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Democracia Ateniense

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Mensagem por dani1801 Dom 30 Out 2016, 21:46

(FUVEST)“Num processo em que era acusado e a multidão ateniense atuava como juiz, Demóstenes [orador político, 384-322 a.C.] jogou na cara do adversário [também um orador político] as seguintes críticas: ‘Sou melhor que Ésquines e mais bem nascido; não gostaria de dar a impressão de insultar a pobreza, mas devo dizer que meu quinhão foi, quando criança, freqüentar boas escolas e ter bastante fortuna para que a necessidade não me obrigasse a trabalhos vergonhosos. Tu, Ésquines, foi teu destino, quando criança, varrer como um escravo a sala de aula onde teu pai lecionava’. Demóstenes ganhou triunfalmente o processo.” Paul Veyne, História da Vida Privada, I, 1992. A fala de Demóstenes expressa a

a) transformação política que fez Atenas retornar ao regime aristocrático depois de derrotar Esparta na Guerra do Peloponeso. 
b) continuidade dos mesmos valores sociais igualitários que marcaram Atenas a partir do momento em que se tornou uma democracia. 
c) valorização da independência econômica e do ócio, imperante não só em Atenas, mas em todo o mundo grego antigo. 
d) decadência moral de Atenas, depois que o poder político na cidade passou a ser exercido pelo partido conservador. 
e) crítica ao princípio da igualdade entre os cidadãos, mesmo quando a democracia era a forma de governo dominante em Atenas.

Concordo com a C porem a E também me chamou a atenção, pelo fato de que atenas era uma democracia e deveria defender a igualdade (isonomia) nao apenas politica, embora seja um sistema escravista.. ou estou totalmente errada?

dani1801
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Mensagem por AleeZl Dom 30 Out 2016, 22:12

Dani,

Seu pensamento sobre a antiguidade não é incorreto. No entanto, a questão pede uma interpretação sobre a fala de Demóstenes. Analisemos:

"Sou melhor que Ésquines e mais bem nascido; não gostaria de dar a impressão de insultar a pobreza, mas devo dizer que meu quinhão foi, quando criança, freqüentar boas escolas e ter bastante fortuna para que a necessidade não me obrigasse a trabalhos vergonhosos. Tu, Ésquines, foi teu destino, quando criança, varrer como um escravo a sala de aula onde teu pai lecionava".


Veja que na parte sublinhada ele fala o contrário do que diz a parte inicial da proposição "E", isto é, dizer que é "superior", mas não com intenção de diminuir os outros. Perceba também que em nenhum momento ele critica a igualdade, apesar de ressaltar que é "melhor" candidato para o posto em questão, pois se esforço passado traria bons caminhos "não vergonhosos" no futuro.

Logo, o que torna a "E" errada é dizer que "crítica ao princípio da igualdade entre os cidadãos".

Bons estudos!
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Mensagem por dani1801 Dom 30 Out 2016, 23:34

Alee então mesmo atenas sendo uma democracia, imperava essa questão de nascimento em toda grécia? em nenhum momento da antiguidade isso acabou? Por que dizer que predominava a isonomia no voto ateniense?

dani1801
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Mensagem por AleeZl Seg 31 Out 2016, 00:17

dani1801 escreveu:Alee então mesmo atenas sendo uma democracia, imperava essa questão de nascimento em toda grécia? em nenhum momento da antiguidade isso acabou? Por que dizer que predominava a isonomia no voto ateniense?
Dani,

Não era a questão do nascimento que imperava na Grécia Antiga. Havia a democracia direta, a isonomia (em tese, pelo menos) -- falarei um pouco mais sobre alguns parágrafos abaixo. 

No caso particular citado acima, o cenário em que essas "figuras" estavam inseridas é que deixavam as coisas um pouco diferentes.

A oratória de Demóstenes (que era seu forte) influenciava o voto daquela parcela da população, pois estavam em um contexto de luta, no caso, os invasores Macedônicos, que iam na direção de Atenas.

Ésquines entregava-se à política macedônica (ou pelo menos dava indícios disso) vendo que não teria uma boa saída; Demóstenes queria resistir, e era aí que estava o ponto em comum que levou o voto ateniense a ficar do lado de Demóstenes: alguém que te defenderá (ou pelo menos tentará) dos inimigos em vez alguém que te entregará.

Podemos dizer que havia uma isonomia na democracia ateniense, sim: um Estado em que todos estão sujeitos às mesmas leis (definição de isonomia, igualdade de direitos).

Bons estudos!
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Mensagem por dani1801 Seg 31 Out 2016, 00:42

Obrigada !

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Mensagem por magcamile Ter 01 Nov 2016, 16:36

eu só trocaria todos por todos os cidadãos  


"Podemos dizer que havia uma isonomia na democracia ateniense, sim: um Estado em que todos os cidadãos estão sujeitos às mesmas leis (definição de isonomia, igualdade de direitos)."


já que os considerados Cidadãos de Atenas eram aqueles que eram “legítimos”, ou seja, filhos de pais atenienses, maior de 18 anos de idade e do sexo masculino, cerca de 10% da população que vivia em Atenas na época de Sócrates, Platão e Aristóteles. E na época a democracia era uma democracia de exclusão.


Muito boa a explicação, AleeZl, obrigada também!
magcamile
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Mensagem por AleeZl Ter 01 Nov 2016, 17:46

magcamile escreveu:eu só trocaria todos por todos os cidadãos  


"Podemos dizer que havia uma isonomia na democracia ateniense, sim: um Estado em que todos os cidadãos estão sujeitos às mesmas leis (definição de isonomia, igualdade de direitos)."


já que os considerados Cidadãos de Atenas eram aqueles que eram “legítimos”, ou seja, filhos de pais atenienses, maior de 18 anos de idade e do sexo masculino, cerca de 10% da população que vivia em Atenas na época de Sócrates, Platão e Aristóteles. E na época a democracia era uma democracia de exclusão.


Muito boa a explicação, AleeZl, obrigada também!
magcamile,

Referia-me à isso mesmo, mas deveria ter acrescentado a informação para que ficasse explícito. É bem importante.

Muito obrigado pelo complemento.
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