PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eletrólise

Ir para baixo

Eletrólise Empty Eletrólise

Mensagem por Hévila Farias Qui 16 Nov 2017, 22:04

(Unicamp) A cada quatro anos, durante os Jogos Olímpicos, bilhões de pessoas assistem à tentativa do Homem e da Ciência de superar limites. Podemos pensar no entretenimento, na geração de empregos, nos avanços da Ciência do Desporto e da tecnologia em geral. Como esses jogos podem ser analisados do ponto de vista da Química? As questões a seguir são exemplos de como o conhecimento químico é ou pode ser usado nesse contexto.  Ao contrário do que muitos pensam, a medalha de ouro da Olimpíada de Beijing é feita de prata, sendo apenas recoberta com uma fina camada de ouro obtida por deposição eletrolítica. Na eletrólise, a medalha cunhada em prata atua como o eletrodo em que o ouro se deposita. A solução eletrolítica é constituída de um sal de ouro (III). A quantidade de ouro depositada em cada medalha é de 6,0 gramas. 

a) Supondo que o processo de eletrólise tenha sido conduzido em uma solução aquosa de ouro (III) contendo excesso de íons cloreto em meio ácido, equacione a reação total do processo eletroquímico. Considere que no ânodo forma-se o gás cloro.

Resposta: 2Au3+ + 3Cl- --> 3Cl2 + 2Au

A minha dúvida é na apresentação da reação: Se eu escrevesse 2AuCl3 --> 3Cl2 + 2Au estaria errado? Por que o gabarito colocou a equação dessa forma? Quais questões de eletrólise eu devo apresentar a reação como está no gabarito?
Hévila Farias
Hévila Farias
Jedi
Jedi

Mensagens : 210
Data de inscrição : 20/11/2015
Idade : 25
Localização : Duque de Caxias, Rio de Janeiro - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos