PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Semelhança + Soma dos termos de PG.

3 participantes

Ir para baixo

Semelhança + Soma dos termos de PG. Empty Semelhança + Soma dos termos de PG.

Mensagem por 0Kelvin Qui 08 Out 2015, 16:18

A figura mostra um triângulo ABP, retângulo, em B, sendo AB = 30 e BO = 40. Traça-se BC perpendicular a AP, depois CD perpendicular a BP, em seguida DE perpendicular a AP, e assim sucessivamente.

Calcule a soma infinita AB + BC + CD + DE +EF ...

Semelhança + Soma dos termos de PG. Vxems

A)100

B)110

c)120

d)130

e)150

Resposta : E

Obs: O problema não é nem a soma dos termos da PG., mas usar a semelhança. Consegui encontrar BC = 24, mas não consigo desenvolver o cálculo pra achar CD. Desde já agradeço pessoal ! xD
0Kelvin
0Kelvin
Iniciante

Mensagens : 21
Data de inscrição : 06/04/2013
Idade : 29
Localização : Belo Horizonte - MG - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Semelhança + Soma dos termos de PG. Empty Re: Semelhança + Soma dos termos de PG.

Mensagem por Gabriel Cluchite Qui 08 Out 2015, 17:59

Semelhança + Soma dos termos de PG. HcIS3QN


Então:

a1=x=30
a2=y
a3=g
...
a(n-1)=z
an=n


Como todos os triângulos são semelhantes, eu vou usar a razão de semelhança 40/50. Essa razão será universal uma vez que TODAS as medidas que eu quero são opostas ao ângulo vermelho e o reto.

40/50=y/30=g/y=...=n/z

ou seja

4/5=a2/a1=a3/a2=...=an/a(n-1)

Portanto a própria razão de semelhança que eu escolhi é a razão dessa PG decrescente.

Agora basta calcular pela fórmula da soma da PG infinita

Sn=a1/q-1
Sn=30/4/5-1
Sn=150
Gabriel Cluchite
Gabriel Cluchite
Matador
Matador

Mensagens : 333
Data de inscrição : 14/07/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Semelhança + Soma dos termos de PG. Empty Re: Semelhança + Soma dos termos de PG.

Mensagem por Shino Sáb 17 Out 2015, 21:16

A resolução está correta. Kelvin você disse que encontrou o valor de 24 no seguimento BC então como o enunciado já menciona que é uma PG bastava você encontrar a razão pois já possui A1 e A2, sendo assim aplicava a formula da soma ilimitada decrescente, como nosso amigo Gabriel fez (a não ser que seja de seu interesse querer calcular os segmentos restantes).
Shino
Shino
Jedi
Jedi

Mensagens : 245
Data de inscrição : 18/04/2015
Idade : 26
Localização : Londrina, Paraná.

Ir para o topo Ir para baixo

Semelhança + Soma dos termos de PG. Empty Re: Semelhança + Soma dos termos de PG.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos