Dúvida resolução UEFS
2 participantes
Página 1 de 1
Dúvida resolução UEFS
Bom, tava com duvida na seguinte questão:
UEFS 2011.2 Considere, no sistema de coordenadas cartesianas, uma circunferência que tangencia o eixo das ordenadas em y = e também tangencia a reta y-3x=0. Sabendo-se que nenhum ponto da circunferência tem coordenadas negativas, pode-se afirmar que a distância do centro da circunferência à origem é, em u.c., aproximadamente, igual a
a) 08
b) 09
c) 10
d) 11
e) 12
Entretanto, encontrei a seguinte resolução
"Assim, temos que:
, resolvendo, chegamos em:
, portanto,
Dessa forma:
Aplicando a seguinte relação na fórmula da distância:
, vem que:
, portanto:
Obtemos, então:
Calculando a distância de C até o centro O,
Obtemos:
, portanto:
"
porém estou com dúvida da parte em negrito.Algúem poderia me explicar essa relação?pq x=4???
Muito obrigada!!
retirada de : http://www.tutorbrasil.com.br/forum/matematica-pre-vestibular/uefs-2011-2-geometria-analitica-t41633.html#p134291
UEFS 2011.2 Considere, no sistema de coordenadas cartesianas, uma circunferência que tangencia o eixo das ordenadas em y = e também tangencia a reta y-3x=0. Sabendo-se que nenhum ponto da circunferência tem coordenadas negativas, pode-se afirmar que a distância do centro da circunferência à origem é, em u.c., aproximadamente, igual a
a) 08
b) 09
c) 10
d) 11
e) 12
Entretanto, encontrei a seguinte resolução
"Assim, temos que:
, resolvendo, chegamos em:
, portanto,
Dessa forma:
Aplicando a seguinte relação na fórmula da distância:
, vem que:
, portanto:
Obtemos, então:
Calculando a distância de C até o centro O,
Obtemos:
, portanto:
"
porém estou com dúvida da parte em negrito.Algúem poderia me explicar essa relação?pq x=4???
Muito obrigada!!
retirada de : http://www.tutorbrasil.com.br/forum/matematica-pre-vestibular/uefs-2011-2-geometria-analitica-t41633.html#p134291
victoria21- Recebeu o sabre de luz
Re: Dúvida resolução UEFS
Ele igualou as distâncias entre os pontos T1, C e C, T2.
d_{T_1C}=d_{CT_2}\\ \sqrt{(x_{T_1}-x_C)^2+(y_{T_1}-y_C)^2}=\sqrt{(x_C-x_{T_2})^2+(y_C-y_{T_2})^2}\\ \sqrt{(0-x)^2+(\sqrt{112}-\sqrt{112})^2}=\sqrt{(x-7)^2+(\sqrt{112}-3\sqrt7)^2}\\ x=4
gabrieldpb- Fera
entendi mto bem, obrigada pela explicação.entretanto....
a formula diz que d=V(x2 - x1)^2 + (y2 - y1)^2 .
por que a distancia ficou
e na sua resolução está dt1c e dct2??
vejo que isso influência na resolução, não é mesmo?
por exemplo, na primeira distância, quem é x1 e x2?
entende minha duvida?
to com muita dificuldade na resolução dessa conta.pode me ajudar?tem o passo a passo?desculpa minha insistência, sou mto ignorante nessa parte!!
a formula diz que d=V(x2 - x1)^2 + (y2 - y1)^2 .
por que a distancia ficou
e na sua resolução está dt1c e dct2??
vejo que isso influência na resolução, não é mesmo?
por exemplo, na primeira distância, quem é x1 e x2?
entende minha duvida?
to com muita dificuldade na resolução dessa conta.pode me ajudar?tem o passo a passo?desculpa minha insistência, sou mto ignorante nessa parte!!
Olá Victória, não se acanhe com essas notações. Na verdade, tanto faz escrever do jeito que ele fez ou do meu, o que nós estamos falando é que a distância de C até T1 deve ser igual a distância de C até T2, isso somente.
Na fórmula observe que cada parcela elevada ao quadrado permanece a mesma. Vamos pegard_{CT_1} como exemplo:
\sqrt{(x_C-x_{T_1})^2+(y_C-y_{T1})^2}=\sqrt{[(-1)(x_{T_1}-x_C)]^2+[(-1)(y_{T1})-y_C]^2}\\ \sqrt{(-1)^2(x_{T_1}-x_C)^2+(-1)^2(y_{T1})-y_C)^2}=\sqrt{(x_{T_1}-x_C)^2+(y_{T1})-y_C)^2}
Que é igual ad_{T_1C}
No caso de você não saber quem é quem, veja que eu preservei as posições dos x e y nas expressões. Então, na primeira distânciax_{T_1}=0 , x_C=x (que queremos descobrir) e y_{T_1}=y_C=\sqrt{112} . Observe que ele chamou duas coisas de x, mas o meu x é igual abscissa desconhecida do centro C da circunferência.
Vou modificar um pouco a solução dele:
1) T2 está obre a retay=\frac{3x}{\sqrt{7}} , logo y_{T_2}=\frac{3x_{T_2}}{\sqrt{7}} . Como as distâncias da origem até T1 e T2, respectivamente, são iguais a \sqrt{112} , podemos aplicar o Teorema de Pitágoras no triângulo rosa que ele destacou:
(x_{T_2})^2+(y_{T_2})^2=(\sqrt{112})^2
(\frac{3x_{T_2}}{\sqrt{7}})^2+(x_{T_2})^2=112
7x_{T_2}^2+9x_{T_2}^2=784
x_{T_2}=7
Os outros passos eu mantenho-os do mesmo jeito, acrescentando o que eu escrevi no último post.
Abraço!
Na fórmula observe que cada parcela elevada ao quadrado permanece a mesma. Vamos pegar
Que é igual a
No caso de você não saber quem é quem, veja que eu preservei as posições dos x e y nas expressões. Então, na primeira distância
Vou modificar um pouco a solução dele:
1) T2 está obre a reta
Os outros passos eu mantenho-os do mesmo jeito, acrescentando o que eu escrevi no último post.
Abraço!
gabrieldpb- Fera
entendi, muito obrigada!!!