PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gases em Termodinâmica= expansão livre

2 participantes

Ir para baixo

Gases em Termodinâmica= expansão livre Empty Gases em Termodinâmica= expansão livre

Mensagem por DanNoom Dom 27 Jun 2010, 12:17

No livro Topicos da Fisica,em Termodinamica, há uma pequena parte dedicada a expansão livre de um gás, resolvi scanea-la pra poupar tempo:
Gases em Termodinâmica= expansão livre Gas0001

Isso não está em contradição com o proprio conceito de trabalho realizado pelos gases, onde diz que para haver trabalho é necessario que haja Variação de volume ?
Neste exemplo, claramente há variação de volume,mas segundo o livro nenhuma realização de trabalho.
Alguem pode explicar ?

PS:Gostei muito desse forum, uma ideia bem inovadora e que ajuda muito os vestibulandos Wink
DanNoom
DanNoom
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Ir para o topo Ir para baixo

Gases em Termodinâmica= expansão livre Empty Re: Gases em Termodinâmica= expansão livre

Mensagem por Euclides Dom 27 Jun 2010, 13:02

Olá DanNoon,

não há contradição. Trata-se de expansão livre. Não há variação de energia, nem de temperatura. O gás não realiza nem recebe trabalho, apenas ocupa um volume que se torna disponível. Essa é uma das propriedades naturais dos gases: ocupar espontaneamente todo o volume disponível.

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Gases em Termodinâmica= expansão livre Empty Re: Gases em Termodinâmica= expansão livre

Mensagem por DanNoom Dom 27 Jun 2010, 15:23

Então seria incorreto afirmar que sempre que há variação de volume há trabalho envolvido?

Isso porque bem ao lado dessa pagina há uma questão que afirma que "a condição obrigatoria para que um gás realize trabalho é a variação de volume desse gás".Tinha ficado bem confuso pois cada pagina diz uma coisa.

Obrigado!
DanNoom
DanNoom
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por Euclides Dom 27 Jun 2010, 16:12

Mais correto será dizer que o trabalho do gás produz variação de volume. Contudo, como se vê, nem toda variação de volume é resultado do trabalho do gás. Se você abrir o lacre de um cilindro que contém o gás Helio, ele vai sair para ocupar todo o volume disponível, mas, nesse caso, não será o gás que amplia o seu volume à custa de sua energia interna.

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por DanNoom Seg 28 Jun 2010, 11:58

Euclides escreveu:Mais correto será dizer que o trabalho do gás produz variação de volume. Contudo, como se vê, nem toda variação de volume é resultado do trabalho do gás. Se você abrir o lacre de um cilindro que contém o gás Helio, ele vai sair para ocupar todo o volume disponível, mas, nesse caso, não será o gás que amplia o seu volume à custa de sua energia interna.
Muito obrigado ,você foi de grande ajuda
DanNoom
DanNoom
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo