Pilhas
2 participantes
Página 1 de 1
Pilhas
Oi amigos.. Estou com essa questão aqui:
A uma solução aquosa de sulfato de cobre de coloração azul introduz-se um prego de ferro. Após alguns minutos, nota-se, na parte externa do prego, coloração avemelhada indicando que ocorreu uma reação. Os potenciais-padrão de redução do cobre e do ferro são indicados abaixo:
Cu2+ (aq) + 2e– Cuº (s) Eº= + 0,34 VFe3+(aq) + 3e– Feº (s) Eº= + 0,04 V
Sobre a espontaneidade deste fenômeno, é correto:
a.
o íon sofrer oxidação.
b.
o íon sofrer redu ão.
c.
o cobre metálico () transferir elétrons ao íon ferro ().
d.
o íon ser o agente oxidante.
e.
a diferença de potencial-padrão da pilha que se forma ser +0,38 V.
Minha dúvida é a seguinte: para dizer quem sofre redução (Cu2+) posso dizer que tem o potencial de redução maior e quem sofre oxidação (Fe0) possui o menor potencial de redução? Tem como descobrir analisando esse parâmetro? Ou estou confundido tudo? hahah
Gabarito: D
Liss Collins- Jedi
Re: Pilhas
Isso mesmo, Liss.
Como foi dado a equação de redução dos dois metais, aquele que tiver o maior potencial será quem irá reduzir.
Caso inverta o sinal, esse potencial passará a ser de oxidação e poderá perceber que o Ferro possui maior potencial de oxidação.
Espero ter ajudado.
Como foi dado a equação de redução dos dois metais, aquele que tiver o maior potencial será quem irá reduzir.
Caso inverta o sinal, esse potencial passará a ser de oxidação e poderá perceber que o Ferro possui maior potencial de oxidação.
Espero ter ajudado.
MalcolnMed- Mestre Jedi
Re: Pilhas
Consegui entender sim =D
Valeu, Malcoln!
Valeu, Malcoln!
Liss Collins- Jedi
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos