PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fuvest - Camarotização

2 participantes

Ir para baixo

Fuvest - Camarotização Empty Fuvest - Camarotização

Mensagem por Giovana Martins Sex 15 maio - 17:26

Redija uma dissertação em prosa, na qual você exponha seu ponto de vista sobre o tema “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia.

"Camarotização": Um instrumento do capitalismo

   Na Brasil contemporâneo, é notório que as classes que compõe a sociedade tornam-se cada vez mais distintas e distantes umas das outras. Contudo, essa situação não é necessariamente algo atual, tampouco só ocorre no território brasileiro. Esse sistema de divisão entre a sociedade ocorre há muito tempo, mas, no século XVIII, com o advento da Revolução Industrial isso ficou mais explícito, pois nesse período a população ficou dividida entre a classe dominante e a classe dominada.
   A segregação que é presenciada nos dias atuais possui uma intrínseca ligação com o capitalismo, o qual é um sistema, cujo acúmulo de capital é uma de suas bases de sobrevivência e este mecanismo gera grandes desigualdades sociais, uma vez que o detentor do capital, ou seja, a classe dominante, é quem obtém as melhores condições de moradia, saúde, educação etc. Inserida nesse sistema, a classe dominada funciona apenas como "engrenagens" que auxiliam o processo de funcionamento do capitalismo.
   No Brasil, essa segregação ainda é algo que passa despercebido para algumas pessoas, uma vez que o país possui a alcunha de que é um lugar acolhedor, de possuir uma ideologia da mistura, mas que na verdade tudo isso não passa de algo muito superficial. A "camarotização" no Brasil é bastante explícita, uma vez que aqui são criadas coisas para pobres e para ricos. Os hospitais, por exemplo, são ambientes que restringem a população de acordo com a conta bancária.
   A lógica do capitalismo, infelizmente se refletiu na sociedade. A mercantilização das coisas acaba gerando cada vez mais um grande distanciamento na sociedade e, como consequência disso, há a ocorrência da "camarotização", que por sua vez produz e reproduz o preconceito, a desigualdade.


Tive bastante dificuldades para fazer esta redação, creio que não tenha ficado boa, pois tentei fugir do senso comum e acho que acabei fugindo um pouquinho do tema... Enfim, ainda tenho que treinar muito... Agradeço a quem puder avaliar!
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7618
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Fuvest - Camarotização Empty Re: Fuvest - Camarotização

Mensagem por mateus160399 Sex 29 maio - 2:08

Olá! Eu vou dar a minha opinião e algumas sugestões e depois alguém mais apto fará uma correção melhor, eu vou fazer de acordo com o método de avaliação do ENEM, pois sei muito bem como a FUVEST avalia.
 
1º Parágrafo
 
Na Brasil contemporâneo, é notório que as classes que compõe a sociedade tornam-se cada vez mais distintas e distantes umas das outras. Contudo, essa situação não é necessariamente algo atual, tampouco só ocorre no território brasileiro. Esse sistema de divisão entre a sociedade ocorre há muito tempo, mas, no século XVIII, com o advento da Revolução Industrial isso ficou mais explícito, pois nesse período a população ficou dividida entre a classe dominante e a classe dominada.
 
 

  • A introdução ficou bem elaborada, fazendo uma menção histórica e contextualizando-a de forma adequada, o que agrada muito a banca, pois aborda a interdisciplinaridade. Você delimitou bem o tema, e, além disso, deixou claro que esse problema é fomentado pelo capitalismo e está presente na nossa sociedade.  Sendo a introdução o cartão de boas vindas, e a 1ª impressão do corretor, você, na minha opinião, começou muito bem.

 
2º Parágrafo
 
A segregação que é presenciada nos dias atuais possui uma intrínseca ligação com o capitalismo, o qual é um sistema, cujo acúmulo de capital é uma de suas bases de sobrevivência e este mecanismo gera grandes desigualdades sociais, uma vez que o detentor do capital, ou seja, a classe dominante, é quem obtém as melhores condições de moradia, saúde, educação etc. Inserida nesse sistema, a classe dominada funciona apenas como "engrenagens" que auxiliam o processo de funcionamento do capitalismo.
 

  • A ideia do parágrafo está muito boa. No entanto, o 1º período ficou muito longo e um pouco difícil para o leitor compreender. Além disso faltou estabelecer a relação entre as condições de vida da burguesia e o fato de a classe dominada ser apenas as “engrenagens” do sistema, no que diz respeito ao processo de camarotização, de segregação, não ficou muito claro.

 
 

  • Há um erro no uso  do pronome demonstrativo. Como o mecanismo já foi citado anteriormente o correto deveria ser “esse’.

 
3º Parágrafo
 
No Brasil, essa segregação ainda é algo que passa despercebido para algumas pessoas, uma vez que o país possui a alcunha de que é um lugar acolhedor, de possuir uma ideologia da mistura, mas que na verdade tudo isso não passa de algo muito superficial. A "camarotização" no Brasil é bastante explícita, uma vez que aqui são criadas coisas para pobres e para ricos. Os hospitais, por exemplo, são ambientes que restringem a população de acordo com a conta bancária. 
 

  • Em relação a esse parágrafo, na minha opinião ele está bom, entretanto a utilização do termo ideologia da mistura ficou um pouco estranho teria sido melhor ideologia da miscigenação.


 
4º Parágrafo
 
A lógica do capitalismo, infelizmente se refletiu na sociedade. A mercantilização das coisas acaba gerando cada vez mais um grande distanciamento na sociedade e, como consequência disso, há a ocorrência da "camarotização", que por sua vez produz e reproduz o preconceito, a desigualdade.
 

  • Esse parágrafo deve ser melhorado. Ele ficou com uma linguagem que soa para mim muito falada, muito coloquial. E o que você colocou na conclusão a respeito do preconceito teria sido interessante ter dito ao longo do texto, da argumentação.

 
Com base no enem, entretanto vou avaliar apenas 4 competências cada uma valendo de 0 a 250, em que:


50- muito ruim
100- ruim
150- regular
200- bom
250- excelente
 
Competência 1 (Domínio da norma culta): 200
 
Você atendeu bem a essa competência, alguns erros ao longo do texto, empregou indevidamente os pronomes demonstrativos e há alguns erros de concordância. Tome cuidado com o gerúndio, seria interessante substituí-lo por outras expressões. E houve uma presença marcante do coloquialismo
 
Competência 2 (Compreensão da proposta): 250
 
 Você seguiu um determinado raciocínio e não desviou, permaneceu fiel a ele durante todo o texto. O tema ficou bem delimitado, e mostrou que compreendeu a proposta.
 
Competência 3  (Capacidade de organizar e relacionar informações): 150
 
Os argumentos ficaram bons, entretanto devem ser melhorados. Estabeleça melhor as relações quando citadas, por exemplo no 1º parágrafo de argumentação. Se você citou, demonstre como o fato acontece, as bancas gostam disso. Isso mostra que você tem conhecimento de mundo e consegue analisá-los e relacioná-los em uma discussão para convencer e persuadir, que você sabe do que está falando.


Competência 4 (Coesão e coerência): 150 a 200

O texto seguiu uma ordem lógica, entretanto há algumas falhas de estruturação, há alguns pontos que o leitor fica um pouco confuso.


Ficaria algo entre 750 e 850, na minha opinião, que sou apenas um ajudante.


Espero ter ajudado! 

mateus160399
Jedi
Jedi

Mensagens : 222
Data de inscrição : 29/12/2014
Idade : 25
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fuvest - Camarotização Empty Re: Fuvest - Camarotização

Mensagem por Giovana Martins Sáb 30 maio - 19:10

Oi, Mateus. Meus sinceros agradecimentos!!! Gostei bastante da avaliação que você fez sobre a minha redação. Concordo com você em praticamente tudo, principalmente sobre o 3° e o 4° parágrafo, os quais foram os que eu tive maior dificuldade para desenvolver. Eu também não curti muito a minha conclusão... Achei que nesta parte, em alguns momentos, eu "enchi linguiça"... Enfim seguirei seus conselhos e irei treinar mais Smile.

Novamente, muito obrigada e ótimos estudos!
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7618
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Fuvest - Camarotização Empty Re: Fuvest - Camarotização

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos