PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas sobre ondas na água

2 participantes

Ir para baixo

Dúvidas sobre ondas na água Empty Dúvidas sobre ondas na água

Mensagem por Mefistófeles Seg 23 Mar 2015, 11:32

Olá pessoal,

procurei em vários lugares, porém não achei nenhuma explicação clara sobre isso,
se alguém puder ajudar, ficaria muito agradecido.

Por exemplo, o período e o comprimento de onda são diretamente proporcionais, já a frequência é inversamente proporcional ao comprimento.

Então, em ondas da água, quando houvesse uma frequência muito pequena, o comprimento seria muito grande.
Mas como se mediria esse comprimento?
Porque por exemplo, imagine uma torneira gerando as ondas em uma caixa de 1m^2 e então, supondo que ela pingue somente uma vez por dia, a frequência é mínima, mas não há um comprimento de onda para medir, ela somente produz um pulso em cada vez (supondo que ela não haja reflexão, que ela vá para o infinito ou se "destrua" totalmente na borda).

O comprimento de onda é considerado a distância entre os picos de dois pulsos consecutivos (imaginando a ideia de que os pulsos continuam eternamente)?
Ou essa ideia não vale para esse tipo de onda?

Mas supondo que valha, imaginando duas torneiras pingando na mesma frequência, produzindo ondas iguais, em direções opostas, de modo que suas ondas se encontram. Quando o comprimento é máximo, então em toda a caixa, por um momento, esses dois comprimento se somariam positivamente ou negativamente (quando entram em fase), e criaram uma amplitude de (-)2A?
Mas na realidade isso não acontece (não estou certo disso), ela produz aqueles pulsos que se encontram e se vão, mesmo assim, essa onda resultante dos dois pulsos pode ser considerada estacionária?
Ondas de água de duas fontes iguais e opostas (escolhendo frequência e comprimento que se desejar), podem resultar em uma onda estacionária?

Se a ideia do pulso é válida, então existe um pulso padrão, máximo que ela pode produzir, do que esse pulso depende?

Muito obrigado.

Mefistófeles
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre ondas na água Empty Re: Dúvidas sobre ondas na água

Mensagem por Euclides Seg 23 Mar 2015, 16:03

As ondas produzidas na água comportam-se exatamente como deveriam, de acordo com a teoria ondulatória. O fato de você imaginar um experimento restrito que não permite a observação completa do fenômeno não invalida nem contradiz a teoria. Apenas invalida a eficiência do experimento.

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Dúvidas sobre ondas na água Empty Re: Dúvidas sobre ondas na água

Mensagem por Mefistófeles Seg 23 Mar 2015, 18:32

Muito obrigado Euclides  🐱

Mefistófeles
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz