PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redaçao FUVEST

2 participantes

Ir para baixo

Redaçao FUVEST Empty Redaçao FUVEST

Mensagem por FeudalEye Ter 14 Out 2014, 17:53

TEMA: O Altruísmo tem lugar na sociedade comtemporanea?

Os princípios que regem a vida em comunidade sempre variaram ao longo do tempo e, hoje, a coersao social se faz principalmente pelo capitalismo. Tal sistema propôs doutrinas que impactaram diretamente nossa vida. Essas doutrinas, porem, do ponto de vista social, humano, cultural e ético tem afetado negativamente a sociedade contemporânea. O resultado é a influencia do sistema que, sem limites éticos, tem acabado com o altruísmo, sobretudo no que tange ao material.
Do ponto de vista financeiro, em oposição a esse altruísmo, o esforço individual é valorizado na sociedade atual e, ate certo ponto, é ético. Para ascender-se no sistema e poder usufruir dos benefícios é necessário  trabalho, recompensado em forma de capital e, nada mais justo, que usá-lo ao bem próprio. Por outro lado, o ideal da burguesia capitalista é excludente. Nem todos nos temos meios igualitários de ascensão como escola e trabalho, pois quem detém capital, nao o compartilha. Desse modo, o altruísmo é deixado de lado concluindo em exclusão social. 
Alem da concentração de renda e pobreza, que é a principal mazela social, o individualismo capitalista, que visa o lado do consumo, tem acabado com o planeta. Desastres ambientais, efeito estufa e a alta concentração de gases tóxicos decorrentes da produção material comprometem o futuro das gerações futuras.
Adiciona-se a esses problemas, a influencia que o pensamento individual, cultivado pela ordem social, tem sobre as relações pessoais. Estas, nao podem ser permeáveis ao capitalismo: frias, calculistas e interesseiras como o mercado. O lado humano nessa perspectiva, será perdido e a vida passara a ser vazia e em função do material. 
A orientação ética e moral, portanto, se faz necessária para o meio nao corromper o ser humano, uma vez que os valores humanos nao se limitam apenas ao capitalismo opressor do altruismo.


Última edição por FeudalEye em Qua 15 Out 2014, 00:11, editado 6 vez(es)

FeudalEye
Padawan
Padawan

Mensagens : 56
Data de inscrição : 30/08/2014
Idade : 28
Localização : Bh

Ir para o topo Ir para baixo

Redaçao FUVEST Empty Re: Redaçao FUVEST

Mensagem por Euclides Ter 14 Out 2014, 19:47

Como sempre digo, não sou professor de português e comento apenas como leitor eventual.
variaram ao longo do tempo e, hoje, a coersao social
vírgulas desnecessárias.
altruísmo é deixado de lado concluindo em exclusão social.
você quis dizer: resultando?

a orientação ética e moral se faz necessária para o meio nao corromper o ser humano, como diria Roseau
nome correto do filósofo francês: Jean-Jacques Rousseau. Você está colocando palavras na boca de Rousseau (como "diria"..). Você não tem esse direito. Ou cita literalmente, ou não menciona.

Achei uma redação com tônica pessimista e uso de chavões ideológicos já extemporâneos (burguesia capitalista, etc). A meu ver você transformou uma tese sobre um valor humano numa disputa classista e ideológica entre ricos e pobres.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Redaçao FUVEST Empty Re: Redaçao FUVEST

Mensagem por FeudalEye Ter 14 Out 2014, 20:53

Fiquei justamente com esse medo euclides, de puxar muito pro capitalismo mas nao tem outra saida, se nao a redaçao fica flutuando sabe.... sem argumento falando q todo mundo nao preocupa com o outro e blablablabala.....
Tem sugestoes de argumentos cara?
Ahhh, vc falou q ta pessimista, isso da problema?

FeudalEye
Padawan
Padawan

Mensagens : 56
Data de inscrição : 30/08/2014
Idade : 28
Localização : Bh

Ir para o topo Ir para baixo

Redaçao FUVEST Empty Re: Redaçao FUVEST

Mensagem por Euclides Ter 14 Out 2014, 21:07

Altruísmo:

s.m. Ação de amar ao próximo sem esperar nada em troca; dedicação demonstrada de maneira desinteressada; filantropia ...

O altruísmo é um valor de Humanidade. Mesmo um feroz capitalista, disposto a massacrar concorrentes, pode ser altruísta em relação a quem não lhe oferece riscos, caso exatamente dos mais pobres. Por isso não me parece que a questão possa ser levada pelo caminho ideológico.

Você já deve ter visto na TV as propagandas do programa Médicos sem Fronteiras que se vale de doações e trabalho voluntário de médicos, enfermeiros, nutricionistas e assistentes sociais. Deve conhecer as campanhas da Unesco, dos movimentos religiosos, da Cruz Vermelha, das ONG's. Deve ter ouvido falar de Madre Tereza de Calcutá, de Irmã Dulce.

Esse é um valor não apenas humano. Veja que texto interessante encontrei na Wikipédia:

"Em biologia, comportamentos altruístas não necessitam de ter uma vontade consciente de beneficiar outros por trás deles. Comportamentos são considerados altruístas quando traduzem gastos para a aptidão reprodutiva do organismo e uma vantagem para outro organismo. Altruísmo é comum em organismos com estruturas sociais complexas, como mamíferos ou insetos. Morcegos-vampiros são conhecidos por regurgitar sangue para o dar a outros vampiros que não se conseguiram alimentar na mesma noite para evitar que morram à fome. Este tipo de comportamento foi considerado um puzzle por Charles Darwin quando da elaboração da sua teoria de evolução por seleção natural, pois comportamento deste tipo traria prejuízo para quem o produz, mas a seleção natural não elimina estes comportamentos. Uma solução apontada é que o comportamento traria benefício para um grupo de organismos, surgindo o conceito de seleção de parentesco."

Procure saber mais sobre o que é isso. Na verdade acho que é um assunto difícil.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Redaçao FUVEST Empty Re: Redaçao FUVEST

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos