PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Função Modular - AMAN

4 participantes

Ir para baixo

Função Modular - AMAN Empty Função Modular - AMAN

Mensagem por Oziel Ter 02 Jan 2018, 09:43

A função y = 2|X|/X , quanto a continuidade, classifica-se como :


gab: descontínua com salto infinito;

obs: não entendi o gabarito, alguém me explique por favor.
Oziel
Oziel
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1517
Data de inscrição : 26/04/2016
Idade : 25
Localização : São Pedro da Aldeia-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Função Modular - AMAN Empty Re: Função Modular - AMAN

Mensagem por Giovana Martins Ter 02 Jan 2018, 22:03

Na AMAN cai noções de limites? No estudo sobre limites, há uma parte teórica que fala sobre continuidade e os tipos de descontinuidades de uma função. Dentre os possíveis tipos tem-se: a descontinuidade infinita, a descontinuidade de salto e a descontinuidade removível.

Descontinuidade infinita: ocorre quando ao tomarmos um valor de x, para este valor, f(x) tende ao menos infinito ou ao mais infinito. Uma função que apresenta este tipo de descontinuidade é a função f(x)=1/x.

Gráfico de f(x)=1/x:

Função Modular - AMAN Screen51

Perceba que quando tomamos valores de x muito próximos de zero (da esquerda para à direita), f(x) tende ao menos infinito. Por sua vez, quando tomamos valores de x muito próximos de zero (da direita para à esquerda), f(x) tende ao mais infinito. O valor de x nunca será zero.

Descontinuidade de salto: ocorre quando ao tomarmos um valor de x, para este valor, a função f(x) sofre uma variação brusca, um salto. A função apresentada pelo seu exercício é uma função que apresenta este tipo de descontinuidade.

Gráfico de f(x)=2|x|/x:

Função Modular - AMAN Screen52

Quanto a descontinuidade removível, eu prefiro não entrar neste assunto, pois eu nunca o estudei com muita profundidade e, portanto, não irei comentar para evitar imprecisões ou até mesmo erros conceituais.

Voltando a questão. O gabarito da sua questão fala que a função f(x)=2|x|/x apresenta uma descontinuidade com salto infinito. Ao meu ver, a banca quer dizer que a função apresenta uma descontinuidade infinita, o que para mim não parece muito correto. Ao meu ver a descontinuidade, neste caso, seria apenas de salto. Esta questão tem alternativas, né?

Nota: eu não sou a pessoa mais capacitada para falar sobre este assunto, mas espero ter te dado uma luz...

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7621
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Função Modular - AMAN Empty Re: Função Modular - AMAN

Mensagem por biologiaéchato Qui 04 Jan 2018, 15:26

Giovana Martins escreveu:
Na AMAN cai noções de limites? No estudo sobre limites, há uma parte teórica que fala sobre continuidade e os tipos de descontinuidades de uma função. Dentre os possíveis tipos tem-se: a descontinuidade infinita, a descontinuidade de salto e a descontinuidade removível.

Descontinuidade infinita: ocorre quando ao tomarmos um valor de x, para este valor, f(x) tende ao menos infinito ou ao mais infinito. Uma função que apresenta este tipo de descontinuidade é a função f(x)=1/x.

Gráfico de f(x)=1/x:

Função Modular - AMAN Screen51

Perceba que quando tomamos valores de x muito próximos de zero (da esquerda para à direita), f(x) tende ao menos infinito. Por sua vez, quando tomamos valores de x muito próximos de zero (da direita para à esquerda), f(x) tende ao mais infinito. O valor de x nunca será zero.

Descontinuidade de salto: ocorre quando ao tomarmos um valor de x, para este valor, a função f(x) sofre uma variação brusca, um salto. A função apresentada pelo seu exercício é uma função que apresenta este tipo de descontinuidade.

Gráfico de f(x)=2|x|/x:

Função Modular - AMAN Screen52

Quanto a descontinuidade removível, eu prefiro não entrar neste assunto, pois eu nunca o estudei com muita profundidade e, portanto, não irei comentar para evitar imprecisões ou até mesmo erros conceituais.

Voltando a questão. O gabarito da sua questão fala que a função f(x)=2|x|/x apresenta uma descontinuidade com salto infinito. Ao meu ver, a banca quer dizer que a função apresenta uma descontinuidade infinita, o que para mim não parece muito correto. Ao meu ver a descontinuidade, neste caso, seria apenas de salto. Esta questão tem alternativas, né?

Nota: eu não sou a pessoa mais capacitada para falar sobre este assunto, mas espero ter te dado uma luz...
Achei muito boa sua explicação, Giovana.
Deu pra ter uma noção básica(como era seu objetivo) e muito boa, quanto á descontinuidade.

Também concordo com você que parece ter um erro nesse gabarito.
Caso ela fosse descontínua com saltos infinitos, teria de ter infinitos saltos, e portanto, estar modificando seu valor constantemente, dá pra provar que isso não acontece com 2 evidências.

(1)Para ocorrer um salto na função, a mesma teria de ter um espaço vago, ou seja, não abrangente pelo domínio, não nos fornecendo um resultado real.

f(x)=(2|x|/x)
A "lacuna" ocorre para (Denominador=0), ou seja, (x=0).
Este é o único salto que ocorre na função, como está no gráfico.

(2)Para ocorrer um salto na função, a mesma teria de ter seu resultado mudado bruscamente, o que só ocorre 2 vezes(quando há a transição de resultados negativos para positivos), provando isso:

2|x|/x, para x>0(positivo):
f(x)=2*x/x
f(x)=2

Isso significa que a função, para todo x>0, terá y=2.

Enfim, devem existir outras evidências, mas as que notei foram estas.
Forte abraço á todos!
biologiaéchato
biologiaéchato
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 664
Data de inscrição : 19/09/2017
Idade : 22
Localização : São Bonifácio - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Função Modular - AMAN Empty Re: Função Modular - AMAN

Mensagem por Euclides Qui 04 Jan 2018, 15:32



Última edição por Euclides em Qui 04 Jan 2018, 16:05, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : indicar erro)

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Função Modular - AMAN Empty Re: Função Modular - AMAN

Mensagem por Giovana Martins Qui 04 Jan 2018, 15:54

Obrigada, dudu.

x → 0+ ⇒ |x|=x ⇒ f(x)=2

x → 0- ⇒ |x|=-x ⇒ f(x)=-2

x → 0± ⇒ f(x)=±2

Euclides, porque você chegou na conclusão f(x)=±∞?

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7621
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Função Modular - AMAN Empty Re: Função Modular - AMAN

Mensagem por Euclides Qui 04 Jan 2018, 16:04

Giovana Martins escreveu:
Euclides, porque você chegou na conclusão f(x)=±∞?
Oh, Giovana! desatenção minha. Eu lidei de fato com



a função tende a ±2 sim.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Função Modular - AMAN Empty Re: Função Modular - AMAN

Mensagem por Giovana Martins Qui 04 Jan 2018, 16:10

"Oh, Giovana! desatenção minha. Eu lidei de fato com"

ah, tudo bem.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7621
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Função Modular - AMAN Empty Re: Função Modular - AMAN

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos