Ângulo
2 participantes
Página 1 de 1
Ângulo
As semirretas OA, OB, OC e OD formar ângulos adjacentes AÔB, BÔC, CÔD e DÔA, nessa ordem, tais que os três primeiros são proporcionais 1, 3 e 6 respectivamente. Sabe-se que OD é semirreta oposta à bissetriz do ângulo BÔC. Calcule o ângulo AÔD.
Fiz usando a relação x + 2y + w + z/10 = 36, porém não estou conseguindo encontrar os valor corretos. GAB é 120º. Agradeço quem puder ajudar.
Fiz usando a relação x + 2y + w + z/10 = 36, porém não estou conseguindo encontrar os valor corretos. GAB é 120º. Agradeço quem puder ajudar.
victorguerra03- Recebeu o sabre de luz
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
Re: Ângulo
Tbm achei estranho o gabarito. Obrigado pela ajuda, porém gostaria de esclarecer uma dúvida sobre a questão da proporcionalidade 1, 3 e 6... Onde posso usá-la ? Abç !
Cabeça cansada é a oficina do desastre.
Victor,
eu não havia entendido aquele GAB=120° porque o enunciado não citava um ponto G, não percebi que era "GABarito".
Mas, pior, não sei como achei que os ângulos eram proporcionais a 1, 2 e 3. Me desculpe mas minha resposta anterior está errada.
Segue, abaixo, nova figura com a resolução correta. Ah, e o gabarito está certo.
A proporcionalidade foi usada para obtermos todos os ângulos em função de uma única variável, com isso, tornando possível encontrarmos seus valores. Na figura, mostrei como.
Victor,
eu não havia entendido aquele GAB=120° porque o enunciado não citava um ponto G, não percebi que era "GABarito".
Mas, pior, não sei como achei que os ângulos eram proporcionais a 1, 2 e 3. Me desculpe mas minha resposta anterior está errada.
Segue, abaixo, nova figura com a resolução correta. Ah, e o gabarito está certo.
A proporcionalidade foi usada para obtermos todos os ângulos em função de uma única variável, com isso, tornando possível encontrarmos seus valores. Na figura, mostrei como.
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
Ajudou demais, muito obrigado !