Lugar Geométrico
3 participantes
Página 1 de 1
Lugar Geométrico
Determine o lugar geométrico do conjunto dos pontos a partir dos quais traça-se tangentes a uma parábola em T1 e T2, tais que as normais em T1 e T2 sejam perpendiculares.
Eu estava treinando algumas questões sobre geometria analítica daí me deparei com esta questão do Caio Guimarães a qual eu não tive muitas ideias para resolver. Sou muito grata a quem resolver .
Eu estava treinando algumas questões sobre geometria analítica daí me deparei com esta questão do Caio Guimarães a qual eu não tive muitas ideias para resolver. Sou muito grata a quem resolver .
- Spoiler:
- O lugar geométrico é a diretriz da parábola.
Última edição por Giovana Martins em Ter 01 Jan 2019, 13:38, editado 1 vez(es)
Elcioschin- Grande Mestre
Re: Lugar Geométrico
Muito obrigada .
Tem também uma maneira mais simplista e menos generalizada de se fazer: dada uma parábola com raízes na origem do plano cartesiano e pontos pertencentes ao eixo y, tem-se:
f(x) = mx + n
g(x)= (-1/m)x + n -> equações das retas tangentes à parábola.
x² = 4py --> equação da parábola
Achando o ponto de tangência de f(x): x² = 4p(mx + n) --> x² -4pmx - 4px = 0 ---> ∆ = 0 --> 16p²m² + 16px =0 --> m=√-n/p, logo n/p<0 (i)
Achando o ponto de tangência de g(x): x²=4p( (-1/m)x +n --- substituindo i ---> -x² - 4px√-(p/n) + 4pn --> ∆ = 0 ------>
----> p^3 - pn² = 0 ---A solução da equação, já que n/p<0 é--> n = -p, sendo y = - p a reta diretriz da parábola
f(x) = mx + n
g(x)= (-1/m)x + n -> equações das retas tangentes à parábola.
x² = 4py --> equação da parábola
Achando o ponto de tangência de f(x): x² = 4p(mx + n) --> x² -4pmx - 4px = 0 ---> ∆ = 0 --> 16p²m² + 16px =0 --> m=√-n/p, logo n/p<0 (i)
Achando o ponto de tangência de g(x): x²=4p( (-1/m)x +n --- substituindo i ---> -x² - 4px√-(p/n) + 4pn --> ∆ = 0 ------>
----> p^3 - pn² = 0 ---A solução da equação, já que n/p<0 é--> n = -p, sendo y = - p a reta diretriz da parábola
Última edição por paulinoStarkiller em Seg 31 Dez 2018, 21:51, editado 1 vez(es)
paulinoStarkiller- Fera
Muito obrigada.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos