Dicas para fazer uma boa redação
PiR2 :: Linguagens :: Redação
Página 1 de 1
Dicas para fazer uma boa redação
Boa tarde galera,
Eu tenho duas perghuntas em relação a títulos na redação: Eu posso botar quantas palavras no mínimo e no máximo no título da redação? E Eu posso botar verbo em título (Em relação a concursos militares e em relação aos vestibulares, como o ENEM) ?
Eu tenho duas perghuntas em relação a títulos na redação: Eu posso botar quantas palavras no mínimo e no máximo no título da redação? E Eu posso botar verbo em título (Em relação a concursos militares e em relação aos vestibulares, como o ENEM) ?
Última edição por José Ricardo dos Santos em Seg 25 Jul 2016, 16:18, editado 1 vez(es)
Convidado- Convidado
Re: Dicas para fazer uma boa redação
Estes são exemplos do Blog do Enem:
Violação à dignidade feminina
Conserva a dor
O verdadeiro preço de um brinquedo
Quem sabe o que é melhor para ela?
Consumidores do futuro
A dica que eu conheço é para escrever o título substantivado. Contudo, isso não impede o uso de verbos ou outro mecanismo de argumentação, como uma pergunta. Veja você mesmo pelos exemplos, perceba que costumeiramente inicia-se por um artigo definido (O) ou usa-se dum verbo flexionado em substantivo (violação).
É incrível notar também como é grande a quantidade de redações sem título - para as regras do Enem não é obrigatório. Por exemplo, dessa fonte, das 13 redações expostas somente essas 5 tinham título. Salientando que, todas são nota 1000.
Fonte: http://blogdoenem.com.br
Violação à dignidade feminina
Conserva a dor
O verdadeiro preço de um brinquedo
Quem sabe o que é melhor para ela?
Consumidores do futuro
A dica que eu conheço é para escrever o título substantivado. Contudo, isso não impede o uso de verbos ou outro mecanismo de argumentação, como uma pergunta. Veja você mesmo pelos exemplos, perceba que costumeiramente inicia-se por um artigo definido (O) ou usa-se dum verbo flexionado em substantivo (violação).
É incrível notar também como é grande a quantidade de redações sem título - para as regras do Enem não é obrigatório. Por exemplo, dessa fonte, das 13 redações expostas somente essas 5 tinham título. Salientando que, todas são nota 1000.
Fonte: http://blogdoenem.com.br
Última edição por Diego Matheus em Ter 09 Ago 2016, 21:28, editado 1 vez(es)
Diego A- Monitor
Mas é sempre melhor que eu bote o título no ENEM, não é, Diego?
Convidado- Convidado
José Ricardo dos Santos escreveu:Mas é sempre melhor que eu bote o título no ENEM, não é, Diego?
Olha, isso é uma questão que varia de corretor pra corretor. Como no Enem você tem uma diversidade de corretores, mesmo não sendo obrigatório pelo edital, é possível de você encontrar aqueles que olham para seu texto de forma diferente quando esse tem título.
O que eu o aconselho é:
- coloque caso você tenha um título que esteja de acordo com a discussão
- Não coloque se você tiver escrito um texto de muitas linhas, assim você poderá usar a linha do título para a introdução
Quanto aos outros vestibulares:
- Muitos trazem uma linha separada para o título, nesse caso é sempre bom colocá-lo.
Diego A- Monitor
Ah... muito obrigado, Diego.
Você é a luz que me ilumina, assim como Jajacs (apesar de ele não estar aqui) e Heyzel.
Você é a luz que me ilumina, assim como Jajacs (apesar de ele não estar aqui) e Heyzel.
Convidado- Convidado
Nota: Eu aprendi errado em cursos preparatórios que botar verbo no título era errado e que só podia botar no máximo cinco palavras em um título de uma redação.
Convidado- Convidado