PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Força de atrito

2 participantes

Ir para baixo

Força de atrito Empty Força de atrito

Mensagem por fergasfig Ter 11 Ago 2015, 21:45

Uma prensa é utilizada para sustentar um bloco apoiado em uma parede vertical, como ilustrado na Figura 1. O bloco e a parede são sólidos e indeformáveis. A prensa exerce uma força de 104 N sobre o bloco, na direção perpendicular às superfícies em contato. A massa do bloco é de 50 kg e o coeficiente de atrito estático entre o bloco e a parede é 0,35. Em seguida, mais blocos de mesma massa são colocados em cima do primeiro, como é mostrado na Figura 2, porém a força que a prensa exerce permanece inalterada.


Força de atrito Dpbsw4


Em relação à situação descrita, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 

01. A força necessária para sustentar apenas um bloco é igual a 175 N. 
02. A força que a parede exerce sobre o primeiro bloco é igual a 104 N e a força de atrito estático entre a parede e o bloco é igual a 3500 N. 
04. Com a força aplicada é possível sustentar um total de sete blocos iguais ao primeiro. 
08. A força de atrito estático entre a parede e os blocos acima do primeiro é nula. 
16. Se o coeficiente de atrito estático entre a parede e o bloco for nulo, a prensa não sustentará o primeiro bloco contra a parede por maior que seja a força aplicada F . 
32. Quanto mais polidas forem as superfícies em contato da parede e do bloco, menor será o coeficiente de atrito e, portanto, menor será o número de blocos que a força aplicada poderá sustentar. 
64. Como o peso de cada bloco é de 500 N, a força F ρ aplicada pela prensa poderá sustentar 20 blocos. 


Gabarito: 62 (02 + 04 + 08 + 16 + 32) 

Não consigo entender por que a 08 e a 32 estão corretas e a 64 está errada.
fergasfig
fergasfig
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1052
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 28
Localização : São Paulo- SP

Ir para o topo Ir para baixo

Força de atrito Empty Re: Força de atrito

Mensagem por Euclides Ter 11 Ago 2015, 23:51

01. Incorreta. A força necessária para sustentar apenas um bloco é igual, em módulo, ao peso (500 N).
02. Correta. A força de ação normal da parede sobre o bloco é igual, em módulo, à força que o bloco exerce
sobre a parede, cujo valor é 104
N, a força de atrito estático máxima é fa = µN = 0,35 x 104
N = 3500 N.
04. Correta. Como o peso de cada bloco é de 500 N, a força de atrito estático máxima pode sustentar até
3500/500 = 7 (sete) blocos.
08. Correta. Como os blocos superiores não exercem nenhuma força sobre a parede, a força de ação normal da
parede sobre eles é nula, sendo nula, também, a força de atrito entre a parede e os blocos superiores.
16. Correta. Não seria possível compensar a força peso na ausência de atrito estático entre a parede e o bloco.
32. Correta. O número de blocos que podemos sustentar com a força aplicada depende diretamente do valor do
coeficiente de atrito estático entre a parede e o bloco.
64. Incorreta. A força vertical em oposição ao peso dos blocos é a força de atrito estático máxima, que é igual à
3500 N, e não a força que a prensa exerce sobre o primeiro bloco.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Força de atrito Empty Re: Força de atrito

Mensagem por fergasfig Qui 13 Ago 2015, 13:09

Euclides, desculpa a insistência, mas se a 04 afirma que com a força aplicada, é possível sustentar 7 blocos iguais ao primeiro, como a 32 pode estar correta sendo que afirma que ela pode sustentar 20 blocos? Ainda me parece contraditório  Neutral

Sobre a 64, entendo que a força F está na horizontal e não na vertical, mas a força de atrito depende da normal, que é igual à força aplicada... Ainda não entendo   Neutral
fergasfig
fergasfig
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1052
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 28
Localização : São Paulo- SP

Ir para o topo Ir para baixo

Força de atrito Empty Re: Força de atrito

Mensagem por Euclides Qui 13 Ago 2015, 17:20

fergasfig escreveu:...como a 32 pode estar correta sendo que afirma que ela pode sustentar 20 blocos?

enunciado escreveu:32. Quanto mais polidas forem as superfícies em contato da parede e do bloco, menor será o coeficiente de atrito e, portanto, menor será o número de blocos que a força aplicada poderá sustentar. 
64. Como o peso de cada bloco é de 500 N, a força F ρ aplicada pela prensa poderá sustentar 20 blocos. 

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Força de atrito Empty Re: Força de atrito

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos