PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação FUVEST 2016

Ir para baixo

Redação FUVEST 2016 Empty Redação FUVEST 2016

Mensagem por Ferrazini Seg 02 Jan 2017, 11:30

Tema: http://www1.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/fuvest/fuvest2016_2fase.asp?img=0101

Tempo: 1h 50 min


Homem imperfeito


  O homem é imperfeito, e aquilo que mais retrata tal imperfeição são, segundo Allan Kardec, seus interesses pessoais. Utopia não deixa de ser um interesse pessoal daquele que a cria, pois ele confia cegamente nesse suposto estado de perfeição, como se isso fosse o melhor para todos.
  
Thomas Hobbes escreveu que "O homem é o lobo do próprio homem". Essa máxima indica que é impossível o fruto da convivência entre seres imperfeitos ser a perfeição. Se alcançar o perfeito é impossível, acreditar em utopias é um ato de ignorância e nocivo para a sociedade. As tentativas de implantação de sociedades utópicas, como o nazismo e o comunismo no século XX, trouxeram milhares de mortes e graves feridas para a humanidade.
  
A utopia cega as pessoas, fazendo com que os utopistas prejudiquem aqueles que estão ao seu redor, porque aquilo que é bom para alguém não necessariamente o será para outrem. O pensamento dogmático católico, na era medieval, era único e monopolista de todo o conhecimento existente. A igreja, por se basear em utopias, e ter a ilusão de que aquilo era perfeito, não aceitava pensamentos contrários ao dela, e, por conta disso, houve uma estagnação em relação à evolução da sociedade por alguns séculos, nos quais muitas pessoas foram perseguidas e mortas.

Deve-se buscar a resolução dos problemas sociais através do racionalismo e não do dogmatismo proposto pelos utopistas. Após os sombrios séculos medievais, vieram as eras dos renascimentos e das luzes, nas quais a humanidade pode progredir novamente, pautando-se na realidade, no mundo sensível e não no inteligível. O pensamento utópico não faz com que a sociedade avance, esse papel é exercido pelo pensamento racional, no qual se usa a capacidade intelectual, de se pensar racionalmente, e não de sonhar, consciente de que o homem imperfeito jamais alcançará a perfeição, mas pode tentar melhorar sempre. 
Ferrazini
Ferrazini
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 272
Data de inscrição : 04/07/2015
Idade : 26
Localização : São Paulo

https://vestibularemcasa.wixsite.com/vestibularemcasa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos