PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas para a Redação do ENEM

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Dicas para a Redação do ENEM

Mensagem por Pedro Celso Silva Seg 11 maio - 0:05

A redação do ENEM não é um bicho de 7 cabeças como todo mundo pensa. Assim como a prova de Matemática,a Redação do ENEM você vence mais pelo esforço e pela prática do que pelo talento. Antes de tudo,esqueça o título. Ele é opcional e você não perde nada se não utilizá-lo,pelo contrário,você ganha mais uma linha para poder utilizar. Fora que,se você colocar um título,ele tem que ser muito bom e muito impactante para poder surpreender a banca e ainda resumir bem o texto. Caso contrário, perderá competência 4. 
A primeira mentalidade errada que os estudantes têm da redação do ENEM é o preciosismo. É querer usar palavras sofisticadas (rebuscamento) para parecer inteligente. Usar conectivos formais demais para tentar impressionar a banca. Para ser bem sincero,isso é um tiro no pé. O primeiro critério de correção da banca é a linearidade do texto. O que é isso? É seu texto ser consistente. Não é você começar o parágrafo de desenvolvimento com Outrossim e depois escrever normalmente. Inclusive,se você começar com Outrossim e depois cometer um erro banal (como em vírgula,acento,crase) você perderá pontos na Competência 1,que justamente avalia o registro formal da Língua Portuguesa. Muito melhor você mostrar sua naturalidade e começar com Primeiramente,ou algo mais simples. Não seja arrogante.
Para falar verdade,a Competência 1 é a mais difícil de você conseguir os 200 pontos. Porque a maioria das pessoas não pratica gramática,não pratica crase,não pratica vírgula. Vale a pena você dar uma revisada nisso para você garantir o seu mil. Sobretudo,num 2020 posterior a um 2019 com TRI macabra e notas de corte altíssimas. Vamos à competência 2,que diz respeito a repertório sócio-cultural. A banca do ENEM quer saber se você tem conhecimento de mundo. A banca do ENEM quer saber se você prestou atenção nas aulas que você teve na escola e se você sabe aplicar esse conhecimento. Você desenvolver suas ideias e defendê-las no seu ponto de vista. Essa é a cereja do bolo. Isso porque,a banca é que nem você ouvindo música. A banca quer algo diferente,e não mais do mesmo. A própria banca faz isso com você. O tema da redação dá uma rasteira em todo mundo. 
Em 2013,o tema foi lei seca. Em 2014,foi publicidade infantil. Os alunos ficaram chocados. Em 2015,foi persistência da violência contra a mulher. Em 2016,foi a intolerância racial e depois intolerância religiosa. Aí em 2017,todo mundo achou que o tema seria outro tipo de intolerância:RASTEIRA= As dificuldades na educação dos surdos. Em 2018,também,o tema foi manipulação do comportamento humano na internet. Esse tema foi um chute nas gônadas,porque muita gente zerou porque tangenciou o tema (fugiu do tema),achando que o tema era Fake News. Em 2019,mais uma rasteiraSurprised tema foi desafios no acesso ao cinema. O problema é que os cursos te confundem. Segundo eles,o tema sempre será algo relacionado à variação linguística. Eles falam isso desde 2018. E te falar:dica: O tema do ENEM é sempre alguma lei que foi discutida ou aprovada pelo Congresso no primeiro semestre do ano DA PROVA. Para 2020,como o MEC quer o ENEM Digital até 2026,e começará o ENEM Digital neste ano, eu aposto que o tema pode ser dificuldade no acesso à internet. Eu te falaria para você largar de focar em temas críticos e focar em temas aleatórios ou até óbvios.
Voltemos à competência 2. A competência 2 é como se você estivesse dando um bolo para o seus dois corretores. Sim,a sua redação é corrigida por dois corretores, com direito a um terceiro para desempate de nota. Pois bem,o corretor é um professor de Português/Redação e consequentemente Literatura. Literatura é uma matéria muito subestimada,mas extremamente útil em Redação. É a matéria que seu corretor vê na faculdade. Ele gosta e isso te dá repertório. Eu sempre começo minha Redação usando Literatura. A Literatura é uma forma de denúncia,seja através dos autores,seja através das escolas literárias. Por exemplo,Gregório de Matos foi conhecido como "Boca do Inferno" porque ele denunciava a corrupção,as imoralidades e injustiças da sociedade baiana do século 17. O tema do ENEM de 2019,eu usei Literatura no primeiro parágrafo,porque no Barroco,como Gregório de Matos,ele fez um texto aonde ele disse "Que nessa terra,quem tem dinheiro,vira papa". Aí eu escrevi,que isso mostra a gentrificação e desigualdade,uma vez que,quem tem dinheiro tem tudo,e naquele caso,cinema.
Você pode usar qualquer matéria como repertório,as favoritas são Filosofia e Sociologia. Não seja tão óbvio (Muita gente usa como "repertório" a frase do Nelson Mandela "A educação é a principal arma para mudar o mundo"). TODO MUNDO usa essa frase. Os professores estão de saco cheio desse clichê. Seja mais criativo e seja menos óbvio. Use por exemplo,Schopenhauer "A importância da tolerância para a construção de uma sociedade cidadã" ou o mesmo falando "A educação é um pilar para uma sociedade saudável". É sempre bom você variar a matéria. Eu por exemplo,uso Literatura na introdução,para chamar o corretor para o meu texto. Depois eu uso História. Depois,no D2,eu uso Geografia ou Filosofia(Sociologia). Seu repertório deve usar umas duas linhas e aí você explica ele relacionando com o tema depois. O parágrafo de desenvolvimento deve ter uma estrutura como essa: Conectivo->Retomada da tese (do que você escreveu no final da introdução para falar no desenvolvimento)-> O quê? (Vem com o repertório)->Explica o porquê e o quê isso tem a ver com o tema.->Vem com a consequência e lamente (infelizmente,perpetuando a problemática abordada).
Então vêm a competência 3. A competência 3 quer saber dos seus conectivos. Estude bastante conjunções e diversifique-as. Dá uma lida em dicionários para você não repetir palavras. Veja dicionários de sinônimos na internet. Tema de 2018,isso foi um inferno. Web->internet->páginas virtuais->redes sociais->mídias,meios audiovisuais-> redes audiovisuais. Para não repetir palavras. Agora conectivos (É importante frisar,é importante mencionar,Ainda que,Tão logo,infelizmente,consequentemente).
A competência 4,vem com a coerência e coesão. Essa é a parte mais fácil se você organizar sua redação em cima de uma estrutura e você sempre usá-la. Síntese+ Antítese= Dialética. Novamente,cuidado com os conectivos.
A Competência 5 são 200 pontos apenas para a conclusão. Simplesmente,você precisa fazer a retomada de tese e responder 5 perguntas: O quê? Quem? Como? Para quê?+Detalhamento (de pelo menos uma solução) e a proposta de intervenção. Exemplo: (A fim de que se minimize essa inaceitável manipulação do internauta, é preciso que o Ministério Público,providencie um aumento do efetivo e uma melhor aparelhagem das Delegacias de combate a crimes cibernéticos para assegurar o cumprimento do Marco Civil da internet.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Dicas para a Redação do ENEM

Mensagem por _Arthur_ Qua 17 Jun - 13:06

Pedro, seria possível você fazer um compilado de repertórios, demonstrando como encaixá-los nos temas, assim como você fez com esse de Gregório de Matos, que ficou FOD#?
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos