(ITA) Movimento Vertical
2 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
(ITA) Movimento Vertical
Um elevador está descendo com velocidade constante. Durante este movimento, uma lâmpada, que o iluminava, desprende-se do teto e cai. Sabendo que o teto está a 3,0m de altura acima do piso do elevador, o tempo que a lâmpada demora para atingir o piso é:
Bom galera, eu pensei no seguinte:''Posso imaginar o elevador parado e calculo o tempo da ''queda livre'' da lâmpada de uma altura de 3,0m. Sei que não posso utilizar o conceito de velocidade relativa para dois corpos em que um apresenta movimento uniforme e outro apresenta movimento uniformemente variado... blábláblá, mas poderia considerar o elevador parado e assim anular a velocidade inicial da lâmpada ao se desprender e assim transformar a queda da lâmpada numa ''queda livre''?
Bom galera, eu pensei no seguinte:''Posso imaginar o elevador parado e calculo o tempo da ''queda livre'' da lâmpada de uma altura de 3,0m. Sei que não posso utilizar o conceito de velocidade relativa para dois corpos em que um apresenta movimento uniforme e outro apresenta movimento uniformemente variado... blábláblá, mas poderia considerar o elevador parado e assim anular a velocidade inicial da lâmpada ao se desprender e assim transformar a queda da lâmpada numa ''queda livre''?
abelardo- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 777
Re: (ITA) Movimento Vertical
Sim, pode. Tudo se passa como se o elevador estivesse parado.
Para levar em conta a velocidade do elevador, leve em conta que:
1) Ambos tem a mesma velocidade inicial V.
2) O espaço percorrido por ambos, devido a esta velocidade inicial é o mesmo.
3) Assim,o que conta é o tempo que a lâmpada leva para cair do teto ao piso, supondo o elevador parado.
Para levar em conta a velocidade do elevador, leve em conta que:
1) Ambos tem a mesma velocidade inicial V.
2) O espaço percorrido por ambos, devido a esta velocidade inicial é o mesmo.
3) Assim,o que conta é o tempo que a lâmpada leva para cair do teto ao piso, supondo o elevador parado.
Elcioschin- Grande Mestre
Re: (ITA) Movimento Vertical
Obrigado mestre!
abelardo- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 777