PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Geometria plana e espacial /pirâmides

2 participantes

Ir para baixo

Geometria plana e espacial /pirâmides  Empty Geometria plana e espacial /pirâmides

Mensagem por Krla Sex 08 Set 2017, 18:01

Uma pirâmide de arestas medindo 3 cm tem em seu ponto A uma formiga que deseja ir pela superfície até o ponto B.

Geometria plana e espacial /pirâmides  20170918


Qual a menor distância de A ate B que a formiga pode percorrer? Gabarito raiz de sete
Gente eu pensei que como a restrição é que a formiga vá pela superficie eu poderia traçar uma reta de A a um ponto diametralmente a frente de A e depois desse ponto ir até B, mas deu deu gabarito raiz de sete. Alguem me ajuda!? Embarassed

Krla
Jedi
Jedi

Mensagens : 367
Data de inscrição : 15/05/2016
Idade : 27
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Geometria plana e espacial /pirâmides  Empty Re: Geometria plana e espacial /pirâmides

Mensagem por Elcioschin Sex 08 Set 2017, 22:32

Sejam

N, N os vértices esquerdo e direito da aresta inferir frontal e P, Q os vértices direito e esquerdo inferior traseiro.

Desenhe, no plano, as faces MVN e PVN sendo VN a aresta comum de ambas. Trace a reta AB

M^VN = P^VN = 60º ---> M^VP = A^VB = 120º

Teorema dos cossenos no triângulo AVP:

AB² = AV² + BV² - 2.AV.BV.cosA^VB ---> AB² = 2² + 1² - 2.2.1.(-1/2) ---> AB = √7
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71793
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Geometria plana e espacial /pirâmides  Empty Re: Geometria plana e espacial /pirâmides

Mensagem por Krla Sáb 09 Set 2017, 04:46

Muito obrigada Elcioschin! Consegui entender!!Wink

Krla
Jedi
Jedi

Mensagens : 367
Data de inscrição : 15/05/2016
Idade : 27
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Geometria plana e espacial /pirâmides  Empty Re: Geometria plana e espacial /pirâmides

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos