Calcule a massa através das reações?
2 participantes
Página 1 de 1
Calcule a massa através das reações?
Na indústria, um dos processos de obtenção do ácido sulfúrico consiste no tratamento térmico vigoroso da pirita (FeS2) na presença de corrente de ar (reação de ustulação). Os produtos obtidos são óxido férrico (Fe O2 3) e dió- xido de enxofre (SO2). O dióxido de enxofre é oxidado a anidrido sulfúrico (SO3), também pela reação com oxigênio, e, finalmente, por hidrólise do anidrido sulfúrico, obtém-se o ácido sulfúrico.
b) Calcule a massa de ácido sulfúrico produzido a partir de 24 kg de pirita. Dados: massas molares: FeS2 = 120 g/mol, H SO 2 4 = 98 g/mol
RESPOSTA:
39,2 kg
Na verdade é só uma dúvida na resposta..
a resposta foi por análise, mas na análise foi colocado (2 mols de H2SO4/1 mol de FeS2)
alguém pode me dizer por que? pois as equaçoes achadas foi 4 fes2 formou, através de tudo, 1 mol de h2so4.
b) Calcule a massa de ácido sulfúrico produzido a partir de 24 kg de pirita. Dados: massas molares: FeS2 = 120 g/mol, H SO 2 4 = 98 g/mol
RESPOSTA:
39,2 kg
Na verdade é só uma dúvida na resposta..
a resposta foi por análise, mas na análise foi colocado (2 mols de H2SO4/1 mol de FeS2)
alguém pode me dizer por que? pois as equaçoes achadas foi 4 fes2 formou, através de tudo, 1 mol de h2so4.
dani1801- Estrela Dourada
Re: Calcule a massa através das reações?
Olá.
Acho que você se equivocou em algum momento no balanceamento das equações, são chatas, o segredo é você ignorar tudo, porque não vão influenciar na resolução do seu problema. Note que H2SO4 só tem um S, então o coeficiente estequiométrico do S da primeira equação será o mesmo dele no final e a bandida também não mudará.
2FeS2 + 11/2 O2 -> Fe2O3 + 4SO2V (11O, 2Fe e 4S em cada membro)
2.120 - 4.98
24 - x
x = 39,2.
Acho que você se equivocou em algum momento no balanceamento das equações, são chatas, o segredo é você ignorar tudo, porque não vão influenciar na resolução do seu problema. Note que H2SO4 só tem um S, então o coeficiente estequiométrico do S da primeira equação será o mesmo dele no final e a bandida também não mudará.
2FeS2 + 11/2 O2 -> Fe2O3 + 4SO2V (11O, 2Fe e 4S em cada membro)
2.120 - 4.98
24 - x
x = 39,2.
estraveneca- Jedi