PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Determine m para que se tenha para ∀ x ∈ ℝ:

4 participantes

Ir para baixo

Determine m para que se tenha para ∀ x ∈ ℝ: Empty Determine m para que se tenha para ∀ x ∈ ℝ:

Mensagem por Pinheiragem Ter 20 Fev 2018, 04:09

O exercício resolvido diz:
"Determine m de modo que a função quadrática seja positiva para todo x real."
O gabarito é: 
Codições 


2º 

Como as condições são simultâneas, concluimos que:



Determine m para que se tenha para ∀ x ∈ ℝ: 
a) x² + (2m-1)x + (m²-2) > 0 
b) x2 + (2m + 3)x + (m2 + 3) >=0 
c) x²-mx+m>0
d) x²+(m+1)x+m>0
e) -x² + (m+2)x - (m+3) >=0
f) (m - 1)x² + 4(m - 1)x + m > 0
g) mx² + (m-2)x + m <=0
h) mx² + (m + 3)x + m >=0 
i) (m+1)x² 2(m-1)x +3(m- 1)<0
j) (m²-1)x² + 2(m-1)x + 1>0 

Boa noite, glr. 
Se não me engano, eu entendi que é para determinar m para que se tenha para qualquer x a inequação positiva ou negativa, dependendo da desigualdade.. 
Então fui desenvolvendo as alternativas ate chegar na letra

Eu tenho quatro duvidas:

1ª Duvida: Eu vinha fazendo com essas condições,como estava explicado em um exercício resolvido:


Mas notei que, nessa letra  , o iezzi adotou , estou certo ?

Desenvolvendo..
Determine m para que se tenha para ∀ x ∈ ℝ: Codec351

o gagarito é 

2ª Duvida:  , pq o a é    e apartir disso o  é descartado?

3ª Duvida: O delta sempre irá depender da desigualdade da inequação e por isso ele poderá ser e, se  ela tiver igualada a zero,  

4ªDuvida: No caso do "a",  irá, também, ser definido de acordo com a desigualdade da inequação? Essa, por exemplo, o "a" só é pq a inequação também é ?.. 


Última edição por Pinheiragem em Ter 20 Fev 2018, 18:06, editado 4 vez(es)

Pinheiragem
Iniciante

Mensagens : 10
Data de inscrição : 04/03/2017
Idade : 27
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Determine m para que se tenha para ∀ x ∈ ℝ: Empty Re: Determine m para que se tenha para ∀ x ∈ ℝ:

Mensagem por Elcioschin Ter 20 Fev 2018, 11:59

Você não seguiu as Regras do fórum: esqueceu de digitar o enunciado completo da questão, incluindo alternativas, e, eventualmente o gabarito. Você digitou apenas o que você entendeu do enunciado.

Por favor, clique em EDIT na sua mensagem original e corrija.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 72914
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 78
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Determine m para que se tenha para ∀ x ∈ ℝ: Empty Re: Determine m para que se tenha para ∀ x ∈ ℝ:

Mensagem por Giovana Martins Ter 20 Fev 2018, 12:02

Por favor, ajuste o enunciado!

Determine m para que se tenha para ∀ x ∈ ℝ: Codec351

O que me causa estranheza é o fato de o enunciado querer que g(x) seja negativa e, ao mesmo tempo, incluir o -2 como resposta. Para m=-2 a função g(x) assumirá o valor g(x)=0 que não é nem positivo e nem negativo... Para mim a resposta deveria ser somente m < -2, intervalo para o qual a função g(x) é estritamente negativa. Pela forma que você digitou você não tem tanta certeza quanto ao enunciado, talvez seja isso o que está causando esta situação...

Quanto as suas dúvidas é o seguinte: tomemos o valor m=-3. Para m=-3 tem-se g(x)=-3x²-5x-3. Esboçando o gráfico de g(x) para m=-3 você terá a seguinte conformação gráfica:

Determine m para que se tenha para ∀ x ∈ ℝ: Oie_tr35

Se adotássemos a > 0 e ∆ < 0 teríamos g(x) > 0, ∀ x ∈ ℝ, o que vai contra o que queremos. Por esse motivo impomos a < 0 e, posteriormente, descartamos o intervalo m > 2/3.

Enfim, se tiver sobrado dúvidas é só falar.

____________________________________________
Charlotte de Witte - Universal Nation
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 8278
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 24
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Determine m para que se tenha para ∀ x ∈ ℝ: Empty Re: Determine m para que se tenha para ∀ x ∈ ℝ:

Mensagem por Pinheiragem Ter 20 Fev 2018, 17:15

Elcioschin escreveu:Você não seguiu as Regras do fórum: esqueceu de digitar o enunciado completo da questão, incluindo alternativas, e, eventualmente o gabarito. Você digitou apenas o que você entendeu do enunciado.

Por favor, clique em EDIT na sua mensagem original e corrija.

Perdão, Sr. Elcioschin. Irei ter cuidado com as regras na próxima vez.

Pinheiragem
Iniciante

Mensagens : 10
Data de inscrição : 04/03/2017
Idade : 27
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Determine m para que se tenha para ∀ x ∈ ℝ: Empty Re: Determine m para que se tenha para ∀ x ∈ ℝ:

Mensagem por Elcioschin Ter 20 Fev 2018, 17:20

Você postou o enunciado completo, mas agora desrespeitou a Regra IX do fórum: o texto do enunciado não pode ser postado em imagem: ele deve ser, obrigatoriamente digitado (e eu disse, na minha mensagem para você digitar o enunciado!)

Por favor, leia todas as Regras do fórum (no alto desta página) e siga-as nas próximas postagens!
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 72914
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 78
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Determine m para que se tenha para ∀ x ∈ ℝ: Empty Re: Determine m para que se tenha para ∀ x ∈ ℝ:

Mensagem por Pinheiragem Ter 20 Fev 2018, 17:22

Giovana Martins escreveu:
Por favor, ajuste o enunciado!

Determine m para que se tenha para ∀ x ∈ ℝ: Codec351

O que me causa estranheza é o fato de o enunciado querer que g(x) seja negativa e, ao mesmo tempo, incluir o -2 como resposta. Para m=-2 a função g(x) assumirá o valor g(x)=0 que não é nem positivo e nem negativo... Para mim a resposta deveria ser somente m < -2, intervalo para o qual a função g(x) é estritamente negativa. Pela forma que você digitou você não tem tanta certeza quanto ao enunciado, talvez seja isso o que está causando esta situação...

Quanto as suas dúvidas é o seguinte: tomemos o valor m=-3. Para m=-3 tem-se g(x)=-3x²-5x-3. Esboçando o gráfico de g(x) para m=-3 você terá a seguinte conformação gráfica:

Determine m para que se tenha para ∀ x ∈ ℝ: Oie_tr35

Se adotássemos a > 0 e ∆ < 0 teríamos g(x) > 0, ∀ x ∈ ℝ, o que vai contra o que queremos. Por esse motivo impomos a < 0 e, posteriormente, descartamos o intervalo m > 2/3.

Enfim, se tiver sobrado dúvidas é só falar.

Obrigado pela ótima explicação, sanou minhas dúvidas!

Pinheiragem
Iniciante

Mensagens : 10
Data de inscrição : 04/03/2017
Idade : 27
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Determine m para que se tenha para ∀ x ∈ ℝ: Empty Re: Determine m para que se tenha para ∀ x ∈ ℝ:

Mensagem por Giovana Martins Ter 20 Fev 2018, 17:38

De nada. Pelo enunciado, g(x) tem que ser menor ou igual zero, então a situação m=-2 faz sentido.

____________________________________________
Charlotte de Witte - Universal Nation
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 8278
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 24
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Determine m para que se tenha para ∀ x ∈ ℝ: Empty Como resolvi

Mensagem por felipeomestre123 Seg 05 Jul 2021, 15:16

g) [latex]mx^{2}+(m-2)x+m\leq 0[/latex]


Bom, ele quer que que a função seja negativa ou igual a zero. Temos, portanto, duas situações:


Determine m para que se tenha para ∀ x ∈ ℝ: Esbozo10

No primeiro desenho temos toda a função negativa, o que pode sim pelo enunciado.  Delta menor que 0


No segundo desenho, a função também pode ter valor 0, o que também pode pelo enunciado. Delta igual a zero


Portanto, [latex]\Delta \leq 0[/latex]


Posso estar errado, mas foi assim que interpretei.
felipeomestre123
felipeomestre123
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 639
Data de inscrição : 15/09/2019
Idade : 22
Localização : Foz do iguaçu-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Determine m para que se tenha para ∀ x ∈ ℝ: Empty Re: Determine m para que se tenha para ∀ x ∈ ℝ:

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos