PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desafios da formação educacional dos surdos.

+5
Matemathiago
Thanos
AlessandroMDO
xisdaquestão
MalcolnMed
9 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Desafios da formação educacional dos surdos. - Página 2 Empty Desafios da formação educacional dos surdos.

Mensagem por MalcolnMed 6/11/2017, 8:57 am

Relembrando a primeira mensagem :

 Segundo a Constituição Federal de 1988 - norma vigente que rege as leis do país - toda criança possui o direito da educação de qualidade. Nesse sentido, a formação educacional dos surdos no Brasil encontra desafios, como a falta de profissionais qualificados para atendê-los e o preconceito ainda enraigado na população. Com efeito, o diálogo entre Estado e sociedade, para sanar tais dificuldades, é medida que se impõe.
   Em primeiro ligar, nas escolas não há professores suficientes para atender á demanda da língua Libras, o que acarreta na segregação dos alunos deficientes auditivos em classes especiais. Esse processo está causando atualmente a diminuição do numero de alunos surdos, ano após ano, nas escolas, segundo dados do Instituto Nacional de Educação e Pesquisas.
   Outrossim, de acordo com o cientista Albert Einstein, é mais fácil desintegrar um átomo do que desenraigar o preconceito de uma pessoa. Tal afirmativa demonstra que o cidadão surdo enfrenta, além das barreiras de natureza biológica, obstáculos também na esfera civil, ao sofrer exclusão no âmbito escolar e profissional.
   Portanto, a superação dos desafios enfrentados pelos surdos é condição necessária para se estabelecer um país genuinamente democrático. Destarte, o Governo Federal, por meio do MEC, deve qualificar profissionais que venham suprir à necessidade dos surdos, fortificando a Libras como a segunda língua do pais, difundindo por todas as escolas do território brasileiro. Além disso, o Estado deve, também por meio do Ministério, incluir palestras com médicos e psicólogos acerca da deficiência e os impactos que a exclusão possa vir gerar. Com isso, o Brasil se tornará expoente na manutenção das bases democráticas de direito, oportunidades e respeito á diversidade.




  Bom, essa foi a redação que fiz ontem.. Gostei muito de fazer, espero ter ido bem  Neutral  Alguém pode corrigir e dizer que nota seria condizente? 
  Obrigado  ❤
MalcolnMed
MalcolnMed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 705
Data de inscrição : 03/04/2017
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo


Desafios da formação educacional dos surdos. - Página 2 Empty Re: Desafios da formação educacional dos surdos.

Mensagem por Matemathiago 6/11/2017, 2:24 pm

Dr.Gregory House escreveu:Olá, Malco

Usei os mesmos argumentos, claro que de maneira diferente. Pequei, porém, no desenvolvimento do segundo, por falta de tempo - manuseio-o pessimamente Mad . Também acho que o uso do estudo do INEP foi uma boa pedida para a redação.

Achei sua introdução acima da média. Seus parágrafos de desenvolvimento um pouco escassos. Sua conclusão, também, acima da média. Nesta, só não sei se é ruim colocar a União como o agente solucionador para ambos os problemas. 

A respeito da nota não tenho certeza. Com certeza acima da média, mas não acho de acima de 900.

Esperemos pela correção da Hayzel.

Sobre o que o Thiago disse acima, posso estar enganado, mas o modelo de redação do ENEM é que não favorece o desenvolvimento, já que é cobrado uma retomada de texto, duas soluções, explicitando-as bem, além de uma reflexão para fechar a redação. Sobre tema até dava pra falar bastante coisa.

Concordo com você.

Mas eu disse especificamente sobre esse tema porque é muito incomum uma discussão sobre o assunto no ensino médio para poder dar embasamento no desenvolvimento.

Talvez se focasse em deficiências em gerais, as opções de argumentos seriam bem maiores.

Essa restrição gerou dificuldades para muitos candidatos argumentarem (inclusive eu)
Matemathiago
Matemathiago
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1447
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 23
Localização : Vitória, ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios da formação educacional dos surdos. - Página 2 Empty Re: Desafios da formação educacional dos surdos.

Mensagem por MalcolnMed 6/11/2017, 2:45 pm

Se eu conseguir 900 já estou muito feliz..
Obrigado pelo comentário, Gregory!

Acho que terá raríssimos 1000, tema complexo e pouco discutido na sociedade. Quem sabe por isso as notas possam aumentar.. xD
MalcolnMed
MalcolnMed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 705
Data de inscrição : 03/04/2017
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios da formação educacional dos surdos. - Página 2 Empty Re: Desafios da formação educacional dos surdos.

Mensagem por Hayzel Sh 6/11/2017, 10:22 pm

Competência 1: 160/200.
Competência 2: 200/200.
Competência 3: 160/200.
Competência 4: 200/200.
Competência 5: 160/200.


Nota: 880/1000.

Na minha opinião, há grandes chances de a nota ser 840, 860 ou 880. Não vejo muitos problemas em 800 ou 820 também, embora menos provável. Acho que há chances bem pequenas de a nota ser 900 ou 920.

Dependendo de como você citasse A Origem das Espécies, poderia ficar bem autoral; aí poderia falar sobre a constituição cidadã no meio de um parágrafo argumentativo qualquer, e detalhar um pouquinho mais os desenvolvimentos. Acho que, assim, ninguém teria argumentos para dar menos de 920.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios da formação educacional dos surdos. - Página 2 Empty Re: Desafios da formação educacional dos surdos.

Mensagem por xisdaquestão 6/11/2017, 10:39 pm

Dr.Gregory House escreveu:Olá, Malco

Usei os mesmos argumentos, claro que de maneira diferente. Pequei, porém, no desenvolvimento do segundo, por falta de tempo - manuseei-o pessimamente Mad . Também acho que o uso do estudo do INEP foi uma boa pedida para a redação.

Achei sua introdução acima da média. Seus parágrafos de desenvolvimento um pouco escassos. Sua conclusão, também, acima da média. Nesta, só não sei se é ruim colocar a União como o agente solucionador para ambos os problemas. 

A respeito da nota não tenho certeza. Com certeza acima da média, mas não acho acima de 900. Esperemos pela correção da Hayzel.

Sobre o que o Thiago disse acima, posso estar enganado, mas o modelo de redação do ENEM é que não favorece o desenvolvimento, já que é cobrado uma retomada de texto, duas soluções, explicitando-as bem, além de uma reflexão para fechar a redação. Sobre tema até dava pra falar bastante coisa.


Só uma pergunta... por esse dado do Inep estar exatamente nos textos motivadores não perde ponto? era o grafico II... minha mulher também o usou e tá com medo

xisdaquestão
Padawan
Padawan

Mensagens : 70
Data de inscrição : 03/11/2017
Idade : 35
Localização : salvador

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios da formação educacional dos surdos. - Página 2 Empty Re: Desafios da formação educacional dos surdos.

Mensagem por Thanos 6/11/2017, 10:45 pm

Somente repetir fragmentos dos textos motivadores gera uma desconsideração por parte da banca, já usar um dado para exemplificar ou expor "Sua" argumentação própria (pleonasmo proposital) ... É perfeitamente aceitável.
Thanos
Thanos
Jedi
Jedi

Mensagens : 389
Data de inscrição : 26/05/2016
Idade : 23
Localização : Goiânia - GO

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios da formação educacional dos surdos. - Página 2 Empty Re: Desafios da formação educacional dos surdos.

Mensagem por xisdaquestão 6/11/2017, 10:52 pm

Thanos escreveu:Somente repetir fragmentos dos textos motivadores gera uma desconsideração por parte da banca, já usar um dado para exemplificar ou expor "Sua" argumentação própria (pleonasmo proposital) ... É perfeitamente aceitável.


menos mal, afinal ela e o Marcos nesse caso tiveram que fazer uma interpretação tbm.

xisdaquestão
Padawan
Padawan

Mensagens : 70
Data de inscrição : 03/11/2017
Idade : 35
Localização : salvador

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios da formação educacional dos surdos. - Página 2 Empty Re: Desafios da formação educacional dos surdos.

Mensagem por Hayzel Sh 7/11/2017, 2:00 am

Você fala, na introdução, que deve se estabelecer um diálogo entre sociedade e Estado, mas, na conclusão, não comenta nada sobre esse "diálogo"; só propõe medidas oriundas do Estado mesmo. Esse período da introdução, que fala de diálogo, deveria ter sido escrito de forma diferente, pra ter mais coerência com o resto do seu texto, imagino. Não sei se isso vai ser um problema, percebi agora. Razz
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios da formação educacional dos surdos. - Página 2 Empty Re: Desafios da formação educacional dos surdos.

Mensagem por MalcolnMed 7/11/2017, 6:12 am

Obrigado pelo trabalho, Hayzel ^_~ 

Esperava, ao menos, 900 nessa redação. Desde o meu 2º ano fico entre 880. Pelo visto, minha nota vai abaixar e essa foi a redação que mais gostei.
Fazer o que..
MalcolnMed
MalcolnMed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 705
Data de inscrição : 03/04/2017
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios da formação educacional dos surdos. - Página 2 Empty Re: Desafios da formação educacional dos surdos.

Mensagem por Juvenille 8/11/2017, 12:26 pm

Minha dúvida é em relação ao termo ''deficiente auditivo'', a banca vai tirar ponto por causa disso ? pq pra mim que não entendo nada de surdo, deficiência auditiva é sinônimo pra surdez ou não basta ter que saber uma porrada de coisa eu ainda tenho que saber sinônimo pra surdo ????????

Juvenille
Jedi
Jedi

Mensagens : 255
Data de inscrição : 24/01/2016
Idade : 26
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios da formação educacional dos surdos. - Página 2 Empty Re: Desafios da formação educacional dos surdos.

Mensagem por Diego A 8/11/2017, 12:53 pm

Alguns professores de redação tem argumentado que não há problema devido ao contexto em que se expõe, afinal o surdo é alguém que possui uma deficiênica auditiva.

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios da formação educacional dos surdos. - Página 2 Empty Re: Desafios da formação educacional dos surdos.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos