PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Resolução de função crescente e decrescente

2 participantes

Ir para baixo

Resolução de função crescente e decrescente Empty Resolução de função crescente e decrescente

Mensagem por TikaTiTi Qua 06 Abr 2016, 12:15

Pessoal, estou com uma questão que não consigo entender bem a resolução, até entendo os conceitos que determinam o porque da função ser crescente (derivada positiva) e ao contrário quando for negativa, mas eu gostaria de saber uma parte da questão de maneira detalhada, coisa que no livro não faz. Então gostaria que alguém resolvesse ela bem explicadinha se fosse possível e mostrando todos os cálculos feitos.

Ai vai ela:

Determine os intervalos em que a  função f(x)= 2x³+3x²-12x-7 é crescente e decrescente.



A parte da resolução que não consigo entender é a seguinte: "sabemos que f(x) pode mudar de sinal apensa em x = 1 e x = -2, portanto, o sinal da derivada deve permanecer constante nos intervalos x< -2, -2 1. Em cada um desses intervalos, escolhemos um número de teste c e determinamos o sinal de f'(x) em todo o intervalo determinando o sinal de f'(c). "

o livro faz os números de teste com (-3 , 0 , 2).

TikaTiTi
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 06/04/2016
Idade : 34
Localização : alagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Resolução de função crescente e decrescente Empty Re: Resolução de função crescente e decrescente

Mensagem por laurorio Qua 06 Abr 2016, 12:53

Resolução de função crescente e decrescente Gif.....+.....-2.........-............1.....+......

Perceba que a f'(x) é uma equação do segundo grau(parábola) com concavidade para cima, com isso podemos concluir que a função é decrescente no intervalo   -2 < x < 1    e crescente para   x < -2    e   x > 1.


Vamos ver se é verdade...

f(-3) = 16
f(0) = 7               
f(2) = 11
laurorio
laurorio
Matador
Matador

Mensagens : 1320
Data de inscrição : 22/03/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolução de função crescente e decrescente Empty Re: Resolução de função crescente e decrescente

Mensagem por TikaTiTi Qua 06 Abr 2016, 12:59

obrigado pela atenção amigo, mas no livro ele diz que a derivada dessa função é: f'(x) = 6x² + 6x - 12 = 6(x+2)(x-1)

diz também no final 
f'(-3)>0 é crescente
f'(0)<0 é decrescente
f'(2)>0 é crescente

TikaTiTi
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 06/04/2016
Idade : 34
Localização : alagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Resolução de função crescente e decrescente Empty Re: Resolução de função crescente e decrescente

Mensagem por laurorio Qua 06 Abr 2016, 13:10

Simplifique f'(x) e veja a mágica acontecer.

"diz também no final 
f'(-3)>0 é crescente
f'(0)<0 é decrescente
f'(2)>0 é crescente"

f'(x) --->  .....+.....-2.........-............1.....+......
laurorio
laurorio
Matador
Matador

Mensagens : 1320
Data de inscrição : 22/03/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolução de função crescente e decrescente Empty Re: Resolução de função crescente e decrescente

Mensagem por TikaTiTi Qua 06 Abr 2016, 15:17

entendi, mas o critério da derivada para funções crescentes e decrescentes diz que se f'(x) > 0 f(x) é crescente e se f'(x)<0 a função será decrescente. Vendo os resultados que você calculou tem:
"f(0) = 7 ", então se o critério diz que quando for maior que "0" a função será crescente porque nesse caso mesmo sendo 7 ( que é maior que 0) a função foi decrescente?

TikaTiTi
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 06/04/2016
Idade : 34
Localização : alagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Resolução de função crescente e decrescente Empty Re: Resolução de função crescente e decrescente

Mensagem por laurorio Qua 06 Abr 2016, 21:05

Eu conheço esse teorema e ele pode até ser utilizado, mas é mais comum utiliza-lo quando se trata de uma equação mais complexa.

""f(0) = 7 ", então se o critério diz que quando for maior que "0" a função será crescente porque nesse caso mesmo sendo 7 ( que é maior que 0) a função foi decrescente?"

Não, eu só me baseei nos resultados (imagem).

f(-3) = 16 maior

f(0) = 7    menor,    do f(-3) até o f(0) a imagem da função teve um decrescimento.   
  
f(2) = 11   maior,       do f(0) até o f(2) a imagem da função teve um crescimento.

Espero que tenha compreendido.
laurorio
laurorio
Matador
Matador

Mensagens : 1320
Data de inscrição : 22/03/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolução de função crescente e decrescente Empty Re: Resolução de função crescente e decrescente

Mensagem por TikaTiTi Seg 11 Abr 2016, 15:36

obrigado amigo.

TikaTiTi
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 06/04/2016
Idade : 34
Localização : alagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Resolução de função crescente e decrescente Empty Re: Resolução de função crescente e decrescente

Mensagem por TikaTiTi Qua 13 Abr 2016, 14:58

Você podia me ajudar em outra?
essa função lucro: L(x) = – x² +100x – 1600 , eu gostaria de saber onde ela é crescente e decrescente através do cálculo da derivada.
Tentei fazer mas ela deu uma equação do primeiro grau e não sei se tá correta. pode resolver pra mim ? me ajudaria mt XD obg desde já!

TikaTiTi
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 06/04/2016
Idade : 34
Localização : alagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Resolução de função crescente e decrescente Empty Re: Resolução de função crescente e decrescente

Mensagem por laurorio Qua 13 Abr 2016, 20:31

É melhor você criar outro tópico com essa questão.
laurorio
laurorio
Matador
Matador

Mensagens : 1320
Data de inscrição : 22/03/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolução de função crescente e decrescente Empty Re: Resolução de função crescente e decrescente

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos