Análise Combinatória
2 participantes
Página 1 de 1
Análise Combinatória
(Questão do Objetivo) Seja o conjunto A = {1;2;3;4;5;6;7;8;9}. Calcule:
a) Quantos números de 6 algarismos distintos, tendo esses algarismos em ordem crescente, podem ser formados com os algarismos de A?
Resposta: 28
Minha dúvida na verdade, é no porquê de ter sido usado Combinação, e não Arranjo, se a ordem dos algarismos deve ser crescente e distinta... Se puderem me ajudar, por favor!
a) Quantos números de 6 algarismos distintos, tendo esses algarismos em ordem crescente, podem ser formados com os algarismos de A?
Resposta: 28
Minha dúvida na verdade, é no porquê de ter sido usado Combinação, e não Arranjo, se a ordem dos algarismos deve ser crescente e distinta... Se puderem me ajudar, por favor!
Jotaa- Iniciante
Re: Análise Combinatória
Arranjo não serve, por exemplo:
123456 é um número que atende; invertendo a ordem (arranjo), não atende, pois não ficam todos na ordem crescente.
123456 é um número que atende; invertendo a ordem (arranjo), não atende, pois não ficam todos na ordem crescente.
Elcioschin- Grande Mestre
Re: Análise Combinatória
Acho que eu percebi o meu erro, eu fiquei tão fixado no "ordem crescente", que esqueci que no Arranjo eu calcularia também mudando a ordem dos algarismos. Traduzindo, eu fiz uma lambança no raciocínio. Obrigado!
Jotaa- Iniciante