestre Jedi
"Veja essa questão que eu postei: https://pir2.forumeiros.com/t156600-equacao-trigonometrica"
Ah sim, mas essa questão diferencia um pouquinho as coisas.
Nas literaturas que eu tive contato, em equações em tangente, os arcos que são soluções dessas equações são da forma a=b+kpi.
Em cosseno: a=±b+2kpi (neste caso podemos ter kpi também, por exemplo, para o caso em que tem-se cos(x)=0, em que pi/2+kpi é solução, tendo em vista que x=3pi/2 também é solução e dista pi de pi/2 e assim por diante para os próximos arcos côngruos.)
Em seno: a=b+2kpi ou a=pi-b+2kpi (também podendo variar entre kpi e 2kpi).
Esses são os modelos de soluções gerais que eu tive contato. Só por isso eu estranhei.
Quanto a outra citação. Também está correto aquele arco. Para testar basta tomar valores de k tal que x pertença ao intervalo [0,2pi] (como contraexemplo).
Ah sim, mas essa questão diferencia um pouquinho as coisas.
Nas literaturas que eu tive contato, em equações em tangente, os arcos que são soluções dessas equações são da forma a=b+kpi.
Em cosseno: a=±b+2kpi (neste caso podemos ter kpi também, por exemplo, para o caso em que tem-se cos(x)=0, em que pi/2+kpi é solução, tendo em vista que x=3pi/2 também é solução e dista pi de pi/2 e assim por diante para os próximos arcos côngruos.)
Em seno: a=b+2kpi ou a=pi-b+2kpi (também podendo variar entre kpi e 2kpi).
Esses são os modelos de soluções gerais que eu tive contato. Só por isso eu estranhei.
Quanto a outra citação. Também está correto aquele arco. Para testar basta tomar valores de k tal que x pertença ao intervalo [0,2pi] (como contraexemplo).
Última edição por Giovana Martins em Ter 12 Fev 2019, 16:08, editado 1 vez(es)
Página 1 de 2 • 1, 2