PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redacao Fuvest 2016

Ir para baixo

Redacao Fuvest 2016  Empty Redacao Fuvest 2016

Mensagem por giosk8 Qua 04 Jan 2017, 09:45

Olá a todos, primeiramente um ótimo 2017 para vocês. Gostaria, por gentileza, que dessem as suas opiniões sobre essa redação. Obrigado


Proposta de redação: http://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/fuvest/fuvest2016_2fase.asp?img=01



                                                                                      Pelo fim das utopias
      Cativante e nociva, utopia é um conceito que esteve presente ao longo da história da civilização. O nazismo do séc. XIX, por exemplo, for responsável pela morte de milhares de judeus, dentre outros povos, para representar um ideal de perfeição e foi um dos fatores que levaram o mundo à segunda guerra. Esses ideais podem trazer perigo a partir do momento em que se convence o ouvinte a partir da emoção e não da razão.
      A ilusão que uma ideia pode levar a uma pessoa, ao mesmo tempo aglutina essas pessoa, pode nos levar a atitudes descabidas. Jose y Gasset cita em seu livro ''A rebelião das massas'' a civilização como a vontade de convivência. A crença de que um caráter messiânico nos dirigirá a um paraíso, onde, teremos todas as nossas vontades satisfeitas é ingenuidade, já que a diferença é o que nos aproxima pois a igualdade plena não apenas é improvável, mas impossível. 
      Freud ao escrever ''Uma história da civilização'' cita que nunca seremos felizes pois nunca teremos todos os nossos desejos e instintos plenamente satisfeitos. Viver é abrir mão de certas possibilidades em prol de algumas certezas, como a liberdade e a propriedade individual, direitos quase unânimes nos dias de hoje. Direitos que foram conquistados com muita luta e a partir de violentas revoluções, como a Francesa, onde os revolucionários bradavam liberdade, igualdade e fraternidade.
      A história mostra o quão drástica pode ser a ideia de um mundo perfeito, sem defeitos, onde todos viveriam felizes e sem preocupações. A realidade mostra que é inerente ao ser humano, e a todos os animais, a luta pela sobrevivência. E só a partir da descrença em utopias e da valorização do processo de aprendizagem e de trabalho, a sociedade progredirá, de fato, imperfeita mas sem ao menos falsas utopias.

giosk8
Iniciante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 19/05/2012
Idade : 29
Localização : osasco

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos