PIRÂMIDE
3 participantes
Página 1 de 1
PIRÂMIDE
2Numa pirâmide triangular regular, a altura mede 8cm e o lado da base mede 12cm. quanto mede o apótema da pirâmide?
Gente, o gaabrito é 2raizde 19.
mas eu fiz assim: apotema da piramide²=8²+6² ap²=6$+36 ap²=10 ap=10.
O que eu fiz de errado? esse assunto é bastante complicado para mim, porém eu gosto dele. poderiam apontar o erro por favor?
obs: olhei a resolução e ele utilizou lraiz de 3 / 2 que é a altura do triangulo equilatero mas não sei o pq.
para mim, apótema da pirâmide não tem nada haver com formula da altura do triangulo equilátero.
apotema da pirâmide(ap)
Gente, o gaabrito é 2raizde 19.
mas eu fiz assim: apotema da piramide²=8²+6² ap²=6$+36 ap²=10 ap=10.
O que eu fiz de errado? esse assunto é bastante complicado para mim, porém eu gosto dele. poderiam apontar o erro por favor?
obs: olhei a resolução e ele utilizou lraiz de 3 / 2 que é a altura do triangulo equilatero mas não sei o pq.
para mim, apótema da pirâmide não tem nada haver com formula da altura do triangulo equilátero.
apotema da pirâmide(ap)
vitorbrayner- Iniciante
Re: PIRÂMIDE
Pelos meus cálculos você está correto, o apótema é 10, assumindo que estamos falando de uma pirâmide quadrangular regular.
EDIT: Perdão, como diz o enunciado a pirâmide é triângular, achei estranho e até assumi que fosse um erro de digitação seu, pois normalmente é chamada de tetraedro, apesar dos dois nomes estarem corretos. Ignore a figura e veja a resolução do mestre Elcio abaixo.
EDIT: Perdão, como diz o enunciado a pirâmide é triângular, achei estranho e até assumi que fosse um erro de digitação seu, pois normalmente é chamada de tetraedro, apesar dos dois nomes estarem corretos. Ignore a figura e veja a resolução do mestre Elcio abaixo.
Última edição por lookez em Dom 01 Set 2019, 19:36, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : n)
lookez- Recebeu o sabre de luz
Re: PIRÂMIDE
Opa!!!
A pirâmide é triangular regular, isto é, sua base é um triângulo equilátero de lado
a = 12 (e não quadrada, como na figura)
Seja L a aresta lateral e A o apótema de cada face lateral (altura da face em relação ao lado da base)
Seja r o raio da circunferência circunscrita à base:
2.r.cos30º = a ---> 2.r.(√3/2) = 12 ---> r = 4.√3
L² = h² + r² ---> Calcule L
A² = L² - (a/2)² ---> Calcule A
A pirâmide é triangular regular, isto é, sua base é um triângulo equilátero de lado
a = 12 (e não quadrada, como na figura)
Seja L a aresta lateral e A o apótema de cada face lateral (altura da face em relação ao lado da base)
Seja r o raio da circunferência circunscrita à base:
2.r.cos30º = a ---> 2.r.(√3/2) = 12 ---> r = 4.√3
L² = h² + r² ---> Calcule L
A² = L² - (a/2)² ---> Calcule A
Elcioschin- Grande Mestre
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos