Problema de tangencia
4 participantes
Página 1 de 1
Problema de tangencia
Dar a equação das circunferências que são tangentes às três retas
4x-3y-10=0
3x-4y-5=0
e 3x-4y-15=0
4x-3y-10=0
3x-4y-5=0
e 3x-4y-15=0
BiancaSiqueira- Recebeu o sabre de luz
Re: Problema de tangencia
A jogada é perceber que há duas retas que são paralelas:
3x-4y-5=0
3x-4y-15=0
A distância entre as duas retas paralelas é o dobro do raio da circunferência. Tome um valor qualquer em uma das retas que são paralelas (Onde x=0 ou onde y=0) e depois calcule a distância entre o ponto que você escolheu e a reta paralela à ela.
Use a fórmula da distância (não esqueça de considerar a parte modular) e depois monte um sistema com a terceira reta.
São duas equações de circunferência possíveis:
(x-30/7)²+(y-5/7)²=1
(x+10/7)+(y+25/7)²=1
(
3x-4y-5=0
3x-4y-15=0
A distância entre as duas retas paralelas é o dobro do raio da circunferência. Tome um valor qualquer em uma das retas que são paralelas (Onde x=0 ou onde y=0) e depois calcule a distância entre o ponto que você escolheu e a reta paralela à ela.
Use a fórmula da distância (não esqueça de considerar a parte modular) e depois monte um sistema com a terceira reta.
São duas equações de circunferência possíveis:
(x-30/7)²+(y-5/7)²=1
(x+10/7)+(y+25/7)²=1
(
Olá vinit,
Estava acompanhando seu raciocínio e fiquei com uma dúvida:
Sejam as retas:
(r) -> vermelha
(s) - > azul
(t) -> verde
Embora as retas (s) e (t) sejam paralelas, as retas (r) e (s) formam um determinado ângulo o que implica que a
tangente a essas duas retas não ocorre no ponto de interseção.
Obrigado.
Estava acompanhando seu raciocínio e fiquei com uma dúvida:
Sejam as retas:
(r) -> vermelha
(s) - > azul
(t) -> verde
Embora as retas (s) e (t) sejam paralelas, as retas (r) e (s) formam um determinado ângulo o que implica que a
tangente a essas duas retas não ocorre no ponto de interseção.
Obrigado.
Última edição por Jose Carlos em Seg 03 Nov 2014, 08:27, editado 1 vez(es)
Bom, nesse caso eu não sei como provar... A resposta, então, seria: não existe circunferência tangente às retas?
Qual o ângulo mínimo para que exista ponto de tangencia entre as retas r e s?
Se plotar num gráfico as equações que eu coloquei ali em cima, o ponto de tangencia parece existir:
Qual o ângulo mínimo para que exista ponto de tangencia entre as retas r e s?
Se plotar num gráfico as equações que eu coloquei ali em cima, o ponto de tangencia parece existir:
Olá,
Perceba que a circunferência tangencia as duas retas porém não tangencia o ponto de interseção. Concorda?
Observe que o ponto de tangencia não pertence à circunferência apresentada como solução.
Obrigado.
Perceba que a circunferência tangencia as duas retas porém não tangencia o ponto de interseção. Concorda?
Observe que o ponto de tangencia não pertence à circunferência apresentada como solução.
Obrigado.
Não entendi porque o ponto de tangencia não pertence à circunferência. Como provar isso?
Vinit
Você provou com o seu desenho ampliado (para a reta verde)
O ponto de tangência da circunferência com a reta vermelha é diferente do ponto de tangência da circunferência com a reta verde.
O mesmo ocorre com ponto de tangência da reta azul (você não mostrou a ampliação)
Você provou com o seu desenho ampliado (para a reta verde)
O ponto de tangência da circunferência com a reta vermelha é diferente do ponto de tangência da circunferência com a reta verde.
O mesmo ocorre com ponto de tangência da reta azul (você não mostrou a ampliação)
Elcioschin- Grande Mestre
Existe tangencia entre as retas sim, o seu primeiro desenho mostra isso, a circunferência tangencia as retas (r) e (s) e também a reta (t) só que a tangencia às retas (r) e (s) não ocorre no ponto de interseção das mesmas, como mostra o seu último desenho. O que acha?
Ah! Entendi o que você quis dizer...
Existem 3 pontos de tangência. Um para cada reta!
No meu primeiro gráfico, eu não quis mostrar que o ponto de tangência entre as retas vermelha e verde fosse o mesmo ponto em que a circunferência tangenciava as retas... foi só um desenho demonstrativo mesmo...
Agradeço a vocês dois pelas respostas!
Existem 3 pontos de tangência. Um para cada reta!
No meu primeiro gráfico, eu não quis mostrar que o ponto de tangência entre as retas vermelha e verde fosse o mesmo ponto em que a circunferência tangenciava as retas... foi só um desenho demonstrativo mesmo...
Agradeço a vocês dois pelas respostas!
Olá... Valeu pelas respostas (:
Acabei conseguindo fazer montando três sistemas usando a fórmula da distância entre ponto e reta:
Em que a e b são as coordenadas dos centros das circunferências. Eu acabei encontrando dois pontos:
A -- a=-10/7 e b=-25/7
e B --- a=30/7 e b=5/7
Usando a fórmula da distância novamente para cada ponto já sabendo (a;b) descobrimos que o raio da circunferência A vale 1 e o raio para a circunferência B vale 1 também.
Acabei conseguindo fazer montando três sistemas usando a fórmula da distância entre ponto e reta:
|4a - 3b - 10|=|3a - 4b -5|
|4a - 3b - 10|=|3a - 4b -15|
|3a - 4b -5|=|3a - 4b - 15|
Em que a e b são as coordenadas dos centros das circunferências. Eu acabei encontrando dois pontos:
A -- a=-10/7 e b=-25/7
e B --- a=30/7 e b=5/7
Usando a fórmula da distância novamente para cada ponto já sabendo (a;b) descobrimos que o raio da circunferência A vale 1 e o raio para a circunferência B vale 1 também.
BiancaSiqueira- Recebeu o sabre de luz
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos