Oxidação
3 participantes
Página 1 de 1
Oxidação
A banana e a maçã escurecem quando são descascadas. O escurecimento é causado pela oxidação da substância orto-hidroquinona pela ação de uma enzima e do oxigênio do ar.
A sabedoria popular manda colocar suco de laranja na salada de fruta para evitar o escurecimento dessas frutas.
Baseado nas informações contidas no texto e sabendo que a orto-quinona está em equilíbrio com sua forma ionizada:
explique qual das duas formas (molecular ou ionizada) é mais suscetível
à oxidação.
Como posso saber qual molécula é mais suscetível à oxidação?
A sabedoria popular manda colocar suco de laranja na salada de fruta para evitar o escurecimento dessas frutas.
Baseado nas informações contidas no texto e sabendo que a orto-quinona está em equilíbrio com sua forma ionizada:
explique qual das duas formas (molecular ou ionizada) é mais suscetível
à oxidação.
Como posso saber qual molécula é mais suscetível à oxidação?
VesTeles- Mestre Jedi
Re: Oxidação
up!
VesTeles- Mestre Jedi
Olá ,
Deve-se colocar , de acordo com o texto , suco de laranja para evitar a oxidação da orto hidroquinona.
Sabe-se que o suco de laranja é relativamente ácido , analisando o equilíbrio e por Lê Chatelier vemos que quando adicionamos o suco de laranja o equilíbrio químico e deslocado para a esquerda , analisando a segunda figura.Como dito acima , o suco serve para evitar a oxidação , ou seja , transformar de certa maneira a forma ionizada na forma não ionizada , disso concluímos que a substância ionizada é mais suscetível a oxidação.
Deve-se colocar , de acordo com o texto , suco de laranja para evitar a oxidação da orto hidroquinona.
Sabe-se que o suco de laranja é relativamente ácido , analisando o equilíbrio e por Lê Chatelier vemos que quando adicionamos o suco de laranja o equilíbrio químico e deslocado para a esquerda , analisando a segunda figura.Como dito acima , o suco serve para evitar a oxidação , ou seja , transformar de certa maneira a forma ionizada na forma não ionizada , disso concluímos que a substância ionizada é mais suscetível a oxidação.
Matheus Tsilva- Fera
Só para confirmar: quem está mais suscetível à oxidação é realmente a substância ionizada?
É porque o meu gabarito é só por Deus.
É porque o meu gabarito é só por Deus.
GranTorino- Mestre Jedi
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos