PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gravidez na adolescência

2 participantes

Ir para baixo

Gravidez na adolescência Empty Gravidez na adolescência

Mensagem por AprovaçãoE Sex Ago 11 2017, 12:21

Tema: Gravidez na adolescência


- A Gravidez na adolescência ocorre ainda com muita frequência , apesar de hoje termos acesso á informações sobre métodos contraceptivos e de alertas e campanhas pela televisão , jornais , internet e outros meios mediáticos ; A gravidez precoce ainda se encontra bem presente na realidade brasileira  especialmente entre famílias mais pobres e humildes. Uma gravidez desejada pode ser uma benção para um casal , porém quando ela não é desejada e precoce como no caso da gravidez na adolescência pode ser um verdadeiro pesadelo tanto para a adolescente quanto para o bebê. Nesta fase , a falta de perspectiva de si próprio e do nascituro se acentuam , levando muitas adolescentes ao desespero e/ou depressão. O medo de não serem aceitas pela família e de serem julgadas por seus familiares e conhecidos se tornam bem presentes , levando muitas á tentarem resolver a situação sem envolver familiares o que leva em muitos casos na questão do aborto clandestino o que pode gerar diversos riscos para as mulheres  inclusive de falecimento.

-O Brasil infelizmente não possuem um controle de natalidade e planejamento familiar eficientes. Assuntos como educação sexual ainda estão começando a serem discutidos nos ambientes educativos , colégios e palestras infantis públicas. A gravidez na adolescência se perpetua assim principalmente em famílias com menor planejamento familiar e financeiro ,  ou seja a gravidez na adolescência ocorre em sua maioria em seio familiares mais pobres e menos esclarecidos.
As causas da gravidez são as mais diversas , vão além de fatores familiares e de ordem educacional , muitas vezes o adolescente não se cuida como se deve adotando os meios necessários de preservação e proteção por achar que não vai acontecer com eles , que é só uma vez ou porque estão muito afoitos para terem relação sexuais , e em muitos desses casos acabam que desencadeando uma gravidez indesejável haja visto que o adolescente não tem condições emocionais e psicológica e muito menos estrutura financeira para arcar com as responsabilidades de se criar e educar uma criança , além de se prejudicarem em seus próprios estudos e perspectivas profissionais.

- Segundo dados do IBGE de 2007-2010 o índice de gravidez na adolescência se expressa mais significativamente na faixa etária de 15 e 19 anos , com mais de 400 mil casos registrados. Embora dados atuais reflitam uma maior conscientização e diminuição de abortos na adolescência e juventude , a realidade da gravidez na adolescência ainda é um fato bem vivenciado e enraizado , principalmente em famílias menos esclarecidas e mais pobres de comunidades mais carentes e desassistidas. O risco de uma gravidez na adolescência são diversos , vão além de problemas hormonais e em muitos casos se manifestam fisicamente em formas de doenças e/ou depressão. Além dos riscos para a gestantes , existem vários outros fatores de complicações em uma gravidez não planejada e  que não é constantemente acompanhada , como abortos espontâneos , parto prematuro , dificuldade de amamentação , alimentação além também de até mesmo doenças sexualmente  transmissíveis que podem afetar até mesmo o nascituro.

Portanto , é sé necessário combater essa realidade vivida por muitas jovens , principalmente de famílias carentes e mais pobres , com programas educativos em que se ensinem e mostrem os métodos de prevenção , contraceptivos e de proteção na hora do sexo , além de palestras e eventos de conscientização sobre os perigos do sexo e gravidez na adolescência , alertando o jovem sobre os riscos e de como se prevenirem. O Apoio dos familiares também se demonstram imprescindíveis , visto que muitas adolescentes ficam com medo de contar aos seus pais por medo de serem julgadas ou até serem expulsas de casa ou em alguns casos até mesmo de serem violentadas , dessa forma , o apoio emocional e aconselhamento por parte dos familiares o são de vital importância para o maior entendimento e aceitação da gravidez. O apoio por parte de ONGS e de órgãos governamentais de educação e do adolescentes e correlatados devem se fazer presentes  por meios de campanhas e de doações de camisinhas , remédios e métodos contraceptivos , além de palestras de orientação e aconselhamentos para jovens adolescentes em comunidades mais carentes e em colégios públicos , dessa forma o número de gravidez indesejadas na adolescência e juventude se tornarão cada vez mais escassos , desenraizando essa realidade da vida de muitas adolescentes e jovens mulheres.

AprovaçãoE
Padawan
Padawan

Mensagens : 72
Data de inscrição : 02/06/2017
Idade : 25
Localização : Bahia , Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Gravidez na adolescência Empty Re: Gravidez na adolescência

Mensagem por AprovaçãoE Seg Ago 14 2017, 09:51

UP!

AprovaçãoE
Padawan
Padawan

Mensagens : 72
Data de inscrição : 02/06/2017
Idade : 25
Localização : Bahia , Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Gravidez na adolescência Empty Re: Gravidez na adolescência

Mensagem por AprovaçãoE Qui Ago 17 2017, 22:07

UP²
Alguém  Question

AprovaçãoE
Padawan
Padawan

Mensagens : 72
Data de inscrição : 02/06/2017
Idade : 25
Localização : Bahia , Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Gravidez na adolescência Empty Re: Gravidez na adolescência

Mensagem por jorgejhsg Qui Ago 17 2017, 23:21

Vou te dar dicas simples. 

Introdução: Seja direto e breve. Introduza o tema, se possível faça uma assimilação com seu conhecimento sociocultural e defina seu posicionamento. Não precisa de mais nada, é simples. 

Desenvolvimento: Problematize, prove que o problema existe através de estatísticas, teses filosóficas, sociológicas, análises histórias e etc. O corretor espera argumentos diretos e coesos com o tema.

Conclusão: Você precisa deixar claro, quem faz, o que faz e como faz. Eu recomendo 3 agentes atuantes. Exemplo: Escolas, Unidades básicas de Saúde e Assistência Social Municipal. Seja específico quanto ao agente. 

Competências 1 e 4.
Cuidado com as vírgulas.
Varie as conjunções, busque uma tabela no Google e use quando estiver produzindo um texto. 
Busque sinônimos para tornar seu texto mais linear e menos cansativo, evite repetir palavras em períodos e orações próximas. 

Competências 2 e 3
Evite defender ou apontar fatores que não são comprovados através do seu embasamento lógico ou sociocultural. Essa exposição desvaloriza seu texto, pois dá a entender que as ideias estão soltas e desconexas.(Segundo Parágrafo)
Evite repetir ideias que já foram ditas, isso deixa o texto pobre.

Cuidado com o gênero argumentativo, você não precisa se incluir no texto, evite a primeira pessoa do singular e do plural. 

No geral, o fator mais é importante é optimizar, ser mais direto, deixar as ideias mais claras e menos repetitivas. Menos é mais. Bons estudos!

jorgejhsg
Iniciante

Mensagens : 45
Data de inscrição : 28/03/2013
Idade : 28
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Gravidez na adolescência Empty Re: Gravidez na adolescência

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos