PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão da Universidade de Salvador-BA

+3
Krepp
Hikimaru
Alexaxandre
7 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Questão da Universidade de Salvador-BA - Página 2 Empty Questão da Universidade de Salvador-BA

Mensagem por Alexaxandre Ter 30 maio 2017, 16:24

Relembrando a primeira mensagem :

Um grupo de dez turistas, dos quais apenas dois eram motoristas, ao chegar a uma cidade, alugou dois carros de passeio de modelos diferentes. O número de modos distintos em que o grupo pode ser dividido, ficando cinco pessoas em cada carro, não podendo os dois motoristas ficarem no mesmo carro, é
igual a:
a) 35
b) 48
c) 70
d) 140
e) 280

Gabarito: E

Alexaxandre
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 26/05/2017
Idade : 26
Localização : Manaus-AM, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo


Questão da Universidade de Salvador-BA - Página 2 Empty Re: Questão da Universidade de Salvador-BA

Mensagem por Nickds12 Qua 03 Mar 2021, 00:18

8 turistas no primeiro carro foi apenas uma expressão. Porque no primeiro carro você pega 8 turistas tomados 4 a 4. Escolhi 4 dentre os 8. Ou escolhi dentre os 8.

E resta o colega falar o que achou dessa explicação.

Nickds12
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 577
Data de inscrição : 31/08/2019
Idade : 26
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Questão da Universidade de Salvador-BA - Página 2 Empty Re: Questão da Universidade de Salvador-BA

Mensagem por FelipeFBA Qua 03 Mar 2021, 10:51

Elcio, não concordo na parte em que você fala: duas possibilidades para saber em qual carro os 4 turistas vão. E isso vem de outras questões que eu fiz que tinham praticamente a mesma pergunta mas não aplicaram esse raciocínio para a resposta correta. 
Exemplo:
   -UFSC Num camping existem 2 barracas disponíveis. O
número de modos como se pode
alojar 6 turistas, ficando 3 em cada uma, é:
Spoiler:
Nesse caso, temos C6,3.C3,3= 20 . 1= 20
Então, 20 possibilidades para a primeira barraca e uma para segunda. E o gabarito bate. Seguindo o seu raciocínio que eu pontuei acima, seria possível considerar esses 20 tanto na primeira barraca quanto na segunda, o que resultaria em 40.
Esse exercício leva a mesma lógica:
   -Mackenzie-SP 6 refrigerantes diferentes devem ser
distribuídos entre 2 pessoas, de modo
que cada pessoa receba 3 refrigerantes. O número de
formas de se fazer isso é:
Spoiler:
Na minha mente, a única possibilidade do resultado ser 280 é se os carros não forem ocupados simultaneamente, porque, nesse caso, seriam C8,4(70) possibilidades para um carro e para o outro, o que daria 140. Como são dois motoristas, multiplicamos por 2 e temos 280. Mas a questão dá a entender que isso ocorre simultaneamente, assim como ocorre nessas 2 questões que eu coloquei acima, e que se seguida a mesma lógica, a resposta da pergunta em questão seria 140.

FelipeFBA
Jedi
Jedi

Mensagens : 281
Data de inscrição : 10/02/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Questão da Universidade de Salvador-BA - Página 2 Empty Re: Questão da Universidade de Salvador-BA

Mensagem por Elcioschin Qua 03 Mar 2021, 22:00

Cuidado ao comparar questões.

Na questão postada:

1) Existem dois motoristas diferentes: Abel (A) e Bruno (B)

2) Existem dois carros diferentes: cor prata (P) e cor vermelha (V)


Vamos distribuir os dois motoristas. Existem 2 modos:

1) Mot. A no carro P e mot. B no carro V
2) Mot. A no carro V e mot. B no carro P

Restam 8 turistas para serem acomodados 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

Vamos escolher 4 deles, por exemplo 1, 2, 3, 4
Existem 2 possibilidades:

I) 1, 2, 3, 4 no carro prata e 5, 6, 7, 8 no carro vermelho
II) 1, 2, 3, 4 no carro vermelho e 5, 6, 7, 8 no carro prata

Fazendo a conta total ---> n = 2.70.2 ---> n = 280

E um detalhe: o gabarito postado é 280
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71757
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Questão da Universidade de Salvador-BA - Página 2 Empty Re: Questão da Universidade de Salvador-BA

Mensagem por FelipeFBA Qua 03 Mar 2021, 23:16

Elcio, entendi perfeitamente o que disse e você está me ajudando. Mas ainda tenho dúvidas e vou tentar explicá-las melhor e peço que, por favor, me ajude.
Eu montei um outro exemplo parecido, mas com uma amostra menor, para fazer uma demonstração.
Ao invés de serem 10 turistas, são seis e cada carro tem 3 lugares. Dois deles são motoristas, então temos 4 que vão ser os passageiros. Assim, como um motorista vai ocupar um assento, sobram 2 para os passageiros
Dessa forma, C4,2 . C2,2 --> 6.1= 6
Então temos 6 possibilidades diferentes deles ficarem alocados nos carros(sem ainda considerar os motoristas)
Demonstrando: Vamos supor que os 4 passageiros são ABCD
Carro Prata(p)    :    Carro Vermelho(v)
-AB                   ->    -CD
-AC                   ->    -BD
-AD                   ->    -CB
-BC                   ->    -AD
-BD                   ->    -AC
-CD                   ->    -AB
Essas são as 6 possibilidades de eles ficarem nos carros carro. Considerando que os motoristas possam trocar de carro, então teriamos o dobro de possibilidades, ou seja, 6.2=12.
Concordo com toda sua resolução, menos a parte final 
''Existem 2 possibilidades:

I) 1, 2, 3, 4 no carro prata e 5, 6, 7, 8 no carro vermelho
II) 1, 2, 3, 4 no carro vermelho e 5, 6, 7, 8 no carro prata''


Acredito que isso seria como dizer o seguinte:
Existem 2 possibilidades

I) AB no carro prata e CD no carro vermelho
II) AB no carro vermelho e CD no carro prata

Porém, essas duas possibilidades, na minha demonstração análoga à situação da questão, representam parte de todas as 6 possibilidades que eu demonstrei, não necessitando da multiplicação por dois(pois as duas fazem parte do espaço amostral).
Falando de maneira mais específica, o que eu quero dizer é que
1234 no carro prata e 5678 no carro vermelho
e 1234 no carro vermelho e 5678 no carro prata
fazem parte das 70 possibilidades calculadas por C8,4.C4,4, não sendo necessária a multiplicação por dois. A única multiplicação por dois que eu enxergo como sendo necessária é a da troca de motoristas.

Eu tenho ciência que o gabarito da questão é 280. Porém, já vi muitas questões com gabarito errado e creio que talvez essa seja uma delas. Análise combinatória é uma matéria que é muito complicada para mim e estou me esforçando para entendê-la melhor. Esse tipo de dúvida, que eu tenho dificuldade de entender, me faz quebrar a cabeça e compreender melhor o que é necessário. Por isso, agradeço a oportunidade de discuti-la com você e espero chegar a um entendimento.
Qualquer outra pessoa que tenha algo de útil a acrescentar aqui, eu também agradeço.

FelipeFBA
Jedi
Jedi

Mensagens : 281
Data de inscrição : 10/02/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Questão da Universidade de Salvador-BA - Página 2 Empty Re: Questão da Universidade de Salvador-BA

Mensagem por Mateus Meireles Ter 09 Mar 2021, 12:50

Olá, Felipe

Segue a resolução final corrigida: https://pir2.forumeiros.com/t133039p20-questao-da-universidade-de-salvador-ba#623603




Não sei se você ainda está travado nesse problema.. mas vou tentar te ajudar com alguma coisa.

O grande lance da Análise Combinatória é tentar entender o significado das fórmulas e o que elas representam. Por exemplo, quando escrevemos C(4,2), combinação de quatro escolhe dois, estamos simplesmente contando de quantas maneiras podemos escolher dois elementos distintos dentre quatro elementos distintos disponíveis.

Como você bem exemplificou, supondo que os elementos são A, B, C, D, há 6 modos de isso ser feito:

1- {A,B}
2- {A,C}
3- {A,D}
4- {B,C}
5- {B,D}
6- {C,D}

E, automaticamente, é formado, em cada casa, outro conjunto com os elementos não escolhidos:

1- {C,D}
2 - {B,D}
3- etc.
4- ..
5- ..
6- ..

Ou seja, no problema postado nesse tópico, quando escrevemos C(8,4), estamos simplesmente formando um grupo de quatro pessoas. Depois disso, a gente vai formar o outro grupo (que na verdade já é formado automaticamente quando formamos o primeiro). Isso pode ser feito de C(4,4). Como apenas formamos esses grupo, ainda não está determinado para qual carro cada grupo irá, e muito menos com qual motorista irão ficar.

Há 2 modos de decidir qual grupo irá ficar com o carro prata (tanto faz a cor do carro, apenas para exemplificar e ficar mais fácil de entender), e daí 1 modo do outro grupo escolher o carro preto (há apenas uma possibilidade para o segundo grupo, pois algum carro já foi escolhido anteriormente). Da mesma forma, há 2 modos de decidir qual grupo irá ficar com o motorista 1 e, em consequência, 1 modo do outro grupo escolher seu motorista.

A resposta, realmente, é C(8,4) (escolha do primeiro grupo de quatro pessoas) vezes C(4,4) (escolha do segundo grupo de quatro pessoas) vezes 2 (modos de escolher o motorista do primeiro grupo) vezes 1 (modos de escolher o motorista do segundo grupo) vezes 2 (modos de escolher o carro do grupo 1) vezes 1 (modos de escolher o carro do segundo grupo = 280.



Espero que ajude você em algo.

Abs.


Última edição por Mateus Meireles em Sex 12 Mar 2021, 11:30, editado 1 vez(es)

____________________________________________
Links úteis:

Regras do fórum |

Como colocar imagens nas mensagens |

Como inserir códigos LaTex nas mensagens |



“A dedicação é a mãe da boa sorte.”
Mateus Meireles
Mateus Meireles
Matador
Matador

Mensagens : 763
Data de inscrição : 14/07/2018
Idade : 27
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Questão da Universidade de Salvador-BA - Página 2 Empty Re: Questão da Universidade de Salvador-BA

Mensagem por FelipeFBA Qua 10 Mar 2021, 22:46

Ajudou sim. Muito obrigado. Mas se puder me esclarecer quanto à demonstração, agradeço.
Bem, vamos supor, para facilitar, o exemplo que eu criei com 4 passageiros ABCD.


Questão da Universidade de Salvador-BA - Página 2 Img_2014

Fiz um desenho e encontrei apenas 12 combinações diferentes. Segundo a lógica apresentada, o total de combinações seriam 24.
C4,2.C2,2 . 2 . 2= 24
Onde estariam as outras 12 combinações, para totalizar 24?
A única possibilidade que vejo de existirem 24 combinações seria se contássemos cada carro isoladamente. Contudo, como apresentado pelo meu esboço, AB no carro prata significa CD no vermelho e para resultar em 24, teríamos que considerar isso como duas coisas diferentes, mas na verdade são uma coisa só.
Veja bem a pergunta: ''O número de modos distintos em que o grupo pode ser dividido'' AB no carro prata e CD no vermelho representa um modo apenas.
Não consegui montar na minha mente qualquer possibilidade da resposta ser 24(nesse minha demonstração, é o equivalente a 280)
Se alguém conseguir demonstrar pra mim, nesse exemplo que eu criei, 24 diferentes combinações, eu agradeço imensamente, pois foi, de mais de cem questões de análise combinatória que fiz recentemente, a única que eu não consegui entender perfeitamente. Ou a resposta certa é 140 e eu estou correto, ou a resposta certa é 280 e eu realmente não consegui entender o que está ocorrendo.
Lembrando que o motivo de eu ter criado outro exemplo análogo ao da questão apresentada, foi para facilitar a demonstração e entender melhor a situação. Qualquer um que estiver disposto a ajudar eu agradeço.


Última edição por FelipeFBA em Qua 10 Mar 2021, 23:03, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : .)

FelipeFBA
Jedi
Jedi

Mensagens : 281
Data de inscrição : 10/02/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Questão da Universidade de Salvador-BA - Página 2 Empty Re: Questão da Universidade de Salvador-BA

Mensagem por Mateus Meireles Qui 11 Mar 2021, 10:40

Olá, Felipe.

Segue a resolução final corrigida: https://pir2.forumeiros.com/t133039p20-questao-da-universidade-de-salvador-ba#623603





Não há problema. Seguem os casos:

m1 = motorista 1
m2 = motorista 2

P = carro preto
V = carro vermelho

| m1 | m2 |
|--P--|--V--|
| AB | CD |
| AC | BD |
| AD | BC |
| BC | AD |
| BD | AC |
| CD | AB |

| m2 | m1 |
|--P--|--V--|
| AB | CD |
| AC | BD |
| AD | BC |
| BC | AD |
| BD | AC |
| CD | AB |

| m1 | m2 |
|--V--|--P--|
| AB | CD |
| AC | BD |
| AD | BC |
| BC | AD |
| BD | AC |
| CD | AB |

| m2 | m1 |
|--V--|--P--|
| AB | CD |
| AC | BD |
| AD | BC |
| BC | AD |
| BD | AC |
| CD | AB |


Última edição por Mateus Meireles em Sex 12 Mar 2021, 11:31, editado 2 vez(es)

____________________________________________
Links úteis:

Regras do fórum |

Como colocar imagens nas mensagens |

Como inserir códigos LaTex nas mensagens |



“A dedicação é a mãe da boa sorte.”
Mateus Meireles
Mateus Meireles
Matador
Matador

Mensagens : 763
Data de inscrição : 14/07/2018
Idade : 27
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Questão da Universidade de Salvador-BA - Página 2 Empty Re: Questão da Universidade de Salvador-BA

Mensagem por Mateus Meireles Qui 11 Mar 2021, 10:43

Segue a resolução final corrigida: https://pir2.forumeiros.com/t133039p20-questao-da-universidade-de-salvador-ba#623603




Já adianto que você mesmo não viu bem a pergunta: "O número de modos distintos em que o grupo pode ser dividido, ficando cinco pessoas em cada carro, .. "


FelipeFBA escreveu:Ajudou sim. Muito obrigado. Mas se puder me esclarecer quanto à demonstração, agradeço.

Veja bem a pergunta: ''O número de modos distintos em que o grupo pode ser dividido'' AB no carro prata e CD no vermelho representa um modo apenas.


Isso seria verdade se, e só se, quiséssemos:

1) Dividir as pessoas em grupos (apenas dividi-las)

2) Os carros fossem do mesmo modelo.

O problema não se resume a dividir as pessoas em grupos (1ª possibilidade), pois elas serão arranjadas (organizadas, colocadas, etc) nos carros, que são diferentes entre si. Por isso, esses casos devem ser contados como distintos.

Pelo menos foi essa minha interpretação.


Abs.


Última edição por Mateus Meireles em Sex 12 Mar 2021, 11:31, editado 1 vez(es)

____________________________________________
Links úteis:

Regras do fórum |

Como colocar imagens nas mensagens |

Como inserir códigos LaTex nas mensagens |



“A dedicação é a mãe da boa sorte.”
Mateus Meireles
Mateus Meireles
Matador
Matador

Mensagens : 763
Data de inscrição : 14/07/2018
Idade : 27
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Questão da Universidade de Salvador-BA - Página 2 Empty Re: Questão da Universidade de Salvador-BA

Mensagem por FelipeFBA Qui 11 Mar 2021, 11:52

Então, no caso do exemplo das barracas que eu citei anteriormente, esse raciocínio não é levado em conta pelas barracas serem iguais?
''UFSC Num camping existem 2 barracas disponíveis. O
número de modos como se pode
alojar 6 turistas, ficando 3 em cada uma, é:''

FelipeFBA
Jedi
Jedi

Mensagens : 281
Data de inscrição : 10/02/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Questão da Universidade de Salvador-BA - Página 2 Empty Re: Questão da Universidade de Salvador-BA

Mensagem por Mateus Meireles Qui 11 Mar 2021, 16:03

Olá, novamente, Felipe.

O problema das barracas não está bem escrito.. pois não é dito se as barras são ou não iguais entre si, e isso muda a resposta.

Eu, pela experiência que tenho com problemas de Análise Combinatória, iria considerá-las iguais. Mas não há nada explícito que justifique isso.

E daí a resposta seria C(6,3)/2!

Sim, é preciso dividir por 2!, pois é divisão em grupos.. Mas a gente já tá poluindo o tópico com outro problema.. Coloque no google "divisão em grupos mateus meireles pir2" deve aparecer algo sobre o assunto. (o motivo de ser preciso dividir por 2!)

Nota:

Caso seja um problema objetivo, é possível a gente saber o que o elaborador do problema queria que a gente pensasse no momento da resolução, mas não procurei o problema original e nem irei..

Abs.

____________________________________________
Links úteis:

Regras do fórum |

Como colocar imagens nas mensagens |

Como inserir códigos LaTex nas mensagens |



“A dedicação é a mãe da boa sorte.”
Mateus Meireles
Mateus Meireles
Matador
Matador

Mensagens : 763
Data de inscrição : 14/07/2018
Idade : 27
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Questão da Universidade de Salvador-BA - Página 2 Empty Re: Questão da Universidade de Salvador-BA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos