Considere o plano Π
4 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Considere o plano Π
Considere o plano
Π : 2x + 2y + z = 3
e a reta
r : (x, y, z) = (4, 0, 4) + t · (3, 0, 3), t ∈ R.
(a) Determine o ângulo de incidência θ da reta r no plano Π.
(b) Determine uma parametrização para a reta perpendicular a r e contida no plano Π.
Π : 2x + 2y + z = 3
e a reta
r : (x, y, z) = (4, 0, 4) + t · (3, 0, 3), t ∈ R.
(a) Determine o ângulo de incidência θ da reta r no plano Π.
(b) Determine uma parametrização para a reta perpendicular a r e contida no plano Π.
João Victor de Souza- Iniciante
Re: Considere o plano Π
n1 = (2,2,1)
v1 = (3,0,3)
senâ = l n1 . v1 l / l n1 ll v1 l
n1.v1 = 6 + 3 = 9 ln1l = 3 lv1l = 3V2
senâ = 9 / 3.3V2 = V2/2 ---> arcsen(V2/2) = â = pi/4 ---> ângulo entre a reta e o plano
Interseção da reta e plano:
2(4+3t) + (4 + 3t) = 3
t = -1
Substituindo na reta, temos:
P( 1,0,1 )
Vetor perpendicular à v1 é:
v1 = (3,0,3) v1' = (-3,0,3)
(x,y,z) = (1,0,1) + t(-3,0,3)
Mas se a reta é perpendicular à r ela não está contida no plano, há apenas uma interseção entre a reta perpendicular e o plano.
v1 = (3,0,3)
senâ = l n1 . v1 l / l n1 ll v1 l
n1.v1 = 6 + 3 = 9 ln1l = 3 lv1l = 3V2
senâ = 9 / 3.3V2 = V2/2 ---> arcsen(V2/2) = â = pi/4 ---> ângulo entre a reta e o plano
Interseção da reta e plano:
2(4+3t) + (4 + 3t) = 3
t = -1
Substituindo na reta, temos:
P( 1,0,1 )
Vetor perpendicular à v1 é:
v1 = (3,0,3) v1' = (-3,0,3)
(x,y,z) = (1,0,1) + t(-3,0,3)
Mas se a reta é perpendicular à r ela não está contida no plano, há apenas uma interseção entre a reta perpendicular e o plano.
laurorio- Matador
Considere o plano
fiz o mesmo cálculo que vc na letra "a".Para a letra "b" também usei o ponto (1,0,1) como ponto da nova reta.Só usei o vetor normal ao plano como sendo o vetor diretor da reta,pois se ela é perpendicular a "r" ela tem a direção do plano.
Por favor me oriente,pois fiquei confusa entre o seu resultado, que faz todo sentido e o meu.
Obrigada
Por favor me oriente,pois fiquei confusa entre o seu resultado, que faz todo sentido e o meu.
Obrigada
Maria José de Oliveira- Iniciante
Maria, não entendi como a reta perpendicular a r pode estar contida no plano, até porque o ângulo entre o plano e a reta é 45°. Estou enganado?
laurorio- Matador
Considere o plano
Você está correto,depois que mandei a mensagem eu vi no livro e sua resolução está certa.Obrigada.O erro foi meu.
Que bom!
Você pode me dizer qual é o livro?
Você pode me dizer qual é o livro?
laurorio- Matador
Olá !
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
Laurorio, o vetor v1' deve ser perpendicular à reta r e ao vetor normal do plano pi. O vetor que você encontrou não atende ao segundo requisito.
Maria José, se esse livro em seu poder concorda com as duas últimas linhas da resolução do Laurorio, ele está errado pois a reta obtida não pertence ao plano pi.
Maria José, se esse livro em seu poder concorda com as duas últimas linhas da resolução do Laurorio, ele está errado pois a reta obtida não pertence ao plano pi.
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
Muito bom Medeiros. Consegui encontrar os meus erros. Eu não estava vendo que a "nova reta" poderia estar ortogonal contida no plano e ortogonal a reta(r).
Valeu Medeiros
Valeu Medeiros
Última edição por laurorio em Ter 26 Abr - 20:30, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Erro na mensagem)
laurorio- Matador
Considere o plano
Na questão b é pedido uma parametrização para a reta perpendicular a r contida no plano.
Foi por isso que eu imaginei um ponto que pertencesse a r e ao plano e usei como vetor diretor o vetor normal ao plano,pois para ela ser perpendicular a reta r essa nova reta tem que ser paralela ao plano.
Eu só não entendi o que o outro rapaz que respondeu fez.Por que o produto vetorial. Agora voltei a ficar confusa.
Quanto ao livro eu usei o de Geo analítica 2 de cederj,pois faço Matemática no polo Petrópolis.
Foi por isso que eu imaginei um ponto que pertencesse a r e ao plano e usei como vetor diretor o vetor normal ao plano,pois para ela ser perpendicular a reta r essa nova reta tem que ser paralela ao plano.
Eu só não entendi o que o outro rapaz que respondeu fez.Por que o produto vetorial. Agora voltei a ficar confusa.
Quanto ao livro eu usei o de Geo analítica 2 de cederj,pois faço Matemática no polo Petrópolis.
Página 1 de 2 • 1, 2