Fuvest
2 participantes
PiR2 :: Química :: Físico-Química
Página 1 de 1
Fuvest
(Fuvest – SP) As curvas de pressão de vapor de éter dietílico (A) e etanol (B) são dadas abaixo.
a) Quais os pontos de ebulição destas substâncias na cidade de São Paulo? (Pressão atmosférica = 700 mmHg)?
b) A 500 mmHg e 50°C, qual é o estado físico de cada uma dessas substâncias? Justifique.
Estou com dúvida quanto a justificação. Através das curvas de pressão de vapor observa-se que o éter está em estado gasoso e o etanol em estado líquido, mas como eu justifico isso?
Obs: Não possuo o gabarito.
Desde já, agradeço.
:SW3:
a) Quais os pontos de ebulição destas substâncias na cidade de São Paulo? (Pressão atmosférica = 700 mmHg)?
b) A 500 mmHg e 50°C, qual é o estado físico de cada uma dessas substâncias? Justifique.
Estou com dúvida quanto a justificação. Através das curvas de pressão de vapor observa-se que o éter está em estado gasoso e o etanol em estado líquido, mas como eu justifico isso?
Obs: Não possuo o gabarito.
Desde já, agradeço.
:SW3:
Renan Phoenix- Recebeu o sabre de luz
Re: Fuvest
Além de utilizar como método de justificação o mais óbvio ("pois o gráfico afirma isso"), pode-se acrescentar que o P.F. e o P.E. do éter dietílico é menor do que o P.F. e o P.E. do etanol em via das interações intermoleculares existentes nas substâncias, sendo essas interações mais intensas no etanol em via da presença de um átomo de oxigênio na "ponta" da cadeia, ao invés de um heteroátomo (como o que aparece no éter dietílico).
Não entendo muito de justificações da Fuvest pois no vestibular que vou prestar constam apenas questões de marcar, mas acho que isso já daria bastante credibilidade ao seu conhecimento.
Não entendo muito de justificações da Fuvest pois no vestibular que vou prestar constam apenas questões de marcar, mas acho que isso já daria bastante credibilidade ao seu conhecimento.
PiR2 :: Química :: Físico-Química
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos