Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fecundação e parentesco

2 participantes

Ir para baixo

Fecundação e parentesco  Empty Fecundação e parentesco

Mensagem por Felupp Qui 17 Jun 2021, 08:10

Fátima tem uma má formação de útero, o que a impede de ter uma gestação normal. Em razão disso, procurou por uma clínica de reprodução assistida, na qual foi submetida a tratamento hormonal para estimular a ovulação. Vários óvulos foram colhidos e fertilizados in vitro com os espermatozoides de seu marido. Dois zigotos se formaram e foram implantados, cada um deles, no útero de duas mulheres diferentes (“barrigas de aluguel”). Terminadas as gestações, duas meninas nasceram no mesmo dia. Com relação ao parentesco biológico e ao compartilhamento de material genético entre elas, é correto afirmar que as meninas são
(A) irmãs biológicas por parte de pai e por parte de mãe, pois compartilham com cada um deles 50% de seu material genético e compartilham entre si, em média, 50% de material genético.

(B) gêmeas idênticas, uma vez que são filhas da mesma mãe biológica e do mesmo pai e compartilham com cada um deles 50% de seu material genético, mas compartilham entre si 100% do material genético.
(C) gêmeas fraternas, não idênticas, uma vez que foram formadas a partir de diferentes gametas e, portanto, embora compartilhem com seus pais biológicos 50% de seu material genético, não compartilham material genético entre si.
(D) irmãs biológicas apenas por parte de pai, doador dos espermatozoides, com o qual compartilham 50% de seu material genético, sendo os outros 50% compartilhados com as respectivas mães que as gestaram.
(E) irmãs biológicas por parte de pai e por parte de mãe, embora compartilhem entre si mais material genético herdado do pai que aquele herdado da mãe biológica, uma vez que o DNA mitocondrial foi herdado das respectivas mães que as gestaram.

Resposta: A

Gostaria de saber por quê a letra "B" está errada.Eu pensei da seguinte forma;
Para a formação de cada gameta(óvulo e espermatozoide), foi realizada a meiose que transferiu para cada gameta metade do material genético de cada progenitor(pai e mãe). Dessa forma, os 2 zigotos formados teriam 50% de semelhança genética com seus pais e 100% entre eles próprios, já que ambos receberam metade do material genético do pai e da mãe. Agradeço desde já pela ajuda.

Felupp
Padawan
Padawan

Mensagens : 69
Data de inscrição : 17/02/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Fecundação e parentesco  Empty Re: Fecundação e parentesco

Mensagem por BiomedicalYersinia Qui 17 Jun 2021, 09:16

O ponto-chave está no trecho" vários óvulos foram colhidos e fertilizados in vitro com os espermatozoides de seu marido", o enunciado está nos indicando que houve fecundações paralelas e independentes, desse modo há como inferir que cada "óvulo" foi fecundado por um espermatozoide distinto, gerando embriões distintos. 

---> houve a liberação de vários ovócitos II ( eles divergem quanto as características fenotípicas carregadas nos cromossomos), bem como, há diferentes esperm. aptos a fecundação ----> zigotos distintos bivitelinos.

Para serem consideradas gêmeas idênticas\univitelinas deveria ocorrer um dos três casos:

----> Após a fecundação de um óvulo por um espermatozoide o embrião pode se fragmentar na fase de mórula, formando dois aglomerados celulares independentes, porém, com o material genético idêntico. Nesse caso, a placenta e o âmnio será individual (assim como ocorre nos casos de bivitelinos), caso o casal queira saber se é uma gestação de univ. ou bivit. poderá recorrer ao exame de DNA que confirmará se são clones ou não. Se forem bivit. podem ou não ser do mesmo sexo, como univ. deverão ser idênticas.  

-----> Pode ocorrer a formação de dois embrioblastos no mesmo blastocisto. A placenta será comum (uma vez que o trofoblasto será o mesmo), porém, apresentarão âmnios distintos. 

------> Pode haver a formação de dois embriões no mesmo embrioblasto no mesmo blastocisto. Por regra os embriões compartilharão a placenta e bolsa amniótica.Fecundação e parentesco  Blastocisto-326988611
BiomedicalYersinia
BiomedicalYersinia
iniciante

Mensagens : 28
Data de inscrição : 13/02/2021
Idade : 18
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fecundação e parentesco  Empty Re: Fecundação e parentesco

Mensagem por Felupp Qui 17 Jun 2021, 09:37

Olá, obrigado pela resposta, mas ainda estou com uma dúvida.
Por quê os descendentes vão compartilhar 50% do material genético ?
@BiomedicalYersinia

Felupp
Padawan
Padawan

Mensagens : 69
Data de inscrição : 17/02/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Fecundação e parentesco  Empty Re: Fecundação e parentesco

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos