Pagamento a prazo ou à vista com desconto?
2 participantes
Página 1 de 1
Pagamento a prazo ou à vista com desconto?
Quando um fornecedor oferece um produto para ser pago em prestações mensais iguais "sem juros" e, opcionalmente oferece desconto percentual "d" para pagamento à vista, há que se fazer algumas considerações a respeito.
- Seja "p" o preço do produto ofertado sem desconto, a ser dividido em "n" parcelas mensais iguais, sem acréscimos, isto é, sem juros.
- Seja "d" o desconto percentual oferecido para pagamento do produto à vista, isto é, de uma só vez.
- Se há desconto, então o valor efetiva e matematicamente financiável não será o preço anunciado, e sim o preço à vista, aquele resultante do preço anunciado, subtraído do desconto, isto é, (p - dxp).
- E o valor de cada parcela será o resultado da divisão do preço anunciado dividido pelo número de parcelas, ou seja, p/n.
Em resumo:
Estes são os dados que efetivamente deverão entrar na equação do valor presente, seja ela:
a) Postecipada:
b) Antecipada:
c) ou Diferida:
sendo:
- Séries diferidas postecipadas: k = c
- Séries diferidas antecipadas: k = c-1
- Onde c = período de carência.
Estas são, portanto, as equações gerais de séries uniformes a serem utilizadas na análise do desconto, bastando apenas substituir os valores de n, PV e PMT com as considerações de "p" e "d" acima apresentadas. Note que não há alteração na equação tradicional de juros, mas sim apropriação adequada nos valores de PV e PMT.
Mas, como se vê, trata-se de equações implícitas em relação à taxa "i", ou, se desenvolvidas, recaem em equações polinomiais de grau "n". Ressalte-se que equações do 3º e 4º graus têm soluções, todavia, complicadas, demoradas e trabalhosas. Equações de grau superior ao 4º em geral não têm solução algébrica, salvo casos muitíssimo especiais. Portanto, matematicamente, para encontrar a taxa em equações implícitas ou algébricas de grau superior a dois, ou se usa fórmulas aproximativas (como Baily, Lenzi, Karpin, etc), ou se usa aplicativos (como Wolfram-Alpha, Symbolab, etc), ou se usa calculadoras especiais (como HP 12C, Casio FX-991, Texas BA II-Plus, etc), ou então se usa métodos numéricos iterativos (como o de Newton) com os quais se obtém valores tão exatos quanto se queira.
O cálculo da taxa em séries financeiras infelizmente tem essa parte não desejável. Não é sem motivos que pesquisadores se empenham há mais de 200 anos em encontrar soluções mais simples, que possam ser utilizadas como alternativa.
Substituindo valores de PV e PMT na eq. (1):
Portanto, a equação geral para o desconto, com pagamento postecipado, será:
Substituindo valores de PV e PMT na eq. (2):
Portanto, a equação geral para o desconto, com pagamento antecipado, será:
Substituindo valores de PV e PMT na eq. (3):
Portanto, a equação geral para o desconto, com pagamento diferido, será:
Caberia ainda aqui 3 considerações sobre o desconto para pagamento à vista:
I - Caso em que d=0:
Nesta hipótese:
Mas "p" é também o valor total da compra sem desconto, ou seja, é o montante total a ser pago, ao final, pelo produto, em outras palavras, FV = p.
Ocorre que, pela definição de taxa:
Logo, se d = 0 então i = 0, ou seja, se não há desconto, implica em que, "matematicamente" não há juro.
II - Caso em que d=1:
Nesta hipótese então
Da equação geral vem:
Logo, se d = 1 então i = 0, ou seja, se o desconto é 1 = 100/100 = 100% (gratuidade), implica em que não há juro.
III - Resta portanto que:
Para que, matematicamente, haja juro, então 0
EXEMPLOS:
1- Um lojista anuncia um produto a ser pago em dez vezes "sem juros", sendo o primeiro pagamento um mês após a compra. Considere a taxa de juros de mercado em 4,5% a.m. Qual o desconto mínimo a ser concedido sobre o preço do produto para que o pagamento à vista seja mais vantajoso?
Utilizando a eq. (1A):
2- Uma empresa conhecida anuncia um smartphone em 10 parcelas sem juros. Mas oferece um desconto de 12% para pagamento de uma só vez pelo boleto bancário. É uma venda realmente sem juros?
d = 0,12
n = 10 meses
i = ?
Utilizando a eq. (1A):
O método de Newton, a Casio FX-991ES e o Wolfram-Alpha dão o mesmo resultado:
Resposta: a venda tem juros embutidos.
CONCLUSÕES:
1- Como se vê, as equações (1A), (2A) e (3A) determinam o desconto mínimo (d) a ser concedido, respectivamente nas formas postecipadas, antecipadas e diferidas, independentemente do valor do produto (PV) ou da prestação (PMT), para que o pagamento à vista seja mais vantajoso que o parcelamento.
2- Podem ainda determinar a taxa máxima a ser cobrada, ou o prazo mínimo a ser concedido, para que o pagamento à vista seja mais vantajoso que o parcelamento.
3- Para o cálculo de qualquer uma das variáveis, é necessário conhecer as demais.
4- Para determinação de "i" ou "n" a resolução resultará em equações implícitas, qual seja, não será possível explicitar estas variáveis para cálculo direto. Neste caso será necessário recorrer a algum método iterativo; recorrer a alguma calculadora especial; recorrer a algum aplicativo; ou recorrer a alguma fórmula direta aproximada.
5- Portanto, pelo aqui exposto, fica evidente que no financiamento parcelado "sem juros", o desconto para pagamento à vista é o elemento revelador do juro embutido. Mesmo que não tenha desconto, mas se o lojista ao lado tem o mesmo produto por preço inferior, é porque, conforme demonstrado, tem juro embutido. Em qualquer circunstância, havendo desconto ele sempre será 0
LC - 04/jan/2018.
Luiz 2017- Mestre Jedi
- Mensagens : 693
Data de inscrição : 21/05/2017
Idade : 75
Localização : Vitória, ES.
Re: Pagamento a prazo ou à vista com desconto?
Interessante artigo. Os exemplos também ficaram didáticos. O mundo financeiro é realmente muito amplo; temos muitas coisas a observar caso queiramos saber o que realmente se passa.
Imagino que você mesmo o tenha escrito. Parabéns.
Imagino que você mesmo o tenha escrito. Parabéns.
PedroX- Administração
- Mensagens : 1041
Data de inscrição : 24/08/2011
Idade : 29
Localização : Campinas - SP
Re: Pagamento a prazo ou à vista com desconto?
PedroX escreveu:Interessante artigo. Os exemplos também ficaram didáticos. O mundo financeiro é realmente muito amplo; temos muitas coisas a observar caso queiramos saber o que realmente se passa.
Imagino que você mesmo o tenha escrito. Parabéns.
Sim, o texto é inteiramente de minha lavra. Eu o escrevi já há algum tempo e inicialmente pretendia publicá-lo como artigo, mas por fim decidi colocá-lo aqui no fórum como um post. Fico grato às suas palavras.
Luiz 2017- Mestre Jedi
- Mensagens : 693
Data de inscrição : 21/05/2017
Idade : 75
Localização : Vitória, ES.
Tópicos semelhantes
» pagamento à vista ou a prazo? Por quê?
» pagamento a vista ou a prazo
» Pagamento a prazo
» á vista ou á prazo?
» Compra à vista ou à prazo
» pagamento a vista ou a prazo
» Pagamento a prazo
» á vista ou á prazo?
» Compra à vista ou à prazo
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos