PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Loop montanha russa

2 participantes

Ir para baixo

Loop montanha russa Empty Loop montanha russa

Mensagem por Beatriz.. Qui 08 Out 2015, 16:53

No trecho da montanha russa a seguir, o loop circular não possui atrito, mas a rampa inclinada e o trecho horizontal de 15 metros possuem um coeficiente de atrito com o carrinho de 0,6. Qual o valor do raio máximo que o loop pode ter para que o carrinho consiga fazer a volta sem cair, sabendo que a altura H do ponto de partida do carrinho em relação ao solo é de 30m?Loop montanha russa Questao53

Beatriz..
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Ir para o topo Ir para baixo

Loop montanha russa Empty Re: Loop montanha russa

Mensagem por Euclides Qui 08 Out 2015, 18:44

A menor velocidade no ponto mais alto do loop que permite a conclusão da volta ocorre numa circunstância em que a força de contato é nula e o peso é a única componente da força centrípeta.

A energia mecânica no alto da rampa, subtraída do trabalho do atrito deve ser igual à energia mecânica (cinética+potencial) no ponto mais alto. O comprimento da rampa é 

L=\frac{H}{\sin 60}

A força de atrito na rampa é F_{at}=\mu mg\cos\theta e o trabalho do atrito na rampa é W_{at}=\mu mg H\text{cotan}(\theta)

\frac{mv^2}{2}+2mgR=mgH-\mu mg H\text{cotan}(\theta)-\mu mg d

substituindo a velocidade e simplificando a massa e a aceleração da gravidade

R=\frac{2}{5}\left (H-\mu H\text{cotan}(\theta)-\mu d  \right )

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por Beatriz.. Sex 09 Out 2015, 10:04

Euclides escreveu:A menor velocidade no ponto mais alto do loop que permite a conclusão da volta ocorre numa circunstância em que a força de contato é nula e o peso é a única componente da força centrípeta.

A energia mecânica no alto da rampa, subtraída do trabalho do atrito deve ser igual à energia mecânica (cinética+potencial) no ponto mais alto. O comprimento da rampa é 

L=\frac{H}{\sin 60}

A força de atrito na rampa é F_{at}=\mu mg\cos\theta e o trabalho do atrito na rampa é W_{at}=\mu mg H\text{cotan}(\theta)

\frac{mv^2}{2}+2mgR=mgH-\mu mg H\text{cotan}(\theta)-\mu mg d

substituindo a velocidade e simplificando a massa e a aceleração da gravidade

R=\frac{2}{5}\left (H-\mu H\text{cotan}(\theta)-\mu d  \right )
Que fantástica a sua explicação! Muito obrigada mestre, do jeito que eu tava indo não ia conseguir sair de jeito nenhum. Sua explicação me ajudou muito e fazendo os cálculos finais obtive a resposta: 6*(7-2*(raizde3))/5

Beatriz..
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo