PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Separação de misturas

2 participantes

Ir para baixo

Separação de misturas Empty Separação de misturas

Mensagem por Luana312 Qui 21 Mar 2019, 05:48

O quadro a seguir apresenta misturas heterogêneas que foram submetidas aos processos de separação especificados.

Assinale a alternativa que corresponde a uma mistura cujo processo de separação especificado é adequado:
a) I
b) II
c) III
d) IV


Resposta: c.
Não sei se entendi a pergunta direito, mas se dissolução fracionada é a separação de dois líquidos que possuem diferente solubilidades em um determinado solvente, por que seria um processo adequado para areia e sal? Não faz nenhum sentido para mim.
Obs.: conferi diversas vezes o gabarito e é essas resposta mesmo. Será que está errado? Caso pense isso, qual pensa ser a correta?
Separação de misturas Img_2012
Luana312
Luana312
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 16/07/2018
Idade : 24
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Separação de misturas Empty Re: Separação de misturas

Mensagem por Tiago Domingues Qui 21 Mar 2019, 07:58

Luana, você se equivocou. Dissolução fracionada é um processo inicial para separar compostos SÓLIDOS.
Obs: eu tenho areia e sal, e quero separar essa mistura, então eu jogo água. O sal na água se dissocia e a areia decanta. Depois eu posso usar uma filtração e separar a areia da água com o sal. 

Imagem: https://imgur.com/j5kbK5h

Recomendo da uma pesquisada nesse processo de Dissolução Fracionada.
Tiago Domingues
Tiago Domingues
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 124
Data de inscrição : 23/04/2016
Idade : 25
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Separação de misturas Empty Re: Separação de misturas

Mensagem por Luana312 Qui 21 Mar 2019, 16:42

Realmente, fui pesquisar agora e vi que fiz confusão. No entanto, Tiago, o exemplo que tenho aqui é do álcool e da gasolina: se misturado a eles água, iremos ter água + álcool formando uma mistura homogênea e, logo a cima, a gasolina que não irá se misturar. Então, no final das contas, nao necessariamente tem a ver com ser dois liquidos ou dois sólidos, mas sim as diferentes solubilidades em um determinado solvente?
Luana312
Luana312
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 16/07/2018
Idade : 24
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Separação de misturas Empty Re: Separação de misturas

Mensagem por Tiago Domingues Qui 21 Mar 2019, 17:54

Se você quiser separar álcool e gasolina você tem que usar um processo de destilação fracionada. Se você jogar água não vai ser uma dissolução fracionada. 
A definição de destilação fracionada envolve dois ou mais sólidos e um solvente, e então esse sólido será solubilizado.
Tiago Domingues
Tiago Domingues
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 124
Data de inscrição : 23/04/2016
Idade : 25
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Separação de misturas Empty Re: Separação de misturas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos