PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A matemática e os estudantes.

+4
_Arthur_
Emanoel Mendonça
Stanleypicos
Forken
8 participantes

Ir para baixo

A matemática e os estudantes. Empty A matemática e os estudantes.

Mensagem por Forken Sex 24 Ago - 22:34

A matemática é uma realidade na vida das pessoas desde os tempos mais remotos e até hoje é de suma importância na vida de todos e a maioria das pessoas admitem isto mesmo aos que sentem bastante dificuldade ou ainda tem desprezo pela ciência seja qual for o motivo.

Bom estou como professor na rede privada, gostaria saber da opinião de vocês a respeito das seguintes indagações:

Como você define um "bom professor"?
Você já teve ou tem um professor que você não gosta (gostava)? Pq?

Estou perguntando essas coisas pois estou sempre buscando aperfeiçoa-me, umas das metodologias que utilizo são plataformas online próprio para educação (Onde cadastro apenas alunos das turmas) para tirar dúvidas, postar vídeos sugestivos para complementar as aulas, listas de exercícios e incentivo a classe a sempre que alguém souber a resposta da pergunta do colega, que este responda (Por questões óbvias eu as verifico complementando, corrigindo ou elogiando.)

Uma das coisas que tenho feito também, é criar uma lista de exercícios com uma quantidade de exercícios considerável e sempre informo que algumas questões será idêntica ao da prova (Uma forma que encontrei de incentiva-los a fazer a lista toda ou boa parte dela), outra ponderação que faço é que eu coloco as questões em ordem crescente de dificuldade e sempre que possível a medida que o aluno vai avançando ele vai utilizando os conhecimentos das questões anteriores para resolver as próximas.

Alguma sugestão? Eu sei que posso encontrar diversos artigos e pesquisas acadêmicas a respeito, contudo eu prezo por demais as considerações de quem são estudantes e vivem o dilema no dia a dia em sala de aula.

____________________________________________


"A jornada de mil quilômetros começa com o primeiro passo." (O Rei Leão)



Forken
Forken
Fera
Fera

Mensagens : 590
Data de inscrição : 25/12/2015
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

A matemática e os estudantes. Empty Re: A matemática e os estudantes.

Mensagem por Stanleypicos Sex 24 Ago - 23:10

Bem, costumo definir um bom professor como aquele que é simples, objetivo e direto... Faz seu trabalho sem ficar contando, periodicamente, piadas e histórias pessoais (algo bem comum). 
Os que passam listas de exercícios também já é um aspecto bom, boa parte dos meus profs. não costumam fazer isso..

Stanleypicos
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 16/05/2018
Idade : 22
Localização : Picos-PI Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

A matemática e os estudantes. Empty Re: A matemática e os estudantes.

Mensagem por Emanoel Mendonça Sex 24 Ago - 23:11

Oi Forken, tudo bem ?

Eu tive um professor de física que acho muito bom, por que ele me deixou fascinado pela matéria, então na minha opinião um bom professor é aquele que faz o aluno entender e gostar da matéria, que faz o aluno ver que precisa estudar determinado assunto não simplesmente por que vai cair em uma prova mas por que estudar nos faz ver o mundo de um jeito diferente. Espero ter ajudado.
Emanoel Mendonça
Emanoel Mendonça
Fera
Fera

Mensagens : 1744
Data de inscrição : 23/06/2017
Idade : 26
Localização : Resende, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

A matemática e os estudantes. Empty Re: A matemática e os estudantes.

Mensagem por _Arthur_ Sáb 25 Ago - 9:18

Bom professor:
- domina a matéria lecionada;
- domina a oratória;
- é dedicado.

Ademais, essas listas de exercício possuem a resolução de todas as questões? Se não, faça isso, uma vez que a grande maioria não faz. Material bom é material com resolução, sobretudo em matemática.
Algo importante, também, é criar uma atmosfera da matemática, de modo que os alunos falam de você, da sua aula, do conteúdo, enfim, pensem em matemática a maior parte do tempo: pegando pesado nas provas. Assim, a galera apavora e busca estudar ao máximo, daí entram as listas resolvidas por você para salvá-los das suas próprias provas. Durante as aulas, comente, sempre, sobre as provas mais difíceis do país, Colégio Naval, ITA, IME, Olimpíadas, Fuvest, esse é um bom assunto para falar no lugar de conversas paralelas aleatórias. E sempre valorize os alunos que estudam ou que pelo menos tentam, turma da bagunça não tem vez. 
Se precisar de algum professor referência, espelhe-se no Renato Brito.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

A matemática e os estudantes. Empty Re: A matemática e os estudantes.

Mensagem por Elcioschin Sáb 25 Ago - 9:42

Muitos alunos não gostam de alguma matéria porque não enxergam utilidades práticas para ela. São constantes algumas perguntas do tipo:

1) Para que estudar logaritmos? Eles não servem para nada!

Mal sabem eles, por exemplo, que qualquer calculadora eletrônica faz contas usando logaritmos.

2) Porque estudar números primos? É um conhecimento inútil!

Mal sabem eles, por exemplo, que a segurança de contas bancárias é baseada na multiplicação de dois números primos imensos.

3) Porque estudar números complexos, se não servem para nada!

Mal sabem eles que toda a teoria sobre eletricidade em corrente alternada é baseada em números complexos. Sem eles não existiriam Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos. 

Assim, cabe a um bom professor, sempre que for questionado, ter exemplos do dia-a-dia para convencer os alunos da importância de cada matéria. 

Um bom professor é aquele que fascina os alunos, despertando neles a vontade de aprender. Os bons professores são exigentes e serão lembrados a vida toda por seus alunos.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71673
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

A matemática e os estudantes. Empty Re: A matemática e os estudantes.

Mensagem por PaolaTTs Sáb 25 Ago - 22:57

Desculpa não te ajudar diretamente em relação ao post. Na verdade quero lhe agradecer, e dizer o quanto é importante esta atitude de se comprometer e se dedicar ao aluno. Acredite... isso pode mudar a vida de alguém.
PaolaTTs
PaolaTTs
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/07/2018
Idade : 23
Localização : Cerqueira César, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

A matemática e os estudantes. Empty Re: A matemática e os estudantes.

Mensagem por Giovana Martins Sáb 25 Ago - 23:24

Oii, Forken. Olha, na minha opinião, um bom professor é aquele que não conhece a palavra "trivial". Um professor que desconhece essa palavra, ao meu ver, consegue ser o mais detalhista possível, o que para mim é a melhor qualidade de um professor. Eu gosto de professores que falam de onde as coisas vêm, desde as coisas mais simples possível (para mim não existe "dúvidas bobas", para mim dúvida é dúvida...) até as coisas mais complexas. E sim, eu já tive um professor (de química) do qual eu não gostava quando eu estava no primeiro ano do ensino médio. Me lembro que no meu primeiro bimestre a gente fez três provas e na primeira prova eu tirei 1.5, na segunda 0.5 e na terceira 5.5. Sério, foi um professor que eu odiei por um período hahaha, mas ele me fez estudar e aprender um pouco sobre química hahaha. Atualmente eu continuo não curtindo muito química, mas eu fiquei bem melhor nessa matéria por causa dele, ou seja, as vezes é importante você ser um professor "carrasco". A propósito, parabéns pela iniciativa.

____________________________________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7597
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

A matemática e os estudantes. Empty Re: A matemática e os estudantes.

Mensagem por Forken Seg 27 Ago - 6:52

Stanleypicos, primeiramente muito obrigado por sua contribuição. Você tem razão, não é interessante piadas para um público que não foi convidado com esta finalidade tendo em vista que entretenimento não ta em falta. Como estudante no ensino básico, também não tive a experiência de ter "listas", vivia um pouco perdido na hora de estudar por falta de orientação dos meus pais por baixo nível de escolaridade mas que felizmente sempre entenderam a importância dos estudos. Meu primeiro contato com "listas de exercicios" foi no curso técnico no IFBA apesar de relativamente algo simples foi fundamental no meu processo de aprendizagem.

Emanoel029, Tudo certo comigo, espero de você o mesmo, sou grato pelo seu comentário, concordo plenamente embora seja difícil colocar em prática um modelo de ensino com metodologias nao tradicionais, pois a maioria dos alunos estão condicionados desde cedo ao ensino mais tradicional causando sensação de desconforto ao romper o paradigma visto que também neste mundo digital cada vez mais exige dos jovens mais objetividade, capacidade de realizar multitarefas acompanhados de indagações do tipo "Isto vai cair na prova?" "Não vou usar isto pq aprender?" Contudo pondero minhas esperanças com o cenário diferente e que brevemente se torne realidade.

_Arthur_ Obrigado pelo seu parecer, apenas algumas questões tem resoluções pois como utilizo plataforma online os incentivos a possuírem um espírito filantrópico visando destacar a cooperação harmoniosa em equipe diminuindo a sensação de competição escolar consequentemente aumentando a colaboração entre eles, no entanto me apresento explicitamente favorável em ajudá-los numa possível dificuldade. Sempre que posso os informo, oriento e incentivo provas externas, recomendo fóruns, professores youtubers.

Elcioschin, muito obrigado por dispor do seu tempo, seu questionário de "perguntas e respostas" fui conhecer bem depois já na graduação vi também muitas outras coisas legais devido ao curso no Instituto ser relativamente recente 2011 fui agraciado com informações prestigiadas e tendências no ramo da matematica mais recente o que é interessante profissionalmente e pessoalmente. O senhor tem plena razão, faço das suas as minhas palavras.

PaolaTTs Muito obrigado pela atenção, são inexistentes os motivos pelos quais quer se desculpar,  embora você não compartilhasse experiências de vivência estudantil o que seria relevante pra mim, admito que sinto-me acolhido pelas suas palavras de incentivo e reconhecimento.

Giovana Martins Muito obrigado pela sua participação, eu sou exigente para comigo mesmo quanto a isto de "trivialidade", principalmente depois desta experiência, num bate papo sobre uma questão matemática entre colegas de faculdade eu dei o pulo de gato com intuito de viabilizar melhor o tempo, tendo em mente que foi algo visto por todos, eu estava errado.

____________________________________________


"A jornada de mil quilômetros começa com o primeiro passo." (O Rei Leão)



Forken
Forken
Fera
Fera

Mensagens : 590
Data de inscrição : 25/12/2015
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

A matemática e os estudantes. Empty Re: A matemática e os estudantes.

Mensagem por PedroX Seg 27 Ago - 13:05

Alguns pontos que acho interessantes:

- Motivação: Alguns professores vão dizer que o aluno deve já ter essa motivação, e que tudo o que ele disser deve ser ouvido porque ele sabe que é importante para o aluno. Porém, não é bem assim que funciona. Não adianta dizer que x é importante para y e só. Talvez até mesmo uns problemas ou questões para despertar a curiosidade possam ser abordados nas primeiras aulas. Resumindo, mostrar a utilidade prática ajuda bastante.

- Apresentação lógica e clara: Se um assunto é mostrado de forma lógica, é muito mais fácil de ser compreendido. Mesmo depois, na hora da revisão, será fácil lembrar a ideia. A parte da formalidade também é importante, mas acho legal quando é deixada para complementar (como convenção de escrita), não para explicar a ideia principal.

- Exercícios: Se não houver treino, fica difícil. Eu gosto muito de ler a teoria, mas exercitar é essencial para fixar. Um problema é que muitas vezes os níveis de dificuldade são desproporcionais ao conteúdo visto. Achei bem bacana sua ideia de ordem crescente. Se não há espaço na aula para pelo menos um pouco de análise de problemas, quase que certamente a matéria está sendo atropelada.

- Avaliação de disciplina: É uma boa ideia pedir feedbacks periodicamente aos alunos, talvez por escrito, quem sabe em anonimato.

- Interesse em transmitir o conteúdo: Se a preocupação do docente é apenas expor a matéria, meio que por obrigação, fica difícil também.

Mencionei só pontos relacionados aos professores; é claro que sem a colaboração do aprendiz o conhecimento não será transmitido.
PedroX
PedroX
Administração
Administração

Mensagens : 1040
Data de inscrição : 24/08/2011
Idade : 28
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

A matemática e os estudantes. Empty Re: A matemática e os estudantes.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos