PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre efeito fotoelétrico

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre efeito fotoelétrico Empty Dúvida sobre efeito fotoelétrico

Mensagem por guipenteado Ter maio 28 2019, 17:30

Estudando sobre o efeito fotoelétrico encontrei a seguinte informação: "Em determinado metal, para um dada frequência capaz de realizar o efeito fotoelétrico, temos que quanto maior a intensidade luminosa, mais elétrons são ejetados, mas com a mesma energia cinética"


A explicação que foi dada é que, para se retirar um elétron de um metal, a energia fornecida pelo fóton tem que ser superior à função-trabalho do metal, logo, a diferença será a energia cinética do elétron removido.

Minhas dúvidas:

(I) Qual é a relação entre intensidade luminosa e "mais elétrons são ejetados". Intensidade luminosa refere-se a que ? Ela não altera a frequência do fóton, e portanto a sua energia ?

(II) Eu posso afirmar que, quanto maior a frequência de um fóton, maior será sua energia e, consequentemente, maior será a energia cinética do elétron removido ?

(III) Se a energia proveniente de um fóton (E=hf) for igual a função trabalho de um metal, posso dizer que ele não será removido pois hf=W+Ec, ou seja, E tem de ser maior que W ?

(IV) Posso afirmar que um fóton, independente da sua energia, se for maior que W, irá retirar apenas um elétron ?
guipenteado
guipenteado
Jedi
Jedi

Mensagens : 373
Data de inscrição : 02/03/2016
Idade : 27
Localização : paranavai

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre efeito fotoelétrico Empty Re: Dúvida sobre efeito fotoelétrico

Mensagem por guipenteado Qua maio 29 2019, 13:59

Alguém ?
guipenteado
guipenteado
Jedi
Jedi

Mensagens : 373
Data de inscrição : 02/03/2016
Idade : 27
Localização : paranavai

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre efeito fotoelétrico Empty Re: Dúvida sobre efeito fotoelétrico

Mensagem por Emanuel Dias Qua maio 29 2019, 15:32

Gui. https://www.youtube.com/watch?v=gYTUfq5_z7M&t=567s Assista a aula desse professor. Não sei se vai tirar todas suas dúvidas mas ele explica muito bem a respeito da (IV).

____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre efeito fotoelétrico Empty Re: Dúvida sobre efeito fotoelétrico

Mensagem por guipenteado Qua maio 29 2019, 17:33

Obrigado!
guipenteado
guipenteado
Jedi
Jedi

Mensagens : 373
Data de inscrição : 02/03/2016
Idade : 27
Localização : paranavai

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre efeito fotoelétrico Empty Re: Dúvida sobre efeito fotoelétrico

Mensagem por jordaniakalina Qua maio 29 2019, 17:43

O que posso contribuir é que: maior intensidade luminosa leva a uma corrente elétrica mais intensa (mais elétrons emitidos por segundo), porém os elétrons são emitidos com a mesma energia cinética de antes.

No experimento de Lenard, ao aumentar a frequência da radiação sem aumentar a intensidade, aumenta-se a Ecin dos elétrons emitidos sem aumentar a corrente elétrica.

Pelo que estudei só existem dois casos quanto à energia do fóton: ou é maior que a função trabalho, ejetando o fotoelétron ou é menor que a função trabalho, o que faz com que o fóton incidente não seja absorvido, mas sim, refletido.

jordaniakalina
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 140
Data de inscrição : 13/10/2016
Idade : 23
Localização : Caruaru, PE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre efeito fotoelétrico Empty Re: Dúvida sobre efeito fotoelétrico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos