Soma dos ângulos internos de um polígono
2 participantes
Página 1 de 1
Soma dos ângulos internos de um polígono
O ângulo de um polígono regular ABCDEF... mede . Determine a soma dos ângulos internos desse polígono.
Resposta:
Acho que é isso:
Então:
Caso não seja, favor comentar.
Resposta:
Acho que é isso:
Então:
Caso não seja, favor comentar.
Adam Zunoeta- Monitor
Re: Soma dos ângulos internos de um polígono
Olá Balanar. Apesar da sua resposta estar correta, o método de resolução não está. O correto seria considerar que o ângulo de 30º, originado a partir de um ponto da circunferência vale 60º a partir do centro, e que engloba 2 lados do polígono. Por conta desse fato é que temos 12 lados. Note que você dividiu 360º por 30º e encontrou 12, mas isso foi coincidência. Isso ocorreu porque o ângulo a ser usado é o dobro de 30º e você tem 2 lados englobados por ele, essa proporção foi o que te deu a resposta correta, apesar do método. Se fossem 3 lados ao invés de 2, por exemplo, você continuaria encontrando 12 lados, apesar de serem 18.
DouglasM- Iniciante
DouglasM escreveu:Olá Balanar. Apesar da sua resposta estar correta, o método de resolução não está. O correto seria considerar que o ângulo de 30º, originado a partir de um ponto da circunferência vale 60º a partir do centro, e que engloba 2 lados do polígono. Por conta desse fato é que temos 12 lados. Note que você dividiu 360º por 30º e encontrou 12, mas isso foi coincidência. Isso ocorreu porque o ângulo a ser usado é o dobro de 30º e você tem 2 lados englobados por ele, essa proporção foi o que te deu a resposta correta, apesar do método. Se fossem 3 lados ao invés de 2, por exemplo, você continuaria encontrando 12 lados, apesar de serem 18.
Tem um quadrilátero na figura então:
Como
Então:
Poderia ser feito assim?
Adam Zunoeta- Monitor
Nesse caso o raciocínio foi correto, mas note que de modo geral é mais fácil fazer como disse antes (e como fiz em outro problema), porque nem sempre terá um arranjo conveniente como o de agora (ao invés de um trapézio poderá ter um pentágono, ou um polígono de mais lados).
DouglasM- Iniciante
Você poderia fazer uma figura pra melhor visualizar sua resposta.
Estou tendo dificuldade para ver a figura que você fez.
Estou tendo dificuldade para ver a figura que você fez.
Adam Zunoeta- Monitor
Eu fiz algo como o que você fez primeiro, só acrescentando o ângulo de 60º que me fez descobrir que cada lado está inscrito num arco de 30º. A figura de fato é assim (depois de descobrirmos que tem 12 lados):
DouglasM- Iniciante
Eu acho que você achou os 12 lados da seguinte forma:DouglasM escreveu:Eu fiz algo como o que você fez primeiro, só acrescentando o ângulo de 60º que me fez descobrir que cada lado está inscrito num arco de 30º. A figura de fato é assim (depois de descobrirmos que tem 12 lados):
Como temos três lados "AB", "BC" e "CD" num quarto de uma circunferência, então em uma circunferência completa teremos 4 vezes esse valor ou seja 12 lados.
O ângulo de 60 graus decorre de ser o complementar de 30 graus.
Foi assim que você fez?
Uma outra pergunta como você sabe que só tem 3 lados num quarto de circunferência?
Adam Zunoeta- Monitor
Não, não foi assim. Foi como disse no primeiro post:
60º -> 2 lados
360º -> 12 lados
Só isso. O fato dos ângulos serem complementares é coincidência. O que importa é que um arco medido a partir de um ponto da circunferência descreve um ângulo que é metade do ângulo descrito se o medirmos a partir do centro.
Sobre o desenho, eu mesmo disse, o fiz demonstrando como é de fato a figura, depois de já ter descoberto quantos lados possuia.
DouglasM escreveu:O correto seria considerar que o ângulo de 30º, originado a partir de um ponto da circunferência vale 60º a partir do centro, e que engloba 2 lados do polígono. Por conta desse fato é que temos 12 lados.
60º -> 2 lados
360º -> 12 lados
Só isso. O fato dos ângulos serem complementares é coincidência. O que importa é que um arco medido a partir de um ponto da circunferência descreve um ângulo que é metade do ângulo descrito se o medirmos a partir do centro.
Sobre o desenho, eu mesmo disse, o fiz demonstrando como é de fato a figura, depois de já ter descoberto quantos lados possuia.
DouglasM- Iniciante
DouglasM escreveu:Não, não foi assim. Foi como disse no primeiro post:DouglasM escreveu:O correto seria considerar que o ângulo de 30º, originado a partir de um ponto da circunferência vale 60º a partir do centro, e que engloba 2 lados do polígono. Por conta desse fato é que temos 12 lados.
60º -> 2 lados
360º -> 12 lados
Obrigado, entendi agora.
Adam Zunoeta- Monitor