PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Intolerância religiosa - Redação Enem 2016

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Intolerância religiosa - Redação Enem 2016 Empty Intolerância religiosa - Redação Enem 2016

Mensagem por lvninja08 Qui 08 Dez 2016, 17:13

Obrigado desde já a quem puder corrigir. PS: escrevi "World Trade Center" errado na redação final, espero que não dê em nada kk

Desde a antiguidade, a religião participa da formação moral e cultural do homem, consumando-se em um dos pilares da sociedade. A despeito disso, vê-se, corriqueiramente, a falta de respeito à diversidade religiosa, fator este que acaba por desvalorizar tanto a crença, enquanto importante aspecto da identidade humana, quanto o indivíduo, enquanto cidadão merecedor de respeito.

É preciso considerar, antes de tudo, as motivações sociais para a ocorrência desta espécie de discriminação, que ganharam mais força na contemporaneidade. De acordo com pesquisas da Secretaria dos Direitos Humanos, a maioria das denúncias de intolerância religiosa parte das comunidades praticantes de religiões afro-brasileiras, clarificando uma relação com o preconceito racial, infortúnio tão recorrente na história da humanidade e ainda presente nos dias de hoje, em razão da inadequada progressão da educação e da cultura.

Além disso, a celeuma da intolerância religiosa é também influenciada pelo direcionamento político e econômico. No século XXI, vários conflitos eclodiram entre povos muçulmanos e o Ocidente, como o atentado ao World Trading Center, no dia 11 de setembro de 2001. A partir daquele momento, criou-se um estigma de intolerância e ódio no mundo ocidental, sem a sensibilidade social que permite reconhecer a violência como uma medida ineficaz contra o radicalismo, mesmo porque a ação violenta muitas vezes procede uma primeira atitude de desrespeito à cultura e à religião, à exemplo da política intervencionista norte americana.

Dessa forma, medidas são necessárias para a resolução do impasse. De acordo com o filósofo Immanuel Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele. Assim sendo, o Ministério da Educação deve instituir na grade curricular do Ensino Fundamental uma disciplina similar à de Religião, mas que contemple a historicidade e importância das várias vertentes teológicas. São necessárias, também, medidas paliativas do Estado, como o monitoramento dos locais de culto e manifestações religiosas, e a disposição do meio civil para se reunir em grupos de bairros e realizar seminários públicos, com o fito de conscientizar a população sobre a intolerância religiosa no mundo e sua repercussão no Brasil.

Última edição por lvninja08 em Qui 08 Dez 2016, 17:14, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Espaço entre parágrafos)
lvninja08
lvninja08
Iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Intolerância religiosa - Redação Enem 2016 Empty Re: Intolerância religiosa - Redação Enem 2016

Mensagem por _Arthur_ Sex 16 Dez 2016, 05:49

Correção extremamente amadora e de confiabilidade discutível, ok?
Obs.: não atribuirei nota.
Desde a antiguidade, a religião participa da formação moral e cultural do homem, consumando-se em um dos pilares da sociedade. A despeito disso, vê-se, corriqueiramente, no Brasil, a falta de respeito à diversidade religiosa, fator este que acaba por desvalorizar tanto a crença, enquanto importante aspecto da identidade humana, quanto o indivíduo, enquanto cidadão merecedor de respeito.

É preciso considerar, antes de tudo, as motivações sociais para a ocorrência desta dessa espécie de discriminação, que ganharam mais força na contemporaneidade. De acordo com pesquisas da Secretaria dos Direitos Humanos, a maioria das denúncias de intolerância religiosa partem das comunidades praticantes de religiões afro-brasileiras, clarificando uma relação com o preconceito racial, infortúnio tão recorrente na história da humanidade e ainda presente nos dias de hoje, em razão da inadequada progressão da educação e da cultura. 

Além disso, a celeuma da intolerância religiosa é também influenciada pelo direcionamento político e econômico. No século XXI, vários conflitos eclodiram entre povos muçulmanos e o Ocidente, como o atentado ao World Trading Center, no dia 11 de setembro de 2001. A partir daquele momento, criou-se um estigma de intolerância e ódio no mundo ocidental, sem a sensibilidade social que permita reconhecer a violência como uma medida ineficaz contra o radicalismo, mesmo porque a ação violenta muitas vezes procede uma primeira atitude de desrespeito à cultura e à religião, à exemplo da política intervencionista norte-americana. [ E onde o Brasil fica nessa história? ]

Dessa forma, medidas são necessárias para a resolução do impasse. De acordo com o filósofo Immanuel Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele. Assim sendo, o Ministério da Educação deve instituir na grade curricular do Ensino Fundamental, uma disciplina similar à de Religião, mas que contemple a historicidade e a importância das várias vertentes teológicas. São necessárias, também, medidas paliativas do Estado, como o monitoramento dos locais de culto e manifestações religiosas, e a disposição do meio civil para se reunir em grupos de bairros e realizar seminários públicos, com o fito de conscientizar a população sobre a intolerância religiosa no mundo e sua repercussão no Brasil.
As pessoas têm que ter disposição? Não seria melhor dizer que o Governo deve disponibilizar locais apropriados para que as pessoas possam se reunir?

Parece-me que o tema é intolerância religiosa no mundo. No Brasil, não há intolerância religiosa, apenas uma espécie de "abalo sísmico" oriunda do restante do mundo?
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Intolerância religiosa - Redação Enem 2016 Empty Re: Intolerância religiosa - Redação Enem 2016

Mensagem por lvninja08 Sex 16 Dez 2016, 05:57

Essa da repercussão ficou horrível mesmo, hahah
Realmente mandei mal, estava muito displicente no dia. Acontece. Pior que as minhas esperanças par passar estavam na redação.

Só uma coisa, o erro de concordância que você corrigiu, o que "parte" é a "maioria das denúncias", não estava certo do jeito que escrevi não??
lvninja08
lvninja08
Iniciante

Mensagem por _Arthur_ Sex 16 Dez 2016, 06:02

lvninja08 escreveu:Só uma coisa, o erro de concordância que você corrigiu, o que "parte" é a "maioria das denúncias", não estava certo do jeito que escrevi não??
Kaka! Verdade, acho que estava certo! Intolerância religiosa - Redação Enem 2016 Icon_razz
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por lvninja08 Sex 16 Dez 2016, 07:04

Um professor meu acaba de pôr mais lenha na fogueira e eu já estou prestes a enlouquecer, haha.

Ele disse que já que o comando do tema eram os "caminhos", mesmo que eu não tenha falado do Brasil no desenvolvimento, não haveria problema, porque um dos tipos de argumentação é aquela que busca as causas da problemática, e elas não necessariamente estão no Brasil. O que é imprescindível para este tema em específico, segundo ele, é que eu tenha proposto a solução para nosso país e com agentes brasileiros (Estado, mídia e meio civil nacionais), porque o que a banca pede é "como resolver o problema no país", e não "fale sobre o problema no país"

Interessante. Vou esperar a opinião de outros corretores daqui do fórum também pra ver no que isso vai dar, kkk
lvninja08
lvninja08
Iniciante

Mensagem por Hayzel Sh Sáb 17 Dez 2016, 12:08

Analisando rapidamente:

Desde a antiguidade, a religião participa da formação das formações moral e cultural do homem, consumando-se em um dos pilares da sociedade. A despeito disso, vê-se, corriqueiramente, a falta de respeito à diversidade religiosa, fator este que acaba por desvalorizar tanto a crença, enquanto importante aspecto da identidade humana¹, quanto o indivíduo, enquanto cidadão merecedor de respeito².

É preciso considerar, antes de tudo, as motivações sociais para a ocorrência desta dessa espécie de discriminação, que ganharam mais força na contemporaneidade. De acordo com pesquisas da Secretaria dos Direitos Humanos, a maioria das denúncias de intolerância religiosa parte das comunidades praticantes de religiões afro-brasileiras, clarificando uma relação com o preconceito racial, infortúnio tão recorrente na história da humanidade e ainda presente nos dias de hoje, em razão da inadequada progressão da educação e da cultura. 

Além disso, a celeuma da intolerância religiosa é também influenciada pelo direcionamento político e econômico. No século XXI, vários conflitos eclodiram entre povos muçulmanos e o Ocidente, como o atentado ao World Trading Center, no dia 11 de setembro de 2001. A partir daquele momento, criou-se um estigma de intolerância e de [erro de paralelismo; duvido os corretores perceberem] ódio no mundo ocidental, sem a sensibilidade social que permite reconhecer a violência como uma medida ineficaz contra o radicalismo, mesmo porque a ação violenta muitas vezes procede uma primeira atitude de desrespeito à cultura e à religião, à a exemplo da política intervencionista norte americana.

Dessa forma, medidas são necessárias para a resolução do impasse. De acordo com o filósofo Immanuel Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele. Assim sendo, o Ministério da Educação deve instituir na grade curricular do Ensino Fundamental uma disciplina similar à de Religião, mas que contemple a historicidade e importância das várias vertentes teológicas. São necessárias, também, medidas paliativas do Estado, como o monitoramento dos locais de culto e manifestações religiosas, e a disposição do meio civil para se reunir em grupos de bairros e realizar seminários públicos, com o fito de conscientizar a população sobre a intolerância religiosa no mundo e sua repercussão no Brasil [qual?].

==

Competência I (linguagem): 160/200 [mas é bem possível um ou os dois corretores darem 200 nessa competência, caso eles percebam somente dois erros leves; acima disso retira-se nota]
Competência II (tema): 200/200 [você entendeu bem o tema e aplicou adequadamente bagagem cultural; mas tenho ainda alguma dúvida desta nota, porque você não citou a palavra "caminho", o que, possivelmente, cause perda de objetividade]
Competência III (argumentos): 160/200 [o segundo parágrafo ficou muito previsível; e não sei se é perigoso não falar do Brasil, como você fez no seu terceiro parágrafo]
Competência IV (coesão): 200/200
Competência V (solução): [...]

Tenho mais certeza das notas I e IV, e talvez da II. III e V achei difícil de dar as notas. Neutral
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por lvninja08 Sáb 17 Dez 2016, 12:17

Muito obrigado, HayzelS!!
Só fiquei com duas dúvidas quanto à sua correção.
1 - Considerando que moral e cultural são dois aspectos atrelados e interdependentes, assim como vê-se em termos como "sociopolítico", "socioeconômico", etc, ainda assim seria um erro de concordância? Pergunto porque sempre tive dúvida nisso!!

2 - Sobre eu não ter citado a palavra "caminho", na minha opinião não há problema, até porque eu deixei claro no terceiro parágrafo como a humanidade está lidando com a problemática de forma errada e, logo depois, apresentei as medidas necessárias (os caminhos), é só questão de mudança de palavra mesmo, a semântica se manteve a mesma (posso estar pensando errado, é só minha opinião).

Valeu de novo pelo seu tempo
lvninja08
lvninja08
Iniciante

Mensagem por lvninja08 Sáb 17 Dez 2016, 12:26

Aliás, o que eu quis dizer no final com o "no mundo e sua repercussão no Brasil", foi, basicamente, no mundo E também no Brasil, já que este último é influenciado por estar contido no ocidente, que problematizei no terceiro parágrafo.
lvninja08
lvninja08
Iniciante

Mensagem por Hayzel Sh Sáb 17 Dez 2016, 12:51

1- Acho que sim; eu não consigo pensar em um argumento que me force a não ver isso como um erro, por isso corrigi assim. Mas não tenho certeza!

2- Concordo com você; pra mim também não há problemas. É que o ideal seria citar a palavra "caminhos" ou sinônimos próximos, já que objetividade, no ENEM, nunca é demais.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por Hayzel Sh Sáb 17 Dez 2016, 12:52

Ah... Agora que percebi... No terceiro parágrafo você não cita o Brasil! Eu corrigi não levando isso em conta. Eu não sei se isso prejudica muito, pouco, ou nada a nota da sua redação. kkkkk
Eu tenho certo receio de que sim!
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo