PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estudantes no Brasil

3 participantes

Ir para baixo

Estudantes no Brasil Empty Estudantes no Brasil

Mensagem por JoaoGabriel Ter 08 Fev 2011, 18:31

Li esse texto em um perfil do orkut, achei legal e resolvi postar:

Esse assunto tem ganhado força nas últimas décadas, já que estatísticas comprovam que a taxa de bons alunos, hoje em dia considerados CDFs, estão cada vez mais reduzindo o seu número em salas de aula. Mas a pergunta de mantêm: Por que isso está acontecendo?
Antigamente, a visão que um aluno tinha do seu estudo era totalmente diferente da visão que se tem hoje. Antes, as crianças viam no estudo um método para crescer intelectualmente, e aprender para se tornar uma pessoa melhor no futuro. Hoje, a situação em que as escolas se apresentam é vergonhosa. Alunos rebeldes, vândalos, transformam o meio escolar em um espaço de vandalismo, falta de respeito, e principalmente, da inversão dos valores sociais. Alunos têm em vista a escola como uma obrigação, uma situação chata, e muitas vezes, uma perda de tempo. Sim, é esta a visão que a maioria dos alunos têm das escolas. A situação está piorando e não há como negar. Os bons alunos se veem reféns dos maus, que os obrigam a ensinar e a passar o conteúdo de uma maneira desleal. É uma situação repugnante!
Outra situação que tem ganhando espaço em nossa sociedade atual é o não retorno dos alunos em boas notas mesmo quando eles passam semanas antes estudando para tal situação. Essa situação creem cientistas, é causada na maioria dos casos como casos de alienação social. O aluno não entende e/ou não interpreta a essência da disciplina, e muitas vezes, quando se acha conhecedor do assunto, se surpreende com o seu retorno. Sabe, é como se elas só estudassem buscando o retorno das notas e assim passar de ano. Fazem do estudo um trabalho cansativo e monótono, mas quando as avaliações se apresentam, querem saber tudo no último segundo. E com isso o que a sociedade ganha? Profissionais desqualificados e totalmente irresponsáveis pelo seu trabalho, e, por exemplo, causando sequelas e até mesmo a morte de pacientes.
O autor desse humilde texto está em plena vida acadêmica e ao fazer esse texto, crê que muitas pessoas pensam assim como ele: A juventude não está tendo em mente o seu futuro. Está buscando apenas seu bem momentâneo, como se não houvesse amanhã. Fica claro, que diante disso, a escola apresenta hoje em dia uma total inversão do seu papel orientador de crianças e jovens, já que até mesmo os professores estão sofrendo com essa realidade. Alunos reclamam das posições que determinados professores impõem para a turma, ocorrendo um debate frete a frente que no final termina muitas vezes com fortes agressões e se com sorte isso não acontecer, a falta de respeito é generalizada. Os professores que antes eram os transmissores do conhecimento e eram respeitados por isso, hoje não são mais respeitados e muitas vezes contestados sobre os seus pontos de vista. O desrespeito hoje em dia é comum a todos. É fato que toda a nossa sociedade está necessitando de algum meio para que as coisas voltem a ser “civilizadas” como antes.
JoaoGabriel
JoaoGabriel
Monitor
Monitor

Mensagens : 2344
Data de inscrição : 30/09/2010
Idade : 29
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Estudantes no Brasil Empty Re: Estudantes no Brasil

Mensagem por Euclides Qua 09 Fev 2011, 11:14

Os jovens estudantes brasileiros, como o autor do texto acima, devem lembrar-se de gerações anteriores de estudantes que se mobilizaram em uma luta pela qualidade do ensino e que os alunos não são uma "massa inerte" que apenas "sofre" o ambiente da escola, mas que são o próprio agente que cria o ambiente.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estudantes no Brasil Empty Re: Estudantes no Brasil

Mensagem por WladimirC Qui 10 Fev 2011, 06:06

É verdade. O câncer do sistema educacional brasileiro está aí: o aluno estudar para a prova. Eu sou um bom exemplo disso pois fiz isso durante todo o meu ensino médio. Depois eu tomei consciência do que estava ocorrendo e resolvi estudar. O aluno estuda no dia da prova, vai bem pois está com o conteúdo fresco na memória, tira boas notas, ganha o diploma e, infelizmente, não aprende nada.
WladimirC
WladimirC
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 192
Data de inscrição : 13/01/2011
Idade : 32
Localização : Guarujá, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Estudantes no Brasil Empty Re: Estudantes no Brasil

Mensagem por JoaoGabriel Qui 10 Fev 2011, 17:06

WladimirC escreveu:É verdade. O câncer do sistema educacional brasileiro está aí: o aluno estudar para a prova. Eu sou um bom exemplo disso pois fiz isso durante todo o meu ensino médio. Depois eu tomei consciência do que estava ocorrendo e resolvi estudar. O aluno estuda no dia da prova, vai bem pois está com o conteúdo fresco na memória, tira boas notas, ganha o diploma e, infelizmente, não aprende nada.

Amigo, estes alunos que você citou, que estudam no dia e/ou véspera da prova são considerados bons alunos, pior são aqueles que passam as séries, e se formam através da prática da cola xD
JoaoGabriel
JoaoGabriel
Monitor
Monitor

Mensagens : 2344
Data de inscrição : 30/09/2010
Idade : 29
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Estudantes no Brasil Empty Re: Estudantes no Brasil

Mensagem por WladimirC Sex 11 Fev 2011, 07:14

Vixi JoaoGabriel, esse é o pior caso mesmo. Porque mais do que a questão educacional, está envolvido a questão ética. Como diria meu grande professor Pierluigi Piazzi "Se você deixar um menino de 10 anos colar, o que ele virá quando crescer? Senador!"
WladimirC
WladimirC
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 192
Data de inscrição : 13/01/2011
Idade : 32
Localização : Guarujá, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Estudantes no Brasil Empty Re: Estudantes no Brasil

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos