Velocidade Relativa
+5
Oziel
Adrisson Matheus
Al.Henrique
Euclides
gabriel93
9 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Velocidade Relativa
Relembrando a primeira mensagem :
O esquema representa um carretel de linha sendo puxado sem escorregamento sobre o solo plano e horizontal. No instante considerado, o ponto A da linha tem velocidade horizontal para direita, de intensidade v.
Determine nesse instante a intensidade da velocidade do ponto C , pertencente ao eixo longitudinal do cartel, em relação:
a) Ao solo
b) Ao ponto A
Estou com dificuldade no assunto. Peço que, se possível, explique passo a passo do raciocínio empregado para resolução do exercício. Obrigado!
O esquema representa um carretel de linha sendo puxado sem escorregamento sobre o solo plano e horizontal. No instante considerado, o ponto A da linha tem velocidade horizontal para direita, de intensidade v.
Determine nesse instante a intensidade da velocidade do ponto C , pertencente ao eixo longitudinal do cartel, em relação:
a) Ao solo
b) Ao ponto A
Estou com dificuldade no assunto. Peço que, se possível, explique passo a passo do raciocínio empregado para resolução do exercício. Obrigado!
Última edição por Euclides em Seg 18 Dez 2017, 15:10, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : imagem inserida por euclides)
gabriel93- Recebeu o sabre de luz
Sd Pablo O+ gosta desta mensagem
Re: Velocidade Relativa
Outra dúvida. Na letra b) eu interpretei como sendo já que a linha está sendo puxada para a direita e a velocidade do ponto C também, não deveria ser Vca = Vc + Va ?
Oziel- Estrela Dourada
Euclides- Fundador
Oziel escreveu:Outra dúvida. Na letra b) eu interpretei como sendo já que a linha está sendo puxada para a direita e a velocidade do ponto C também, não deveria ser Vca = Vc + Va ?
Estou com essa mesma dúvida e ainda não compreendi..
Editado!! Já entendi já. Havia feito uma pequena confusão.
Última edição por dd0123 em Qua 13 Mar 2019, 11:04, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : JÁ ENTENDI)
dd0123- Estrela Dourada
Oziel escreveu:Euclides eu li suas resoluções acima, mas não entendi o pq de R - r, poderia me explicar ?
CIR (centro instantâneo de rotação) pede a medida do braço de alavanca, o braço é gerado por uma reta perpendicular à velocidade, nesse caso Vc está horizontal para direita, o braço de alavanca é em pé e a medida dele é R, Va também é horizontal e a alavanca é vertical, porém a medida é R-r
.
Ninja___07- Iniciante
Jvictors021 gosta desta mensagem
Melhor Entendimento
Boa tarde pessoal, fiquei um pouco com dúvida na questão e procurei entende-la melhor e acabei encontrando um vídeo bem interessante, caso alguém tenha interesse em sanar a dúvida relacionada ao CIR ( Centro Instantâneo de Rotação) sugiro que assista o vídeo do link abaixo:
É uma abordagem bem diferente de resolução. Como o exercício é claro em seu enunciado afirmando que não há deslizamento/escorregamento se usa o ponto de contato com o solo como o CIR uma vez que sua velocidade é nula e os outros pontos giram em torno dele.
É uma abordagem bem diferente de resolução. Como o exercício é claro em seu enunciado afirmando que não há deslizamento/escorregamento se usa o ponto de contato com o solo como o CIR uma vez que sua velocidade é nula e os outros pontos giram em torno dele.
Sd Pablo O+- Iniciante
Página 2 de 2 • 1, 2