Erro gramatical
2 participantes
PiR2 :: Linguagens :: Língua Portuguesa
Página 1 de 1
Erro gramatical
Um trecho do livro capitães da areia:
“E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas [...].” -> Está gramaticalmente incorreto
...numa noite em que os atabaques... -> Está correto.
Por que e qual o erro gramatical?
“E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas [...].” -> Está gramaticalmente incorreto
Matheus José- Mestre Jedi
Re: Erro gramatical
Acredito que seja por começar em 'E numa noite',por isso devesse citar o que aconteceu nesta noite e não o que os atabaques faziam.É um pouco confuso mas deve-se fazer referência a noite.Se este trecho for de algum personagem lembrando de algo ai terei mais certeza,mas acredito que seja isso sim.Já gramatical não sei dizer mas deve ser a falta do em para fazer ligação com a noite.Matheus José escreveu:Um trecho do livro capitães da areia:
OBS:Esta é minha visão do problema,acredito estar certa,porém se alguém encontrar um erro avise-me,não gosto de dar informação errada.
Última edição por Usuariomane3 em Qua 27 Jul 2016, 09:20, editado 1 vez(es)
Convidado- Convidado
veja só: o pronome relativo deve ser precedido de preposiçãoapropriada de acordo com a função que exerce. Na língua escrita formal, é sempre recomendável esse cuidado.
no contexto da frase, o pronome relativo "que" funciona como adjunto adverbial de tempo (noite) , por tanto, deve ser precedido pela preposição EM.
exemplo:
O acidente ocorreu no dia em que eles chegaram. (adjunto adverbial de tempo).
no contexto da frase, o pronome relativo "que" funciona como adjunto adverbial de tempo (noite) , por tanto, deve ser precedido pela preposição EM.
exemplo:
O acidente ocorreu no dia em que eles chegaram. (adjunto adverbial de tempo).
Substituindo o pronome pelo antecedente, temos:
O acidente ocorreu no dia.
Eles chegaram no dia. (= em que)
victoria21- Recebeu o sabre de luz
De modo geral eu estou certo?victoria21 escreveu:veja só: o pronome relativo deve ser precedido de preposiçãoapropriada de acordo com a função que exerce. Na língua escrita formal, é sempre recomendável esse cuidado.
exemplo:
O acidente ocorreu no dia em que eles chegaram. (adjunto adverbial de tempo).Substituindo o pronome pelo antecedente, temos:O acidente ocorreu no dia.Eles chegaram no dia. (= em que)
Convidado- Convidado
Obrigado Victoria, Usuariomane3 também =]
Matheus José- Mestre Jedi