PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desafios da formação educacional dos surdos.

+5
Matemathiago
Thanos
AlessandroMDO
xisdaquestão
MalcolnMed
9 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Desafios da formação educacional dos surdos. Empty Desafios da formação educacional dos surdos.

Mensagem por MalcolnMed Seg 06 Nov 2017, 08:57

 Segundo a Constituição Federal de 1988 - norma vigente que rege as leis do país - toda criança possui o direito da educação de qualidade. Nesse sentido, a formação educacional dos surdos no Brasil encontra desafios, como a falta de profissionais qualificados para atendê-los e o preconceito ainda enraigado na população. Com efeito, o diálogo entre Estado e sociedade, para sanar tais dificuldades, é medida que se impõe.
   Em primeiro ligar, nas escolas não há professores suficientes para atender á demanda da língua Libras, o que acarreta na segregação dos alunos deficientes auditivos em classes especiais. Esse processo está causando atualmente a diminuição do numero de alunos surdos, ano após ano, nas escolas, segundo dados do Instituto Nacional de Educação e Pesquisas.
   Outrossim, de acordo com o cientista Albert Einstein, é mais fácil desintegrar um átomo do que desenraigar o preconceito de uma pessoa. Tal afirmativa demonstra que o cidadão surdo enfrenta, além das barreiras de natureza biológica, obstáculos também na esfera civil, ao sofrer exclusão no âmbito escolar e profissional.
   Portanto, a superação dos desafios enfrentados pelos surdos é condição necessária para se estabelecer um país genuinamente democrático. Destarte, o Governo Federal, por meio do MEC, deve qualificar profissionais que venham suprir à necessidade dos surdos, fortificando a Libras como a segunda língua do pais, difundindo por todas as escolas do território brasileiro. Além disso, o Estado deve, também por meio do Ministério, incluir palestras com médicos e psicólogos acerca da deficiência e os impactos que a exclusão possa vir gerar. Com isso, o Brasil se tornará expoente na manutenção das bases democráticas de direito, oportunidades e respeito á diversidade.




  Bom, essa foi a redação que fiz ontem.. Gostei muito de fazer, espero ter ido bem  Neutral  Alguém pode corrigir e dizer que nota seria condizente? 
  Obrigado  ❤
MalcolnMed
MalcolnMed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 705
Data de inscrição : 03/04/2017
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios da formação educacional dos surdos. Empty Re: Desafios da formação educacional dos surdos.

Mensagem por xisdaquestão Seg 06 Nov 2017, 09:46

Gostaria de fazer um comentário... apesar de ter gostado da forma como escreveu a redação, não acha que usou "demais" os textos de apoio não? não é uma crítica não, só uma observação...

xisdaquestão
Padawan
Padawan

Mensagens : 70
Data de inscrição : 03/11/2017
Idade : 35
Localização : salvador

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios da formação educacional dos surdos. Empty Re: Desafios da formação educacional dos surdos.

Mensagem por AlessandroMDO Seg 06 Nov 2017, 10:09

Não consigo avaliar gramaticalmente, já que não entendo de português, mas achei o 3º parágrafo um pouco fraco. Falou que eles sofrem preconceitos mas não especificou quais. Nesse sentido, como a Heyzel tem falado por ai, a citação do Einstein meio que pesou no parágrafo inteiro, sem corroborar tanto na argumentação.

Enfim, só minha humilde opinião
AlessandroMDO
AlessandroMDO
Jedi
Jedi

Mensagens : 436
Data de inscrição : 20/09/2016
Idade : 24
Localização : Ipuã - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios da formação educacional dos surdos. Empty Re: Desafios da formação educacional dos surdos.

Mensagem por xisdaquestão Seg 06 Nov 2017, 10:18

Pode ser que eu esteja enganado, mas essa introdução é de um dos textos nota mil de algum ano ai rs... isso deve ter poupado bastante tempo, e nem se preocupe o correto vai ler 200 redações ele nem vai perceber isso... só achei os desenvolvimentos fora de contexto dos argumentos...

A Constituição Federal de 1988 – norma de maior hierarquia no sistema jurídico brasileiro – assegura a todos a liberdade de crença. Entretanto, os frequentes casos de intolerância religiosa mostram que os indivíduos ainda não experimentam esse direito na prática. Com efeito, um diálogo entre sociedade e Estado sobre os caminhos para combater a intolerância religiosa é medida que se impõe.


Segundo a Constituição Federal de 1988 - norma vigente que rege as leis do país - toda criança possui o direito da educação de qualidade. Nesse sentido, a formação educacional dos surdos no Brasil encontra desafios, como a falta de profissionais qualificados para atendê-los e o preconceito ainda enraigado na população. Com efeito, o diálogo entre Estado e sociedade, para sanar tais dificuldades, é medida que se impõe.

xisdaquestão
Padawan
Padawan

Mensagens : 70
Data de inscrição : 03/11/2017
Idade : 35
Localização : salvador

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios da formação educacional dos surdos. Empty Re: Desafios da formação educacional dos surdos.

Mensagem por MalcolnMed Seg 06 Nov 2017, 10:29

Usei o dado das matrículas dos alunos. Acho que todos usaram, ou deveriam usar. Tema às cegas. 

Também gostaria de aprofundar o terceiro parágrafo, mas tive que enxugar o texto. Deu exatamente as 30 linhas..

Tinha feito uma outra introdução citando A Origem das Espécies, mas quis fazer de forma mais simplista usando a Constituição como base, como tantas outras pessoas usam/usaram. A última frase gosto de usar em todas redações porque sintetiza bem e traz coesão para o segundo parágrafo. 

Obrigado pelos comentários Smile
MalcolnMed
MalcolnMed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 705
Data de inscrição : 03/04/2017
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios da formação educacional dos surdos. Empty Re: Desafios da formação educacional dos surdos.

Mensagem por xisdaquestão Seg 06 Nov 2017, 10:42

MalcolnMed escreveu:Usei o dado das matrículas dos alunos. Acho que todos usaram, ou deveriam usar. Tema às cegas. 

Também gostaria de aprofundar o terceiro parágrafo, mas tive que enxugar o texto. Deu exatamente as 30 linhas..

Tinha feito uma outra introdução citando A Origem das Espécies, mas quis fazer de forma mais simplista usando a Constituição como base, como tantas outras pessoas usam/usaram. A última frase gosto de usar em todas redações porque sintetiza bem e traz coesão para o segundo parágrafo. 

Obrigado pelos comentários Smile

Exato, não dava pra virar um Machado de Assis nessa prova de ontem, tinha que ir pelo melhor caminho, no meu caso foi citar um filme mesmo (O milagre de Anne  Sullivan)... e falar sobre o aspecto escolar, como sou professor de matemática, sei das dificuldades de trabalhar com um aluno especial em uma escola publica, pois não tenho material para nada, até tinta para o piloto falta... tava morrendo de medo da parte de humanas e linguagens, ainda assim deu por gasto   36 em linguagens e 31 em humanas...

Quando a Hayzel tiver online ela deve fazer uma avaliação no modelo enem, ela sabe como proceder.

xisdaquestão
Padawan
Padawan

Mensagens : 70
Data de inscrição : 03/11/2017
Idade : 35
Localização : salvador

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios da formação educacional dos surdos. Empty Re: Desafios da formação educacional dos surdos.

Mensagem por Thanos Seg 06 Nov 2017, 11:40

Bom dia! 
A introdução ficou boa, sem citar nenhuma obra para contextualizar, pecou um pouco na originalidade... Já que citou somente a Constituição e já passou aos problemas (o que nem é problema)...
Os parágrafos de desenvolvimento foram muito curtos e no segundo, basear-se numa frase já conhecida de redação nota mil para explicar sobre o preconceito, não foi interessante, um dado concreto sobre preconceito ou argumento de autoridade seria melhor...
Já a conclusão está boa, tirando o fato da crase não existir ali... Faltou certo detalhamento, citou muito genericamente ações já conhecidas ...
A nota seria aproximadamente 840, kkk, na minha opinião... Já que a argumentação ficou comprometida, gramaticalmente não vi problemas... Mas a estrutura não está muito boa, já que a conclusão ficou muito extensa.
Thanos
Thanos
Jedi
Jedi

Mensagens : 389
Data de inscrição : 26/05/2016
Idade : 23
Localização : Goiânia - GO

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios da formação educacional dos surdos. Empty Re: Desafios da formação educacional dos surdos.

Mensagem por MalcolnMed Seg 06 Nov 2017, 12:00

Valeu Thanos, eu ficaria realmente muito decepcionado com essa nota mas.. haha
A conclusão ficou realmente extensa, isso é um problema.
Amanhã entrego pra professora de redação do cursinho, vamos ver o que ela acha Neutral
MalcolnMed
MalcolnMed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 705
Data de inscrição : 03/04/2017
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios da formação educacional dos surdos. Empty Re: Desafios da formação educacional dos surdos.

Mensagem por Matemathiago Seg 06 Nov 2017, 12:32

Malcon, no geral as redações vão vir assim mesmo:

Conclusão e introdução ótimos e déficit no desenvolvimento.

O tema desfavoreceu muito o desenvolvimento.

Diante das dificuldades geradas pelo próprio tema, acho que você ficaria com 840~ 880.
Matemathiago
Matemathiago
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1447
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 23
Localização : Vitória, ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios da formação educacional dos surdos. Empty Re: Desafios da formação educacional dos surdos.

Mensagem por Dr.Gregory House Seg 06 Nov 2017, 14:13

Olá, Malco

Usei os mesmos argumentos, claro que de maneira diferente. Pequei, porém, no desenvolvimento do segundo, por falta de tempo - manuseei-o pessimamente Mad . Também acho que o uso do estudo do INEP foi uma boa pedida para a redação.

Achei sua introdução acima da média. Seus parágrafos de desenvolvimento um pouco escassos. Sua conclusão, também, acima da média. Nesta, só não sei se é ruim colocar a União como o agente solucionador para ambos os problemas. 

A respeito da nota não tenho certeza. Com certeza acima da média, mas não acho acima de 900. Esperemos pela correção da Hayzel.

Sobre o que o Thiago disse acima, posso estar enganado, mas o modelo de redação do ENEM é que não favorece o desenvolvimento, já que é cobrado uma retomada de texto, duas soluções, explicitando-as bem, além de uma reflexão para fechar a redação. Sobre tema até dava pra falar bastante coisa.


Última edição por Dr.Gregory House em Seg 06 Nov 2017, 17:53, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Corrigindo o corretor automático do celular.)
Dr.Gregory House
Dr.Gregory House
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 136
Data de inscrição : 16/04/2017
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios da formação educacional dos surdos. Empty Re: Desafios da formação educacional dos surdos.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos