Intolerância religiosa - Redação Enem 2016
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Intolerância religiosa - Redação Enem 2016
Obrigado desde já a quem puder corrigir. PS: escrevi "World Trade Center" errado na redação final, espero que não dê em nada kk
Desde a antiguidade, a religião participa da formação moral e cultural do homem, consumando-se em um dos pilares da sociedade. A despeito disso, vê-se, corriqueiramente, a falta de respeito à diversidade religiosa, fator este que acaba por desvalorizar tanto a crença, enquanto importante aspecto da identidade humana, quanto o indivíduo, enquanto cidadão merecedor de respeito.
É preciso considerar, antes de tudo, as motivações sociais para a ocorrência desta espécie de discriminação, que ganharam mais força na contemporaneidade. De acordo com pesquisas da Secretaria dos Direitos Humanos, a maioria das denúncias de intolerância religiosa parte das comunidades praticantes de religiões afro-brasileiras, clarificando uma relação com o preconceito racial, infortúnio tão recorrente na história da humanidade e ainda presente nos dias de hoje, em razão da inadequada progressão da educação e da cultura.
Além disso, a celeuma da intolerância religiosa é também influenciada pelo direcionamento político e econômico. No século XXI, vários conflitos eclodiram entre povos muçulmanos e o Ocidente, como o atentado ao World Trading Center, no dia 11 de setembro de 2001. A partir daquele momento, criou-se um estigma de intolerância e ódio no mundo ocidental, sem a sensibilidade social que permite reconhecer a violência como uma medida ineficaz contra o radicalismo, mesmo porque a ação violenta muitas vezes procede uma primeira atitude de desrespeito à cultura e à religião, à exemplo da política intervencionista norte americana.
Dessa forma, medidas são necessárias para a resolução do impasse. De acordo com o filósofo Immanuel Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele. Assim sendo, o Ministério da Educação deve instituir na grade curricular do Ensino Fundamental uma disciplina similar à de Religião, mas que contemple a historicidade e importância das várias vertentes teológicas. São necessárias, também, medidas paliativas do Estado, como o monitoramento dos locais de culto e manifestações religiosas, e a disposição do meio civil para se reunir em grupos de bairros e realizar seminários públicos, com o fito de conscientizar a população sobre a intolerância religiosa no mundo e sua repercussão no Brasil.
Desde a antiguidade, a religião participa da formação moral e cultural do homem, consumando-se em um dos pilares da sociedade. A despeito disso, vê-se, corriqueiramente, a falta de respeito à diversidade religiosa, fator este que acaba por desvalorizar tanto a crença, enquanto importante aspecto da identidade humana, quanto o indivíduo, enquanto cidadão merecedor de respeito.
É preciso considerar, antes de tudo, as motivações sociais para a ocorrência desta espécie de discriminação, que ganharam mais força na contemporaneidade. De acordo com pesquisas da Secretaria dos Direitos Humanos, a maioria das denúncias de intolerância religiosa parte das comunidades praticantes de religiões afro-brasileiras, clarificando uma relação com o preconceito racial, infortúnio tão recorrente na história da humanidade e ainda presente nos dias de hoje, em razão da inadequada progressão da educação e da cultura.
Além disso, a celeuma da intolerância religiosa é também influenciada pelo direcionamento político e econômico. No século XXI, vários conflitos eclodiram entre povos muçulmanos e o Ocidente, como o atentado ao World Trading Center, no dia 11 de setembro de 2001. A partir daquele momento, criou-se um estigma de intolerância e ódio no mundo ocidental, sem a sensibilidade social que permite reconhecer a violência como uma medida ineficaz contra o radicalismo, mesmo porque a ação violenta muitas vezes procede uma primeira atitude de desrespeito à cultura e à religião, à exemplo da política intervencionista norte americana.
Dessa forma, medidas são necessárias para a resolução do impasse. De acordo com o filósofo Immanuel Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele. Assim sendo, o Ministério da Educação deve instituir na grade curricular do Ensino Fundamental uma disciplina similar à de Religião, mas que contemple a historicidade e importância das várias vertentes teológicas. São necessárias, também, medidas paliativas do Estado, como o monitoramento dos locais de culto e manifestações religiosas, e a disposição do meio civil para se reunir em grupos de bairros e realizar seminários públicos, com o fito de conscientizar a população sobre a intolerância religiosa no mundo e sua repercussão no Brasil.
Última edição por lvninja08 em Qui 08 Dez 2016, 17:14, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Espaço entre parágrafos)
lvninja08- Iniciante
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Re: Intolerância religiosa - Redação Enem 2016
Correção extremamente amadora e de confiabilidade discutível, ok?
Obs.: não atribuirei nota.
Parece-me que o tema é intolerância religiosa no mundo. No Brasil, não há intolerância religiosa, apenas uma espécie de "abalo sísmico" oriunda do restante do mundo?
Obs.: não atribuirei nota.
As pessoas têm que ter disposição? Não seria melhor dizer que o Governo deve disponibilizar locais apropriados para que as pessoas possam se reunir?Desde a antiguidade, a religião participa da formação moral e cultural do homem, consumando-se em um dos pilares da sociedade. A despeito disso, vê-se, corriqueiramente, no Brasil, a falta de respeito à diversidade religiosa, fator este que acaba por desvalorizar tanto a crença, enquanto importante aspecto da identidade humana, quanto o indivíduo, enquanto cidadão merecedor de respeito.
É preciso considerar, antes de tudo, as motivações sociais para a ocorrênciadestadessa espécie de discriminação, que ganharam mais força na contemporaneidade. De acordo com pesquisas da Secretaria dos Direitos Humanos, a maioria das denúncias de intolerância religiosa partem das comunidades praticantes de religiões afro-brasileiras, clarificando uma relação com o preconceito racial, infortúnio tão recorrente na história da humanidade e ainda presente nos dias de hoje, em razão da inadequada progressão da educação e da cultura.
Além disso, a celeuma da intolerância religiosa é também influenciada pelo direcionamento político e econômico. No século XXI, vários conflitos eclodiram entre povos muçulmanos e o Ocidente, como o atentado ao World Trading Center, no dia 11 de setembro de 2001. A partir daquele momento, criou-se um estigma de intolerância e ódio no mundo ocidental, sem a sensibilidade social que permita reconhecer a violência como uma medida ineficaz contra o radicalismo, mesmo porque a ação violenta muitas vezes procede uma primeira atitude de desrespeito à cultura e à religião, à exemplo da política intervencionista norte-americana. [ E onde o Brasil fica nessa história? ]
Dessa forma, medidas são necessárias para a resolução do impasse. De acordo com o filósofo Immanuel Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele. Assim sendo, o Ministério da Educação deve instituir na grade curricular do Ensino Fundamental, uma disciplina similar à de Religião, mas que contemple a historicidade e a importância das várias vertentes teológicas. São necessárias, também, medidas paliativas do Estado, como o monitoramento dos locais de culto e manifestações religiosas, e a disposição do meio civil para se reunir em grupos de bairros e realizar seminários públicos, com o fito de conscientizar a população sobre a intolerância religiosa no mundo e sua repercussão no Brasil.
Parece-me que o tema é intolerância religiosa no mundo. No Brasil, não há intolerância religiosa, apenas uma espécie de "abalo sísmico" oriunda do restante do mundo?
_Arthur_- Mestre Jedi
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Re: Intolerância religiosa - Redação Enem 2016
Essa da repercussão ficou horrível mesmo, hahah
Realmente mandei mal, estava muito displicente no dia. Acontece. Pior que as minhas esperanças par passar estavam na redação.
Só uma coisa, o erro de concordância que você corrigiu, o que "parte" é a "maioria das denúncias", não estava certo do jeito que escrevi não??
Realmente mandei mal, estava muito displicente no dia. Acontece. Pior que as minhas esperanças par passar estavam na redação.
Só uma coisa, o erro de concordância que você corrigiu, o que "parte" é a "maioria das denúncias", não estava certo do jeito que escrevi não??
lvninja08- Iniciante
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Re: Intolerância religiosa - Redação Enem 2016
Kaka! Verdade, acho que estava certo!lvninja08 escreveu:Só uma coisa, o erro de concordância que você corrigiu, o que "parte" é a "maioria das denúncias", não estava certo do jeito que escrevi não??
_Arthur_- Mestre Jedi
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Re: Intolerância religiosa - Redação Enem 2016
Um professor meu acaba de pôr mais lenha na fogueira e eu já estou prestes a enlouquecer, haha.
Ele disse que já que o comando do tema eram os "caminhos", mesmo que eu não tenha falado do Brasil no desenvolvimento, não haveria problema, porque um dos tipos de argumentação é aquela que busca as causas da problemática, e elas não necessariamente estão no Brasil. O que é imprescindível para este tema em específico, segundo ele, é que eu tenha proposto a solução para nosso país e com agentes brasileiros (Estado, mídia e meio civil nacionais), porque o que a banca pede é "como resolver o problema no país", e não "fale sobre o problema no país".
Interessante. Vou esperar a opinião de outros corretores daqui do fórum também pra ver no que isso vai dar, kkk
Ele disse que já que o comando do tema eram os "caminhos", mesmo que eu não tenha falado do Brasil no desenvolvimento, não haveria problema, porque um dos tipos de argumentação é aquela que busca as causas da problemática, e elas não necessariamente estão no Brasil. O que é imprescindível para este tema em específico, segundo ele, é que eu tenha proposto a solução para nosso país e com agentes brasileiros (Estado, mídia e meio civil nacionais), porque o que a banca pede é "como resolver o problema no país", e não "fale sobre o problema no país".
Interessante. Vou esperar a opinião de outros corretores daqui do fórum também pra ver no que isso vai dar, kkk
lvninja08- Iniciante
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Re: Intolerância religiosa - Redação Enem 2016
Analisando rapidamente:
Desde a antiguidade, a religião participada formação das formações moral e cultural do homem, consumando-se em um dos pilares da sociedade. A despeito disso, vê-se, corriqueiramente, a falta de respeito à diversidade religiosa, fator este que acaba por desvalorizar tanto a crença, enquanto importante aspecto da identidade humana¹, quanto o indivíduo, enquanto cidadão merecedor de respeito².
É preciso considerar, antes de tudo, as motivações sociais para a ocorrênciadesta dessa espécie de discriminação, que ganharam mais força na contemporaneidade. De acordo com pesquisas da Secretaria dos Direitos Humanos, a maioria das denúncias de intolerância religiosa parte das comunidades praticantes de religiões afro-brasileiras, clarificando uma relação com o preconceito racial, infortúnio tão recorrente na história da humanidade e ainda presente nos dias de hoje, em razão da inadequada progressão da educação e da cultura.
Além disso, a celeuma da intolerância religiosa é também influenciada pelo direcionamento político e econômico. No século XXI, vários conflitos eclodiram entre povos muçulmanos e o Ocidente, como o atentado ao World Trading Center, no dia 11 de setembro de 2001. A partir daquele momento, criou-se um estigma de intolerância e de [erro de paralelismo; duvido os corretores perceberem] ódio no mundo ocidental, sem a sensibilidade social que permite reconhecer a violência como uma medida ineficaz contra o radicalismo, mesmo porque a ação violenta muitas vezes procede uma primeira atitude de desrespeito à cultura e à religião,à a exemplo da política intervencionista norte americana.
Dessa forma, medidas são necessárias para a resolução do impasse. De acordo com o filósofo Immanuel Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele. Assim sendo, o Ministério da Educação deve instituir na grade curricular do Ensino Fundamental uma disciplina similar à de Religião, mas que contemple a historicidade e importância das várias vertentes teológicas. São necessárias, também, medidas paliativas do Estado, como o monitoramento dos locais de culto e manifestações religiosas, e a disposição do meio civil para se reunir em grupos de bairros e realizar seminários públicos, com o fito de conscientizar a população sobre a intolerância religiosa no mundo e sua repercussão no Brasil [qual?].
==
Competência I (linguagem): 160/200 [mas é bem possível um ou os dois corretores darem 200 nessa competência, caso eles percebam somente dois erros leves; acima disso retira-se nota]
Competência II (tema): 200/200 [você entendeu bem o tema e aplicou adequadamente bagagem cultural; mas tenho ainda alguma dúvida desta nota, porque você não citou a palavra "caminho", o que, possivelmente, cause perda de objetividade]
Competência III (argumentos): 160/200 [o segundo parágrafo ficou muito previsível; e não sei se é perigoso não falar do Brasil, como você fez no seu terceiro parágrafo]
Competência IV (coesão): 200/200
Competência V (solução): [...]
Tenho mais certeza das notas I e IV, e talvez da II. III e V achei difícil de dar as notas.
Desde a antiguidade, a religião participa
É preciso considerar, antes de tudo, as motivações sociais para a ocorrência
Além disso, a celeuma da intolerância religiosa é também influenciada pelo direcionamento político e econômico. No século XXI, vários conflitos eclodiram entre povos muçulmanos e o Ocidente, como o atentado ao World Trading Center, no dia 11 de setembro de 2001. A partir daquele momento, criou-se um estigma de intolerância e de [erro de paralelismo; duvido os corretores perceberem] ódio no mundo ocidental, sem a sensibilidade social que permite reconhecer a violência como uma medida ineficaz contra o radicalismo, mesmo porque a ação violenta muitas vezes procede uma primeira atitude de desrespeito à cultura e à religião,
Dessa forma, medidas são necessárias para a resolução do impasse. De acordo com o filósofo Immanuel Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele. Assim sendo, o Ministério da Educação deve instituir na grade curricular do Ensino Fundamental uma disciplina similar à de Religião, mas que contemple a historicidade e importância das várias vertentes teológicas. São necessárias, também, medidas paliativas do Estado, como o monitoramento dos locais de culto e manifestações religiosas, e a disposição do meio civil para se reunir em grupos de bairros e realizar seminários públicos, com o fito de conscientizar a população sobre a intolerância religiosa no mundo e sua repercussão no Brasil [qual?].
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Competência I (linguagem): 160/200 [mas é bem possível um ou os dois corretores darem 200 nessa competência, caso eles percebam somente dois erros leves; acima disso retira-se nota]
Competência II (tema): 200/200 [você entendeu bem o tema e aplicou adequadamente bagagem cultural; mas tenho ainda alguma dúvida desta nota, porque você não citou a palavra "caminho", o que, possivelmente, cause perda de objetividade]
Competência III (argumentos): 160/200 [o segundo parágrafo ficou muito previsível; e não sei se é perigoso não falar do Brasil, como você fez no seu terceiro parágrafo]
Competência IV (coesão): 200/200
Competência V (solução): [...]
Tenho mais certeza das notas I e IV, e talvez da II. III e V achei difícil de dar as notas.
Hayzel Sh- Estrela Dourada
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Re: Intolerância religiosa - Redação Enem 2016
Muito obrigado, HayzelS!!
Só fiquei com duas dúvidas quanto à sua correção.
1 - Considerando que moral e cultural são dois aspectos atrelados e interdependentes, assim como vê-se em termos como "sociopolítico", "socioeconômico", etc, ainda assim seria um erro de concordância? Pergunto porque sempre tive dúvida nisso!!
2 - Sobre eu não ter citado a palavra "caminho", na minha opinião não há problema, até porque eu deixei claro no terceiro parágrafo como a humanidade está lidando com a problemática de forma errada e, logo depois, apresentei as medidas necessárias (os caminhos), é só questão de mudança de palavra mesmo, a semântica se manteve a mesma (posso estar pensando errado, é só minha opinião).
Valeu de novo pelo seu tempo
Só fiquei com duas dúvidas quanto à sua correção.
1 - Considerando que moral e cultural são dois aspectos atrelados e interdependentes, assim como vê-se em termos como "sociopolítico", "socioeconômico", etc, ainda assim seria um erro de concordância? Pergunto porque sempre tive dúvida nisso!!
2 - Sobre eu não ter citado a palavra "caminho", na minha opinião não há problema, até porque eu deixei claro no terceiro parágrafo como a humanidade está lidando com a problemática de forma errada e, logo depois, apresentei as medidas necessárias (os caminhos), é só questão de mudança de palavra mesmo, a semântica se manteve a mesma (posso estar pensando errado, é só minha opinião).
Valeu de novo pelo seu tempo
lvninja08- Iniciante
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Re: Intolerância religiosa - Redação Enem 2016
Aliás, o que eu quis dizer no final com o "no mundo e sua repercussão no Brasil", foi, basicamente, no mundo E também no Brasil, já que este último é influenciado por estar contido no ocidente, que problematizei no terceiro parágrafo.
lvninja08- Iniciante
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Re: Intolerância religiosa - Redação Enem 2016
1- Acho que sim; eu não consigo pensar em um argumento que me force a não ver isso como um erro, por isso corrigi assim. Mas não tenho certeza!
2- Concordo com você; pra mim também não há problemas. É que o ideal seria citar a palavra "caminhos" ou sinônimos próximos, já que objetividade, no ENEM, nunca é demais.
2- Concordo com você; pra mim também não há problemas. É que o ideal seria citar a palavra "caminhos" ou sinônimos próximos, já que objetividade, no ENEM, nunca é demais.
Hayzel Sh- Estrela Dourada
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Re: Intolerância religiosa - Redação Enem 2016
Ah... Agora que percebi... No terceiro parágrafo você não cita o Brasil! Eu corrigi não levando isso em conta. Eu não sei se isso prejudica muito, pouco, ou nada a nota da sua redação. kkkkk
Eu tenho certo receio de que sim!
Eu tenho certo receio de que sim!
Hayzel Sh- Estrela Dourada
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