PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pilhas

2 participantes

Ir para baixo

Pilhas Empty Pilhas

Mensagem por Liss Collins Seg 02 Out 2017, 17:38

Oi amigos.. Estou com essa questão aqui:

A uma solução aquosa de sulfato de cobre de coloração azul introduz-se um prego de ferro. Após alguns minutos, nota-se, na parte externa do prego, coloração avemelhada indicando que ocorreu uma reação. Os potenciais-padrão de redução do cobre e do ferro são indicados abaixo:

Cu2+ (aq) + 2e– Pilhas WAAAMzMzGZmZu7u7kRERCIiIhAQEIiIiNzc3AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAACH5BAEAAAAALAAAAAARAAsAAAQiEMhJp6i4jswB2cBQjGRJGgbRrWzbFYcpkypyuRKIJ2obAQA7Cuº (s)    Eº= + 0,34 V
Fe3+(aq) + 3e– Pilhas WAAAMzMzGZmZu7u7kRERCIiIhAQEIiIiNzc3AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAACH5BAEAAAAALAAAAAARAAsAAAQiEMhJp6i4jswB2cBQjGRJGgbRrWzbFYcpkypyuRKIJ2obAQA7Feº (s)    Eº= + 0,04 V
Sobre a espontaneidade deste fenômeno, é correto:

a.

o íon Pilhas MISFoKDMFlwWo0PESkcqIIzCvKpE7S0B0CgAEodHcACwwrJAAMTgAEcSAJURQBeyFRfxOMNZSQNk97mZyankiNEghKDmyjJqwjngFqjiiTowiQCaWyQgwNB7ajBgQDQKcUDgMObgUloxEAOw==sofrer oxidação.

b.

o íon Pilhas CqChAAV7Fw0BcKoTBH0gAmsUqTSvlk2cm7J6AQa1OwOnuisRADs=sofrer redu ão.

c.

o cobre metálico (Pilhas KOF85KYSULKZppMDBVMJAFAZ3cJ5RSIcAZYBIDBGKz0s1kyxYlYTwo4BWJQWG4AL9hAAagCLQ6JTFDRggLVEMHANn0yMgMYwAAs8SUHeSQRN3HQF7FQdDMIEdDIYneBIIZw5dFgWVEgKOAVt5cUkXCIYZfFsyDQegFy8DOZAUcA4NDQUkFhEAOw==) transferir elétrons ao íon ferro (Pilhas CqChAAV7Fw0BcKoTBH0gAmsUqTSvlk2cm7J6AQa1OwOnuisRADs=).

d.

o íon Pilhas MISFoKDMFlwWo0PESkcqIIzCvKpE7S0B0CgAEodHcACwwrJAAMTgAEcSAJURQBeyFRfxOMNZSQNk97mZyankiNEghKDmyjJqwjngFqjiiTowiQCaWyQgwNB7ajBgQDQKcUDgMObgUloxEAOw==ser o agente oxidante.

e.

a diferença de potencial-padrão da pilha que se forma ser +0,38 V.

Minha dúvida é a seguinte: para dizer quem sofre redução (Cu2+) posso dizer que tem o potencial de redução maior e quem sofre oxidação (Fe0) possui o menor potencial de redução? Tem como descobrir analisando esse parâmetro? Ou estou confundido tudo? hahah 

Gabarito: D
Liss Collins
Liss Collins
Jedi
Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Pilhas Empty Re: Pilhas

Mensagem por MalcolnMed Seg 02 Out 2017, 17:53

Isso mesmo, Liss.
Como foi dado a equação de redução dos dois metais, aquele que tiver o maior potencial será quem irá reduzir.
Caso inverta o sinal, esse potencial passará a ser de oxidação e poderá perceber que o Ferro possui maior potencial de oxidação. 

Espero ter ajudado.
MalcolnMed
MalcolnMed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Pilhas Empty Re: Pilhas

Mensagem por Liss Collins Seg 02 Out 2017, 18:38

Consegui entender sim =D  
Valeu, Malcoln!
Liss Collins
Liss Collins