PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Termodinâmica: Expansão isobárica.

2 participantes

Ir para baixo

Termodinâmica: Expansão isobárica. Empty Termodinâmica: Expansão isobárica.

Mensagem por Nyarlathoth Seg 30 Set 2019, 15:07

Um gás perfeito com massa 40g passa, sob pressão interna invariável de 10^5 Pa, da temperatura de 20 graus Celsius à 40 graus Celsius. Calcule a variação de energia interna do gás: Dados: Massa molar do gás= 2g/mol, calor específico do gás a pressão constante= 7cal/mol K, R= 2 cal/mol K
Gabarito: 2000 cal


Na verdade, me surgiu uma dúvida conceitual. Esse calor que causou a variação de temperatura do gás, é o Q que veio do ambiente? No sentido de que, o trabalho realizado pelo gás serviu apenas para manter sua pressão, mas não para variar sua temperatura? Enfim, preciso de uma contextualização da situação. Pensei que o calor responsável pela variação de temperatura do gás já era sua própria energia interna. Se alguém puder me explicar, agradeço.

Nyarlathoth
Iniciante

Mensagens : 43
Data de inscrição : 05/06/2019
Idade : 27
Localização : Jacareí, São Paulo, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Termodinâmica: Expansão isobárica. Empty Re: Termodinâmica: Expansão isobárica.

Mensagem por Emanoel Mendonça Seg 30 Set 2019, 16:25

Boa tarde Nyarlathoth, 

Bem, a questão não diz nada se o gás realizou trabalho e com as informações que temos não podemos afirmar nada a respeito, se a questão desse a variação de volume do gás, aí sim poderíamos calcular o trabalho.
Emanoel Mendonça
Emanoel Mendonça
Fera
Fera

Mensagens : 1744
Data de inscrição : 23/06/2017
Idade : 26
Localização : Resende, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Termodinâmica: Expansão isobárica. Empty Re: Termodinâmica: Expansão isobárica.

Mensagem por Nyarlathoth Seg 30 Set 2019, 16:59

Mas, por exemplo, quando eu calculo esse "calor" utilizando o calor específico do gás a pressão ou volume constante, eu estou calculando todo o calor que, além de ter realizado o trabalho, também foi responsável por variar a energia interna?

Nyarlathoth
Iniciante

Mensagens : 43
Data de inscrição : 05/06/2019
Idade : 27
Localização : Jacareí, São Paulo, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Termodinâmica: Expansão isobárica. Empty Re: Termodinâmica: Expansão isobárica.

Mensagem por Emanoel Mendonça Seg 30 Set 2019, 17:15

Nyarlathoth escreveu:Mas, por exemplo, quando eu calculo esse "calor" utilizando o calor específico do gás a pressão ou volume constante, eu estou calculando todo o calor que, além de ter realizado o trabalho, também foi responsável por variar a energia interna?
Vamos supor que ele realize trabalho, a questão pede o ∆U, você calculou o ∆U. Ficaria faltando calcular o trabalho para você saber quando esse gás recebeu de energia no total, já que:

Q = ∆U + W
Emanoel Mendonça
Emanoel Mendonça
Fera
Fera

Mensagens : 1744
Data de inscrição : 23/06/2017
Idade : 26
Localização : Resende, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Termodinâmica: Expansão isobárica. Empty Re: Termodinâmica: Expansão isobárica.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos