(ITA) Separação de misturas
2 participantes
Página 1 de 1
(ITA) Separação de misturas
Para separar uma mistura de açúcar comum e sal de cozinha, recomenda-se empregar:
a) destilação fracionada.
b) sublimação.
c) água e filtração.
d) solvente que não seja a água.
e) decantação.
OK, eu entendi o motivo: deve ser adicionado um solvente seletivo.
Mas como funcionam esses solventes seletivos, ou seja, qual a propriedade deles para dissolverem um tipo de substância polar e o outro não?
Outra coisa, sobre a sublimação (alternativa B): ela não poderia ser realizada nesse caso, se a pressão fosse altamente reduzida, impedindo a pirólise? (no Wikipédia achei que quando o açúcar atinge a temperatura de evaporação ele sempre se decompõe, isso é uma propriedade das substâncias orgânicas em geral?)
Obrigado gente!
a) destilação fracionada.
b) sublimação.
c) água e filtração.
d) solvente que não seja a água.
e) decantação.
- Gabarito:
- Alternativa: D.
OK, eu entendi o motivo: deve ser adicionado um solvente seletivo.
Mas como funcionam esses solventes seletivos, ou seja, qual a propriedade deles para dissolverem um tipo de substância polar e o outro não?
Outra coisa, sobre a sublimação (alternativa B): ela não poderia ser realizada nesse caso, se a pressão fosse altamente reduzida, impedindo a pirólise? (no Wikipédia achei que quando o açúcar atinge a temperatura de evaporação ele sempre se decompõe, isso é uma propriedade das substâncias orgânicas em geral?)
Obrigado gente!
Re: (ITA) Separação de misturas
Eu acredito que seja o seguinte: como o sal de cozinha é muito mais polar que o açúcar é preciso empregar um solvente que seja muito eletronegativo para um e pouco em comparação com o outro. Assim um vai se dissolver mais nesse solvente e assim pode ser separado. Não pode ser a água porque as moléculas de sacarose contém grupos hidroxila que a tornam muito solvente em água pois forma ligações de hidrogênio com as moléculas da água.
awake188- Padawan
Re: (ITA) Separação de misturas
Verdade, awake. Portanto, se eu adicionasse um solvente MUITO polar (como o NaCl é), ele dissolveria o sal de cozinha, mas não o açúcar, pois o açúcar não é TÃO polar assim.
Certo?
Certo?