PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como desenvovler esse tipo de argumento?

2 participantes

Ir para baixo

Como desenvovler esse tipo de argumento? Empty Como desenvovler esse tipo de argumento?

Mensagem por Armando Vieira Qua 17 Jun 2015, 15:02

Olá pessoal,
Estava pesquisando sobre a participação da mulher na política brasileira, e encontrei um dado interessante:
"Os índices brasileiros de engajamento de mulheres na política estão abaixo da média mundial, de 22,1% e também do percentual do Oriente Médio, 16%. Nações como Jordânia, Síria, Líbia, Iraque, Emirados Árabes, Afeganistão e Arábia Saudita, conhecidas por negar à mulher direitos básicos há décadas conquistados pelas brasileiras nos espaços públicos, superam o percentual do Brasil de participação feminina. As mulheres sauditas sofrem uma série de restrições no seu dia-a-dia. São proibidas, por exemplo, de dirigir veículos."
Fonte: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/brasil-fica-atras-ate-do-oriente-medio-em-participacao-feminina-na-politica/

Como eu posso desenvolver um argumento que mostra que o Brasil tem uma participação política muito baixa entre as mulheres? Obs:. Para colocar um dado como esse (dizer que a participação política é menor que em países do oriente médio) preciso colocar a referência correto? No entanto, em uma prova de concurso não terei como me lembrar disso, como posso desenvolver um parágrafo de argumentação que demonstrem dados como esse, sem que precise realizar uma citação de referência (é possível fazer isso?)?
Armando Vieira
Armando Vieira
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 652
Data de inscrição : 03/01/2015
Idade : 24
Localização : Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como desenvovler esse tipo de argumento? Empty Re: Como desenvovler esse tipo de argumento?

Mensagem por Euclides Qua 17 Jun 2015, 20:14

Se você não vai ter a referência da fonte, não cite estatísticas.

Há poucos dias tramitou (e não foi aprovado congresso) um projeto de Lei de garantia 10% das vagas nas eleições proporcionais para mulheres. Isso significa que a participação delas entre nós é inferior a 10%, numa população (feminina) que corresponde a 52% da população do país.

Esses são dados fáceis de citar, pois provêm da imprensa e do IBGE.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como desenvovler esse tipo de argumento? Empty Re: Como desenvovler esse tipo de argumento?

Mensagem por Armando Vieira Qui 18 Jun 2015, 14:14

Entendi, obrigado mestre Euclides!

Só uma dúvida: No caso dados como: as mulheres que representam 52% da população. Como isso é um fato, não preciso de fonte correto?
Armando Vieira
Armando Vieira
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 652
Data de inscrição : 03/01/2015
Idade : 24
Localização : Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como desenvovler esse tipo de argumento? Empty Re: Como desenvovler esse tipo de argumento?

Mensagem por Euclides Qui 18 Jun 2015, 14:17

Euclides escreveu:Esses são dados fáceis de citar, pois provêm da imprensa e do IBGE.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como desenvovler esse tipo de argumento? Empty Re: Como desenvovler esse tipo de argumento?

Mensagem por Armando Vieira Qui 18 Jun 2015, 18:53

Ok, Muito obrigado mestre Smile Very Happy
Armando Vieira
Armando Vieira
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 652
Data de inscrição : 03/01/2015
Idade : 24
Localização : Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como desenvovler esse tipo de argumento? Empty Re: Como desenvovler esse tipo de argumento?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos